Boca

Bolha no céu da boca – 4 causas e tratamentos

queimadura no céu da boca
A queimadura no céu da boca pode causar bastante desconforto.

A bolha no céu da boca não é incomum, mas ainda assim pode causar preocupação à pessoa afetada. A localização da bolha tem muitas causas possíveis, portanto, não deve assumir logo o pior. De facto, se tem uma bolha no céu da boca, você pode sofrer de uma das 4 condições que se seguem.

Queimaduras

bolhas no céu da boca por queimaduras
A queimadura no céu da boca causa grande desconforto.

As bolhas no céu da boca podem surgir devido a queimaduras causadas por alimentos e bebidas quentes. Este fenômeno é conhecido por “palato de pizza” porque as fatias de pizza quentes são, normalmente, as responsáveis pela irritação e queimadura nesta parte da boca, apesar de qualquer alimento quente poder surtir o mesmo efeito. Bebidas quentes como café ou chá podem gerar queimaduras semelhantes.

Uma queimadura no céu da boca, se for de primeiro grau, melhora após 3 a 7 dias. Para apaziguar algum do desconforto, opte por alimentos e bebidas suaves e frescas. Caso a dor e a queimadura persistam após este período de tempo, não hesite em contatar o seu dentista.

Aftas

bolha no céu da boca
O aparecimento de aftas no céu da boca não é raro

As aftas costumam aparecer no interior das bochechas, mas não se surpreenda se aparecerem também em seu palato. As aftas são formações redondas e sensíveis cuja origem depende muito do caso em questão. Investigadores pensam que estas formações possam ser causadas por problemas no sistema imunitário e que surjam por fatores como estresse, a ingestão de certos alimentos ou mudanças hormonais.

Geralmente, podem aparecer entre 1 e 3 aftas em cada instâncias, mas em certos casos podem surgir até 10 de uma vez. As aftas costumam doer durante uma semana e desaparecer após duas semanas. Enquanto espera que elas desapareçam, você pode beneficiar se optar por comer alimentos suaves, evitando a irritação na boca. Naturalmente, seu dentista deve também prescrever um gel para aliviar a dor para aplicar nas feridas durante o processo de recuperação. Se suas feridas não tiverem cicatrizado após essas duas semanas, elas devem ser examinadas pelo seu dentista.

Leia ainda -   Boca inchada - As 4 principais causas

Herpes

herpes labial no céu da boca
Herpes labial ou herpes oral é uma infecção que aparece nos lábios, na boca, gengiva ou pele e é causada pelo vírus do herpes simples.

Feridas no céu da boca, especialmente aquelas que não desaparecem com facilidade, podem ser herpes. Uma protuberância comum causada pelo vírus herpes simples, normalmente encontrada nos lábios, mas que também pode aparecer no céu da boca. Estas feridas são dolorosas, com fluídos que acabam por sair, após rutura seguida do aparecimento de uma crosta fina.

Este problema costuma desaparecer complemente após 8 a 10 dias. Evite o contato com estas feridas, para que possa ter uma melhoria mais rápida.

Câncer oral

Enquanto grandes parte das bolhas que aparecem no céu da boca são inofensivas, nem todas podem ser deixadas sem atenção. Uma bolha no céu da boca pode ser um sintoma de câncer oral. E se tem uma bolha no céu da boca que não melhorou em duas semanas, você deve marcar uma consulta no dentista o mais rápido possível para realizar exames. O câncer oral é mais fácil de tratar nas fases iniciais, portanto, é importante mostrar certas feridas ao seu dentista.

Se seu dentista suspeitar que uma ferida é cancerosa, ela o enviará a um cirurgião oral para uma avaliação oral e realizará uma biópsia do tecido. Se o câncer for encontrado, o tratamento irá começar com muita rapidez. Esse tratamento geralmente envolve remover cirurgicamente a ferida cancerosa e, depois, a radiação ou a quimioterapia para ter certeza de que ela não afeta outras células.

Se você desenvolver uma ferida no céu da boca, não há necessidade de assumir que a causa está fora do seu controle. Essas feridas podem ter muitos condutores, desde inofensivos até aos mais invasivos. Muitas delas desaparecem sozinhas, mas uma ferida no céu da boca que não cicatriza em duas semanas é a razão perfeita para consultar seu dentista para uma avaliação e um exame regular.

Leia ainda -   Dor no céu da boca - Causas e Tratamentos
Bolha no céu da boca – 4 causas e tratamentos
4 (80%) 2 votos
Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho, formada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e especialista em Clínica Geral.

Criou o Saúde SOS para permitir um acesso simplificado a artigo na área da saúde e bem estar.

1 comentário

Clique aqui para comentar

O conteúdo deste website é meramente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico presencial. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.