congestão nasal causa sabor a sangue na boca
A congestão nasal pode causar o gosto de sangue na boca.
Tosse

Xarope para tosse com catarro



A tosse é um dos mecanismos usados pelo corpo para limpar as vias aéreas. A tosse normal, quando não está acompanhada de catarro, não é muito difícil de suportar. Quanto há aparecimento de catarro a história muda de figura e pode mesmo infernizar a vida do paciente, sendo bastante importante saber produzir um xarope para tosse com catarro usando produtos caseiros.

A cor e espessura do catarro pode ajudar a determinar a causa da tosse e da produção excessiva de muco. A tosse com catarro branco e a tosse com catarro verde são as mais frequentes.

Pode visitar outro artigo que escrevemos sobre como tirar catarro da garganta, onde pode encontrar algumas dicas e atitudes que deve tomar para acabar com o problema.

Xarope para tosse com catarro

xarope para tosse com catarro

Chá de vassourinha-doce

A vassourinha-doce é uma planta medicinal com propriedades expectorantes que pode fazer um xarope para tosse com catarro bastante útil.



Para isso coloque 20g da planta num litro de água a ferver. Deixe em repouso durante 5 minutos e coe a mistura. Este chá deve ser tomado três vezes ao dia até à tosse passar.



Chá de hibisco

O chá de hibisco é um bom xarope para tosse com catarro. Ele funciona como expectorante, o que pode ajudar a combater a tosse com catarro.

Coloque uma colher (de sopa) com hibisco num litro de água a ferver. Deve tomar este chá três vezes por dia.

Chá de funcho

O chá de funcho é outro expectorante que também tem propriedades relaxantes e calmantes e que pode mesmo prevenir o mau hálito.

Leia ainda -   Catarro no peito - Aprenda a tirar o catarro do peito

Para o preparar basta colocar uma colher de chá de funcho numa xícara de água quente. Deve tomar este chá até a um máximo de 3 vezes ao dia.



Chá de malva e guaco

Este xarope é mais um dos que pode ser usado para diminuir o catarro na garganta. O chá de malva e guaco tem propriedades diuréticas, expectorantes, laxantes e vai provocar um efeito calmante nos brônquios, reduzindo significativamente a produção excessiva de catarro e a falta de ar. O guaco vai ajudar a diluir o muco preso na garganta e nos pulmões, ajudando a que seja mais facilmente expulso do interior do corpo pela tosse.

Coloque uma colher (de chá) de folhas de malva e uma colher (de chá) de folhas de guaco numa xícara de água fervente. Tape a xícara por 10 minutos. Retire a tampa e misture uma colher (de chá) de mel.

Beba este chá uma hora antes das principais refeições do dia.

Chá de cana-de-macaco

A cana-de-macaco é uma planta medicinal que inclui um vasto número de propriedades, sendo anti-diabética, diurética, calmante e anti-inflamatória, que vão ajudar a aliviar a garganta e a reduzir o catarro.

Coloque 10g de folhas de cana-de-macaco em 500 ml de água e deixe fervendo durante 10 minutos. Depois de deixar a mistura ficar morna, coe e beba, entre três a quatro vezes ao dia.








O conteúdo deste website é completamente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.