Boca

Bolha de sangue na boca – Causas e Tratamento

bolhas de sangue

A bolha de sangue na boca pode desenvolver-se em qualquer sítio, contrariando a ideia de que só é possível que elas apareçam nas bochechas. Elas também podem aparecer na língua e nas gengivas, causando uma grande dor enquanto se come.

O que causa o aparecimento da bolha de sangue na boca?

Existem várias causas possíveis para o desenvolvimentos das bolhas de sangue na boca, mas apenas algumas são tratáveis.

Úlceras orais

bolha de sangue na boca
As aftas podem ser bastante dolorosas.

Elas aparecem na forma de herpes labial, também conhecido como herpes febril ou aftas. As úlceras aparecem na boca como resposta alérgica a bactérias, mudanças hormonais, infeções, estress, entre outros.

Uma boa parte das úlceras são causadas por um trauma físico, como por exemplo morder o interior da boca ou a bochecha quando se come. Este tipo de bolhas de sangue deve demorar menos de uma semana a desaparecer, caso a bolha não esteja infetada e não exista um problema mais sério.

Alergias

O contato com alérgenos por parte de individuos alérgicos tem sido relacionado com o desenvolvimentos das bolhas na boca. Os alimentos citrinos também são causadores conhecidos do problema.

Existem ainda medicamentos com a habilidade de causar reações alérgicas que podem vir a estimular o desenvolvimento das bolhas.

Angina bolhosa hemorrágica

A ABH afeta geralmente pessoas de idade e é um distúrbio recorrente que causa o aparecimento de bolhas na cavidade oral, normalmente por baixo da língua ou na parte interior das bochechas. Este tipo de bolha de sangue na boca arrebentam rapidamente após serem formadas, deixando para trás pequenas feridas abertas.

Leia ainda -   Bolha no céu da boca - 4 causas e tratamentos

Deficiência vitamínica

Se tem dificuldade em inserir vitaminas na sua dieta, essa será a causa mais provável para o aparecimento da bolha no céu da boca, na gengiva ou em outros locais. A falta de vitamina C e B12 pode levar à acumulação de bolhas de sangue na gengiva.

Tente adicionar alimentos à sua dieta com alto teor em vitamina C ou B12 como vegetais frescos, goiaba, brócolis, bagas, leite, ovos, aves ou carne. Incluir vitamina C e B12 na sua dieta vai ajudar o seu sistema imunitário e reduzir o risco de bolhas de sangue ou de úlceras.

Plaquetas baixas

O seu aparecimento pode ser causado por uma quantidade baixa de sangue na corrente sanguínea. Quando o nível de plaquetas do seu corpo se encontra em baioa, o mecanismo de coagulação torna-se menos eficiente. Como resultado, mais sangue vai fluir para a membrana mucosa e manter-se perto da superfície da pele.

Uma pequena lesão ou trauma pode facilmente levar ao desenvolvimento da bolha de sangue na gengiva ou no resto da boca.

Abuso de álcool e fumar tabaco

O abuso de álcool e do tabaco pode levar ao aparecimento de bolhas no céu da boca, na gengiva ou nas bochechas. Em muitos dos casos, estes excessos causam o aparecimento de úlceras no lábios.

Fumar pode causar reações alérgicas devido aos componentes químicos do tabaco. A única opção nestes casos terá de ser a de deixar os abusos, o que vai reduzir significativamente o aparecimento destes problemas.

Herpes labial

Esta condição pode levar ao aparecimento de bolhas de sangue no céu da boca, na gengiva, na língua ou nas bochechas.  É causada pelo HSV-1 e tem com sintomas a febre, sensação de ardimento ou fatiga.

Leia ainda -   Céu da boca inchado - Causas e Tratamentos

Outras causas

  • Problemas de pele nas imediações da boca
  • Consumo excessivo de comidas ácidas
  • Estresse hormonal
  • Pressão sanguínea elevada
  • Doença de Behçet
  • Disfunção dos neutrófilos

Como tratar as bolhas de sangue na boca

Medicação

  • Se as bolhas são resultado de uma infeção bacteriana ou herpes, deve consultar o médico para conseguir as prescrições necessárias
  • Aspirina

Remédios caseiros

  • Beber suco de tomate ou amora
  • Mastigar folhas de manjericão duas vezes ao dia
  • Comer bananas com coalha
  • Aplicar óleo de hortelão ou alho na bolha de sangue na boca
  • Gargarejo com uma mistura de mel e pó do coco
  • Gargarejo com água quente
  • Aplicar mistura de glicerina e açafrão com pó nas bolhas
  • Aplicar mel ou cera de mel nas bolhas
  • Uso de antissépticos bucais antibacterianos duas vezes por dia
Bolha de sangue na boca – Causas e Tratamento
5 (100%) 1 voto
Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho, formada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e especialista em Clínica Geral.

Criou o Saúde SOS para permitir um acesso simplificado a artigo na área da saúde e bem estar.

7 comentários

Clique aqui para comentar

  • muito bom mais o que ocorre comigo ainda preciso entender,pois as bolhas de sangue que formam em minha boca não estoura sozinhas ao contrario vão crescendo rasgando a pele e doe eu tenho que estourar pra sair o sangue se não vai crescendo rapidamente e doe pois esta rasgando a pele da a entender que estoura uma veia e causa tudo isso .alguém pode me explicar o que pode ser isso?

  • QUANDO APARECE ESSAS BOLHAS EU ESTOURO ELA AI EM 3 DIAS JA PASSOU A DOR ,TINHA SUMIDO A UM TEMPÃO QUANDO FOI HOJE APARECEU DO NADA ,ESTOUREI DE NOVO .AI EU FAÇO BOCHECHO COM VINAGRE E SAL E MELHORA DOI UM POUCO MAS SOME RAPIDO .

    • Eu também sofro com esse mal é quando as minhas plaquetas está baixa.o vinagre de maçã.fazer gargarejo três veses ao dia depois escovar os dentes.logo vai sumindo toda bolhas.o vinagre mata toda bactéria.que causa essas bolhas.

  • Obrigado pelas informaçoes. Foi muito preciosa a informaçao sobre a bolha de sangue na boca, pois no momento estou passando por isso… foi um susto, pois nunca tive esse tipo de coisa. Mas dp de ler a materia, fiquei mais tranquila em relaçao a minha situaçao, pois aconteceu hj, e eu nao sabia como agir.
    Deus abencoe 🙏…

O conteúdo deste website é meramente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico presencial. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.