Garganta

Ardência na garganta – Causas comuns e Tratamentos

sensação de sufocamento ao deitar
A ansiedade pode ser tratada por um terapeuta.

Muitos pacientes se queixam frequentemente de uma sensação de ardência na garganta. Esta condição pode ocorrer devido a algum tipo de irritação causada por infeções ou até estar associada a problemas mais graves como a doença do refluxo gastroesofágico.

Quais são então as causas mais comuns da sensação de ardência na garganta?

Doença do refluxo gastroesofágico

Esta doença digestiva ocorre quando os ácidos do estômago sobem para o esôfago, em vez de seguirem o caminho normal. Isto vai irritar os tecidos do esôfago e pode causar a sensação de ardência.

É importante que fale com o seu médico se nota que tem os sintomas mais comuns desta condição como a dor de garganta, tosse seca, dor no peito, azia ou dificuldade para ingerir alimentos.

Alergia

alergias colocam garganta ardendo
A ardência na garganta pode ser causada por alergias.

As alergias são umas das causas mais comuns da sensação de ardência. É mais comum quando as partículas às quais você é alérgico são transportadas pelo ar, pelo que facilitam a irritação da garganta.

Certas comidas e poluentes também pode causar coceira, inflamação, dores de cabeça e náuseas.

Esofagite

A esofagite não é nada mais que a inflamação do esôfago, que também pode causar a ardência por toda a garganta. Pode também experienciar dores fortes no peito e uma forte vontade de arrotar.

Esta condição aparece após o desenvolvimento de infeções com causas em vírus, fungos e bactérias, ingestão de produtos químicos impróprios para consumo, vômitos frequentes, entre outros.

Leia ainda -   Sensação de sufocamento - Causas, sintomas associados e tratamentos

Gripe e resfriado

Os mais simples resfriados e gripes podem estar no centro do problema e deixar a garganta ardendo.

Secura e inflamação costumam acompanhar o sintoma referido, assim como febre, tosse, congestão e o nariz escorrendo.

Garganta seca

ardência na garganta
A secura da garganta é bastante desconfortável.

A secura da garganta torna-a mais susceptível à irritação dos tecidos, o que pode deixar a garganta ardendo. Dormir de boca aberta, respirar pela boca, não ingerir líquidos suficientes e viver em ambientes secos são as causas mais comuns deste problema.

Infeções

Infeções bacterianas e virais do trato respiratório são duas das causas mais comuns da ardência na garganta.

Infecões do trato respiratório inferior podem afetar a traqueia, os brônquios e os pulmões, enquanto que as do trato respiratório superior infetam a garganta, passagens nasais e os seios da face.

A sua garganta pode estar irritada devido a infeções como amigdalite, laringite, sinusite, pneumonia, bronquite, ou gripe.

Síndrome da boca ardente

A síndrome da boca ardente refere-se a uma condição em que existe uma sensação de ardência na boca sem razão aparente. Os sintomas mais comuns são a perda do paladar, boca seca e a ardência que afeta outras regiões como as gengivas, os lábios, a garganta e o palato ou céu da boca.

Leia também este artigo que fizemos sobre as causas e tratamentos da dor no céu da boca.

O que posso fazer para não ter a garganta ardendo?

Mudanças do quotidiano que podem ajudar

  • Beber muita água e outros líquidos para se manter hidratado
  • Evitar comer alimentos muito quentes. Espere algum tempo e coma-os quando estiverem mais frios
  • Instale um umidificador se a sua casa tem um ar muito seco
  • Evite o álcool e fumar. Estas são duas das ações que estão na origem da doença do refluxo gastroesofágico
Leia ainda -   Sininho da garganta - O que é, qual a função e problemas

Remédios caseiros

  • O alho pode ser precioso para deixar de ter a garganta ardendo. Com as suas propriedades anti-inflamatórias e antivirais, ele pode ajuda a combater as infeções virais
  • Mascar chiclete sem açúcar durante cerca de 30 minutos após uma refeição ajuda a reduzir os sintomas da doença do refluxo gastroesofágico. Mascar estimula as glândulas salivares, que irão ajudar a digestão dos alimentos
  • Pastilhas ou sprays para garganta também podem ser usados. Eles contêm propriedades que aliviam a dor e que ajudam a combater as infeções
Ardência na garganta – Causas comuns e Tratamentos
5 (100%) 1 voto
Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho, formada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e especialista em Clínica Geral.

Criou o Saúde SOS para permitir um acesso simplificado a artigo na área da saúde e bem estar.

2 comentários

Clique aqui para comentar

O conteúdo deste website é meramente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico presencial. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.