Manter um bom hálito nem sempre é fácil, mas existem várias coisas que você pode fazer para o tornar agradável e cheiroso. Hoje vamos dar algumas dicas em como acabar com o mau hálito com truques simples, eficazes e acessíveis a qualquer pessoa.
Conteúdos do artigo
Manter uma boa rotina
E o que significa isto? Uma das grandes causas do mau hálito é a falta de uma cuidada e frequente higiene oral. Como é do conhecimento geral, lavar os dentes é o primeiro passo para uma boa higiene mas existem outras componentes importantes. Uma deles é o fio dental, extremamente importante para remover blocos de comida que ficam presos entre os dentes e aos quais uma escova normal não consegue chegar.
Os enxaguantes bucais são também um excelente complemento ao uso da escova dos dentes e do fio dental pois além dos muitos benefícios que contem ao nível da saúde oral são também muito importantes para refrescar o hálito. Lembre-se porém de que depois de os utilizar não deve enxaguar a boca com água, de forma a deixar o enxaguante bucal fazer efeito.
Beba muita água
Beber água é um dos hábitos que ajuda a acabar com o mau hálito. A água vai manter a boca umedecida e remover resíduos alimentares, reduzindo a formação de placa bacteriana na língua, uma das causadoras do mau hálito.
Evite também beber bebidas alcoólicas e bebidas com cafeína, como o chá preto, o chá verde ou o café em demasiada frequência. A cafeína e o álcool deixam a boca seca e isso proporciona o aparecimento das bactérias causadoras de vários problemas, incluindo o mau hálito.
Limpar a língua e as amígdalas
A língua é muitas vezes esquecida quando se fala na higiene oral e é por isso uma das maiores causadoras da halitose. A limpeza da língua é tão importante como outras rotinas de higiene oral e não deve ser esquecida, portanto arranje um limpador de língua e comece a limpar a língua pelo menos uma vez por dia.
Fique também atento aos cáseos amigdalianos, pequenas bolinhas brancas, que podem aparecer nas cavidades das amígdalas e emitem odores fortes e desagradáveis. O nosso corpo pode expelir estes cáseos de forma natural, através da tosse e dos espirros, mas eles também podem ser removidos pela pessoa de forma intencional.
Não se mantenha em jejum
Tente comer sempre alguma coisa de três em três horas. Durante o jejum o nosso organismo começa a queimar a gordura armazenada de forma a obter energia. Os compostos libertados por essa reação são depois expelidos pela respiração e pelo facto de serem compostos constituídos à base de enxofre possuem um cheiro bastante desagradável.
Tente fazer lanches entre o almoço e o jantar, comendo alimentos como por exemplo uma maça, hortelã, gengibre, cenoura ou beba, por exemplo, um suco de limão para acabar com o mau hálito.
Chicletes
As chicletes não vão acabar com o mau hálito, mas podem ser um elemento importante para o disfarçar. Mascar chicletes, de preferência sem açúcar, pode ajudar com o mau hálito, por exemplo em situações em que fique por muito tempo sem comer ou quando não pode escovar os dentes depois de uma refeição.
Desta forma lembre-se sempre de andar com uma caixa de chicletes sem açúcar no bolso pois nunca sabe quando pode vir a precisar.
Respirar pelo nariz
A halitose também pode ser provocada pela respiração bucal, visto que esta ação provoca o ressecamento na boca, que por sua vez origina uma descamação excessiva de células da mucosa bucal. Isto vai atrair as bactérias que provocam o mau hálito.
Acabar com o mau hálito causado pela respiração pela boca não é fácil, mas pode ser conseguido, pois existem vários exercícios que pode realizar para se acostumar a respirar pelo nariz
Alimentos causadores da halitose
Alimentos como carnes vermelhas, leite, alchofra, couve-flor, azeitonas, alho, cebola, molhos ácidos ou alimentos em conserva são alguns dos maiores causadores do mau hálito. Não precisará de riscar complemente estes alimentos da sua dieta, mas deve considerar consumi-los em menor quantidade no caso de sofrer de halitose.
Visite um especialista
As recomendações dadas em cima funcionam na maior parte dos casos, mas por vezes a halitose também pode estar relacionada a problemas de saúde como as amigdalites, doenças renais, doenças do aparelho digestivo, entre outras.
É muito recomendável que visite um especialista nestes casos para se descobrir qual a causa da halitose e dessa forma acabar com o mau hálito e prevenir possíveis problemas futuros.
Para mais artigos sobre a halitose e como acabar com o mau hálito visita a nossa categoria de mau hálito.
[…] Outros sintomas da sinusite incluem pressão ou dor facial, dores de ouvido, tosse, garganta inflamada ou mau hálito. […]
[…] Mau hálito […]