Boca

Bolha embaixo da língua – Causas e Tratamentos

O aparecimento de uma bolha embaixo da língua é completamente normal e na maior parte dos casos não deve ser uma fonte de preocupação. O que pode acontecer, por vezes, é que as bolhas não se curem sozinhas e que seja preciso usar remédios caseiros ou em casos mais graves consultar ajuda especializada.

Então, deve consultar o médico quando a bolha embaixo da língua causa um desconforto muito grande, quando cresce ou quando não desaparece após uma semana.

Causas da bolha embaixo da língua

Existem vários tipos de bolhas que estão, naturalmente, associadas a causas diferentes e que podem possuir diferentes formatos e cores. Vamos agora apresentar-lhe uma lista das dez causas mais comuns que geram o aparecimento deste problema.

Herpes labial

Este tipo de bolha é causado por uma infeção relacionada com o vírus Herpes Simplex. Por vezes é acompanhada de febre e pelo inchaço dos gânglios linfáticos.

Aftas

bolha embaixo da língua
As aftas podem ser bastante dolorosas.

As aftas também podem aparecer embaixo da língua e causar grande desconforto. São mais comuns entre os 10 e 20 anos de idade e não devem demorar mais que uma semana a desaparecer.

Estresse, dano no tecido, certos alimentos, incluindo citrinos ou frutas ácidas e vegetais (tais como limões, laranjas, abacaxis, maçãs, figos, tomates e morangos) são os causadores mais comuns deste problema.

Se tem este problema visite o artigo que ensina como acabar com as aftas.

Alergia a alimentos

Esta é outra razão comum para o aparecimento de bolhas embaixo da língua e é normalmente acompanhada por uma dor intensa no estômago.

Leia ainda -   Gosto de sangue na boca - Causas possíveis e tratamentos

Vômito, diarréia, inchaço na boca, orelhas e olhos são alguns do sintomas frequentes.

Leite, ovos, soja, amendoim e frutos do mar são alguns dos alimentos que podem causar alergias alimentares.

Alergia a medicação

O aparecimento de bolhas pode ser causado por uma reação alérgica a medicamentos. Parar ou mudar a medicação deve ser o suficiente para causar o desaparecimento das bolhas em poucos dias.

Infeção bacteriana

A bactéria Staphylococcus também pode ser a causadora das bolhas na língua. A infeção começa, normalmente, na gengiva e acaba por afetar a língua.

Pode ser necessária medicação para acabar com o problema.

Infeção de fungos

Se a bolha embaixo da língua for branca existe uma boa probabilidade de existir uma infeção por fungos.

Ligados a esta condição podem estar sintomas como febre, dor ou dificuldade em engolir alimentos e a sensação de que os alimentos ficam presos na garganta.

Síndrome mão-pé-boca

A síndrome mão-pé-boca é uma infeção viral comum nas crianças e provoca o aparecimento de feridas na boca e erupções nos pés e nas mãos.

Febre, dor ao mastigar e ao engolir alimentos são os sintomas que acompanham a síndrome.

Pequenas feridas

Lavar os dentes sem cuidado ou comer alimentos muito quentes pode causar o aparecimento de bolhas,  incluindo embaixo da língua.

Nestes casos as feridas vão desaparecer após uma semana.

Problemas mais sérios

Existem problemas mais sérios que podem causar o aparecimento deste tipo de bolhas. São eles a anemia, leucemia, sífilis, tuberculose e gengivite ulcerativa necrosante aguda.

Tratamentos

Na maior parte dos casos as bolhas desaparecem por si. Se estiver com muitas dores, outros sintomas graves e as bolhas por mais de uma semana deve contatar ajuda especializada.

Se o aparecimento de bolhas é frequente deve optar por ingerir suplementos de vitamina B. Gelo, água salgada e curcuma também pode ser úteis, tanto para a prevenção como para tratar as bolhas embaixo da língua.

Leia ainda -   Boca ressecada - 7 causas comuns e Tratamentos
Bolha embaixo da língua – Causas e Tratamentos
4.5 (90%) 4 votos
Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho, formada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e especialista em Clínica Geral.

Criou o Saúde SOS para permitir um acesso simplificado a artigo na área da saúde e bem estar.

4 comentários

Clique aqui para comentar

O conteúdo deste website é meramente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico presencial. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.