Febre

A partir de quantos graus é febre? – Valores para crianças e adultos

dor no queixo ansiedade
O estresse e a ansiedade podem causar um aumento nos níveis de transpiração.

Neste artigo vamos dizer-lhe a partir de quantos graus é febre, os fatores que influenciam sua temperatura corporal, o que pode fazer para a baixar e em que casos deve procura ajuda médica.

A febre é definida como o aumento da temperatura corporal, na maior parte dos casos relacionado com a agressão de um agente externo ou por uma doença nos órgãos internos.

A temperatura corporal é, geralmente, menor de manhã ao acordar e superior à tarde e à noite. Em condições normais, a variação da temperatura corporal entre estas duas partes do dia pode ir até 1ºC

Existem vários acontecimentos que podem desencadear um aumento da temperatura mesmo sem a existência de alguma coisa errada com o nosso corpo. Sua temperatura não se mantém igual durante todo o dia e vai variando durante sua vida. Alguns fatores que causam a variação da temperatura durante o dia incluem:

  • O quão ativo você é.
  • Sua idade.
  • Seu gênero.
  • Que altura do dia é.
  • O que comeu ou bebeu.
  • Se é uma mulher, o facto de estar ou não em seu ciclo menstrual.

A partir de quantos graus é febre numa criança?

criança doente deitada no sofá
As crianças estão mais susceptíveis à febre.

Num bebê com menos de 3 meses a medição da temperatura não deve exceder os 38 °C quando medida no reto, 37,2 °C quando medida nas axilas ou na boca e 37,5 °C quando medida no ouvido.

Entre os 3 e os 24 meses as temperaturas corporais tendem a subir. Quando a medição é realizada no reto, a criança está com febre quando a temperatura é superior a 38,3 °C, nas axilas ou na boca quando é superior a 37,5 °C e nos ouvidos quando é superior a 37,8 °C.

A partir de quantos graus é febre num adulto?

Para um adulto a temperatura normal varia entre os 36,5 °C e os 37,2 °C. Um adulto entra em estado febril quando a sua temperatura excede os 38 °C quando medida no reto, 37,5 °C quando medida no ouvido, excedendo os 37,5 °C quando medida na boca ou excedendo 37,2 °C quando medida nas axilas.

Para responder à pergunta: como saber se estou com febre mais rapidamente, pode consultar a tabela que se segue.

Leia ainda -   O que é bom para a febre? - 11 dicas preciosas
Idade Menos de 3 meses Entre 3 e 24 meses Mais de 24 meses
Local de registo da temperatura Reto > 38,0 °C > 38,3 °C > 38,0 °C
Axila > 37,2 °C > 37,5 °C > 37,2 °C
Boca > 37,2 °C > 37,5 °C > 37,5 °C
Ouvido > 37,5 °C > 37,8 °C > 37,5 °C

 

A temperatura corporal varia muito nas crianças, principalmente nos bebês, portanto temperaturas acima dos limites já referidos nem sempre são indicadores de que algo está mal.

No caso das crianças é aconselhável remover algumas peças de roupa se estiver muito agasalhada. Mantenha-a fresca, com roupas mais leves que o normal. Não insista na ingestão de alimentos sólidos e mantenha a criança o mais hidratada possível.

Como avaliar a situação

Agora que sabe a partir de quantos graus é febre, você pode avaliar a situação e agir em conformidade. Um bebê pode ter febre e não parecer afetado e um adulto pode ter febre e sentir-se de rastos. O cenário reverso também pode ocorrer.

As febres não são objetivas, nem seus sintomas. Seu nível de conforto geral e sintomas podem ajudá-lo a decidir como tratar a febre.

Se tem febre, você pode experienciar os seguintes sintomas:

Se uma erupção acompanha a sua febre, você deve consultar o seu médico. É importante que seu médico determine a causa da erupção. Outros sintomas, como náuseas ou vômitos, podem se resolver mais rapidamente com o atendimento médico.

A partir de quantos graus devo procurar ajuda médica

Agora que você já sabe a partir de quantos graus é febre, vamos dar-lhe algumas dicas para saber quando deve procurar ajuda especializada. Como e quando você deve tratar a febre depende no grupo etário em que está inserido. Se não for tratada, a febre pode levar a complicações sérias em crianças, idosos e pessoas com um sistema imune mais fraco.

Bebês

a partir de quantos graus é febre num bebê
A febre nos bebês causa maior preocupação.

Bebês até aos 3 meses de idade devem visitar um médico se estão com febre igual ou superior a 38 °C. Devem visitar médico mesmo na ausência de sintomas.

Bebês dos 3 aos 6 meses podem não requerer tratamento com febres até 39 °C. Se o bebê tem outros sintomas ou se a febre é superior ao valor anterior, procure ajude médica.

Entre os 6 meses e os 2 anos de idade poderão tomar medicação sem receita médica supervisionada por um médico quando a temperatura é superior a 39 °C. Se a febre persistir por mais de um dia, se piorar ou se não baixar com ajuda da medicação, procure ajuda médica.

Leia ainda -   Qual a temperatura normal de um bebê?

Crianças e adolescentes

Entre os 2 e os 17 anos de idade, geralmente, não será precisa medicação para reduzir febres abaixo do 39 °C. Eles podem beneficiar da medicação se estão com sintomas como irritabilidade ou dores musculares.

Se a febre passar os 39 °C, pode usar medicação para a baixar. Se a criança está muito desconfortável, ou se a febre persistir por mais de 3 dias, procure ajuda médica.

Adultos

Adultos com mais de 18 anos normalmente não precisam de medicação para febre abaixo de 39 °C. Febres acima desse número podem ser reduzidas com recurso a medicação. Se a sua febre estiver acima de 39,4 °C ou se não responder ao tratamento, procure ajuda especializada. Adultos com febre e outros sintomas, como torcicolo, dor intensa em qualquer parte do corpo ou falta de ar, devem procurar atendimento médico imediato.

A febre em adultos com mais de 65 anos de idade não requer tratamento especial automaticamente, embora você deva estar atento a sintomas como falta de ar ou confusão. Se você tiver esses sintomas, procure ajuda médica imediata.

Você também deve consultar seu médico se sua febre estiver acima de 39 ° C ou se não descer dentro de dois dias. Você pode tentar medicamentos de venda livre, mas deve ter certeza de que eles não entrarão em conflito com outros medicamentos que você está tomando.

Outras orientações

Se você tem um sistema imunológico mais fraco, deve procurar atendimento médico. Um sistema imunológico comprometido é comum em pessoas com HIV, câncer ou doenças autoimunes.

A febre é frequentemente um sinal de infecção. Às vezes, essas infecções são rápidas ou difíceis de tratar. Então, se você tem um sistema imunológico mais debilitado, obter suporte médico imediato para a febre é importante.

Esperamos ter respondido à sua pergunta: a partir de quantos graus é febre de forma concisa. Se tiver alguma questão pode colocá-la na caixa de comentários por baixo.

 

A partir de quantos graus é febre? – Valores para crianças e adultos
5 (100%) 1 voto
Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho, formada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e especialista em Clínica Geral.

Criou o Saúde SOS para permitir um acesso simplificado a artigo na área da saúde e bem estar.

2 comentários

Clique aqui para comentar

O conteúdo deste website é meramente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico presencial. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.