tratamentos para dor na costela esquerda
Se sentir falta de ar visite o seu médico o mais rápido possível.
Tosse

Tosse com catarro verde – Causas e Tratamentos



Quando sofre uma infeção bacteriana ou viral como um resfriado é bastante normal que surja tosse com catarro verde. Muitas pessoas ficam alarmadas com a cor verde do catarro, pois ela é normalmente branca ou perto do amarelo claro.

Mas então qual é o significado da tosse com catarro verde? Este artigo vai aprofundar a cor verde do catarro, os problemas associados e o que pode ser feito para parar este tipo de tosse.

O que significa a tosse com catarro verde?

tosse com catarro verde

Este tipo de tosse acontece quando o muco no sistema respiratório é bloqueado, o que causa a acumulação de bactéria, causando as infeções. Quando há uma infeção bacteriana no corpo humano, as células brancas, ou leucócitos, acumulam. O catarro fica verde quando há enzimas mieloperoxidases presentes nos leucócitos.

Quando o muco verde é libertado, pode significar que existe uma inflamação de vias respiratórias superiores, também conhecida como sinusite.



Outras causas possíveis podem ser gripe, alergias, secura do ar, candida albicans ou pólipos nasais. Estas infeções são algumas das responsáveis pela cor verde ou verde amarelada do catarro.

O tipo de doença que está a causar a formação do catarro também vai influenciar a cor do catarro, que pode ser um catarro verde escuro e grosso ou, por exemplo, um catarro mais amarelo.

Possíveis causas para a tosse de muco verde

Existe uma lista ínfima de condições de podem levar à tosse de muco verde. As mais comuns são a sinusite, rinite, infeções das membranas do nariz ou tranqueíte.

Leia ainda -   Coceira na garganta e tosse - Causas e Tratamentos


Alguns sintomas podem acompanhar o muco verde, caso a infeção seja causada por uma bactéria. Esses sintomas são a congestão nasal, febre alta durante mais de três dias, inflamação de vias respiratórias superiores e a excreção de sangue na secreção nasal.

Outras causas para a tosse com muco verde podem ser pneumonia, asma, tuberculose, fibrose cística e o trabalho em ambiente hostis, como acontece no caso dos mineiros de carvão.



Quando visitar o médico

Os sintomas que vão ser listados são graves e indicam a necessidade de uma consulta médica.

  • Pieira
  • Febre alta durante mais de três dias
  • Tosse persistente durante três semanas ou mais
  • Tosse com catarro verde denso e sangue
  • Falta de ar
  • Batimentos cardíacos irregulares
  • Dores no peito
  • Desorientação
  • Lábios e pele azulados
  • Caso esteja grávida ou em idades superiores a 65 anos
  • Se tem um sistema imunitário enfraquecido

Qualquer um destes casos poderá revelar problemas mais graves e é importante que consulte o médico o mais rápido possível.

Remédio para tosse com catarro verde

Remédios caseiros

Tossir catarro verde nem sempre é causa para alarmismos. Se a condição não é muito séria ela pode ser tratada com remédios e xaropes caseiros enquanto o corpo recupera.

Aplicar compressas quentes

Pegue numa pequena toalha e molhe-a com água quente. Coloque a tolha na cara durante cerca de um minuto. Cubra os seus olhos, nariz e a região por baixo dos olhos em particular. Realize este processo algumas vezes ao dia até ao desaparecimento dos sintomas.

Umidificador

Pode também tentar umidificar a sua casa, de modo a introduzir mais umidade no ar que respira. Isto vai prevenir que o muco fique entupido e crie infeções. O vapor é outra opção para abrir as vias aéreas que podem estar obstruídas.

Leia ainda -   Como parar a tosse seca noturna - 8 dicas


Xaropes medicinais

Por fim pode beber chás de ervas ou ingerir suplementos de ervas para aliviar os sintomas associados à tosse com catarro.

O gengibre que pode combater as infeções do sistema respiratório e o açafrão que é ótimo para matar as bactérias são algumas das plantas medicinais que podem ser usadas para acabar com a tosse com catarro e diminuir a intensidade dos sintomas.



 




O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.