Língua

Ardência na língua – Causas mais comuns e Tratamentos

Tem a ponta da língua ardendo, sendo que parece que acabou de ser queimada por uma chávena de café quente? Você pode ter o que é conhecido como a síndrome de ardência bucal, muitas vezes chamada por síndrome de ardência na língua, quando os sintomas estão focados na língua.

Existem várias causas para este problema e por isso, a razão para a ardência na língua, palato, gengiva ou outras áreas da boca pode ser difícil de detetar.

Agora vamos mostrar-lhe algumas das causas mais comuns e mais simples de tratar.

Causas da ardência na língua

Boca seca

boca seca hidratação
A água vai manter a boca úmida.

Se tem a ponta da língua ardendo, uma das causas mais prováveis poderá ser o fato de ter a boca seca.

Quando a sua boca não tem saliva suficiente para se manter úmida, ela fica seca e com uma sensação pegajosa. A boca seca também pode ser, por si só, causada por diferentes fatores, como doenças que afetam as glândulas salivares, alguns tipos de medicação ou mudanças hormonais naturais.

A secura crônica da boca pode contribuir para uma sensação de ardência na boca.

O seu dentista vai aconselhá-lo a manter a boca úmida, através de uma maior ingestão de água e mastigando doces ou pastilhas sem açúcar, que vão aumentar e estimular a produção de saliva.

Deficiências nutricionais

A deficiência de alguns nutrientes chave também pode ser uma das causadoras da ardência na língua. As deficiências de vitamina B ou de minerais como o ferro e zinco podem contribuir para a síndrome de ardência lingual.

Opte por uma dieta bem balanceada com a presença em fartura de frutas e vegetais frescos, grãos integrais, laticínios, nozes, sementes e alimentos ricos em proteínas.

Leia ainda -   Caroço na língua - 8 causas mais comuns

Fale com o seu médico antes de optar por suplementos nutricionais.

Irritação da boca

A ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, lavar os dentes com demasiada força ou durante muito tempo e o uso excessivo de enxaguantes bucais podem irritar os tecidos da boca. Se está a sentir uma sensação de ardência por toda a boca tente ingerir menos bebidas ácidas.

Fale com o seu dentista sobre os seus hábitos de higiene oral e descubra se eles podem estar a causar a irritação da língua e do resto da boca.

Efeitos secundários da medicação

medicação por causar ardência na língua
Para descobrir os efeitos secundários de determinada medicação consulte o folheto da mesma.

 

Uma das possíveis causas para a ardência na língua é o consumo de certos tipos de medicação. Algumas das medicações podem ter efeitos secundários como a dor e secura da boca.

Consulte o folheto das medicações que toma para ficar a par dos efeitos secundários. No caso de esta ser a causa do problema, discuta alternativas com o seu médico.

Outras causas

candidíase causa ardência da língua
Diferenças entre a língua normal (1ª imagem) e a língua infetada por candidíase (2ª e 3ª imagens).

A sensação de ardência na língua também pode ser causada por outras condições orais como a candidíase oral (infeção fúngica na boca que também pode colocar a língua branca ou amarela) ou língua geográfica, em que a língua fica com a aparência de um mapa na superfície.

Apesar de algumas das causas da lista poderem ser fáceis de identificar, outras não são tão óbvias. Desequilíbrios hormonais, danos nos nervos e alergias são outros dos problemas que podem causar esta condição.

Mantenha boas práticas e hábitos de higiene oral e faça visitas regulares ao seu dentista.

Ardência na língua – Causas mais comuns e Tratamentos
5 (100%) 1 voto
Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho, formada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e especialista em Clínica Geral.

Criou o Saúde SOS para permitir um acesso simplificado a artigo na área da saúde e bem estar.

1 comentário

Clique aqui para comentar

O conteúdo deste website é meramente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico presencial. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.