catarro no peito
Tosse

Tosse com catarro branco – Causas e Tratamento



Existem várias explicações para a tosse com catarro branco e as causas variam consoante o tamanho do muco e a sua consistência. Em alguns casos a cor vai dar um excelente palpite sobre a causa do muco, mas normalmente não é o suficiente para identificar a verdadeira causa do seu aparecimento.

Mesmo sendo um contratempo, a produção de muco excessiva pode ser um bom indicativo de que o seu corpo está a funcionar suficientemente bem para eliminar os agentes patogénicos e doenças do seu sistema. Por vezes será necessário ir ao médico, mas na maior parte dos casos os remédios caseiros serão o suficiente para eliminar os sintomas.

Porque tenho tosse com catarro branco?

Resfriado comum

Todos os anos é normal que um adulto normal tenha resfriados entre duas a quatro vezes por ano. Para as crianças esse valor pode chegar até aos dez resfriados. Existem mais de duzentos vírus responsáveis pelo resfriado, que acaba por gerar sintomas como garganta seca, espirros, olhos lacrimejantes e descargas de muco.

Eventualmente o muco entra na garganta vindo do nariz, o que leva à tosse do catarro branco. É normal uma mudança de cor do catarro durante a doença.

Sinusite

Os sintomas da sinusite são piores que os relacionados com um simples resfriado. As pessoas com esta condição expelem catarro branco ou amarelo e podem ter congestão nasal. Outros sintomas são dor de ouvidos, dor de dentes ou maxilar, fatiga e febre. As crianças possuem sintomas ligeiramente diferentes, que incluem secreção nasal amarelada, tosse, dor de cabeça, alterações de comportamento ou descargas nasais persistentes.

Leia ainda -   Como parar a tosse seca noturna - 8 dicas


Bronquite

A bronquite é a inflamação das vias aéreas devido a uma infeção viral, exposição ao tabaco ou outros agentes irritantes e doenças. A bronquite partilha vários sintomas com os resfriados, como a fatiga, a garganta seca ou rinorreia. O excesso de muco começa por ser branco, mas pode mudar para amarelo ou verde quando as células inflamadas entram nas vias aéreas e começam a colorar o catarro.

Fumar

Tossir catarro branco pode também ser um resultado de fumar. Isto acontece porque quando inala o fumo, está também a inalar as toxinas e agentes irritante que irão perturbar as cordas vocais. Isto vai levar à inflamação, bem como a secura e o inchaço.

O catarro branco é produzido pelo corpo para hidratar a laringe que estava até então seca.  Os fumadores podem ter períodos de tosse com catarro persistente durante várias semanas seguidas.



Pedras da amígdala

As amígdalas acumulam frequentemente detritos, bactérias e restos de alimentos, que são juntos com muco. Esta combinação pode, por vezes, levar as formação de pedras da amígdala.

É possível ter pedras da amígdala de forma crônica ou ocasional sem qualquer sintoma, mas também é possível que cause a produção de muco branco, garganta seca ou dor nos ouvidos.



Se não forem tratadas a garganta vai ficando progressivamente mais seca, o que vai levar à produção de muco para hidratar.

Abuso vocal

Quando ocorre um uso excessivo das cordas vocais será produzida uma quantidade significativamente maior de muco numa tentativa de lubrificar a garganta. O abuso das cordas vocais pode também levar à inflamação da garganta e à tosse.

Alergias

tosse com catarro branco
A produção de muco aumenta com o aparecimento das alergias.

As alergias nasais são outra razão comum para a tosse com catarro branco. Existem inúmeros alérgenos que podem levar à irritação da cavidade nasal e das cavidades mucosas.

Leia ainda -   Coceira na garganta e tosse - Causas e Tratamentos

Este tipo de irritações leva a um excesso da produção de muco, que é a maneira encontrada pelo corpo para remover os alérgenos.

Doença do refluxo gastroesofágico

Esta condição é caracterizada pela subida do ácido gástrico do estômago para o esôfago, que resulta no aparecimento de um muco branco espesso.



Outras causas

Apesar de estas serem as mais comuns existem milhares de outras causas que podem levar ao aparecimento de tosse com catarro branco. Estas causas incluem o tempo frio, um corpo estranho dentro da cavidade nasal ou até sprays nasais.



Como tratar tosse com muco branco?




O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.