Pele

Bolhas de água na pele – Causas e Prevenção

As bolhas de água na pele são um dos problemas mais comuns que quase todas as pessoas experienciam pelo menos uma vez na vida. Felizmente elas são fáceis de tratar e levam pouquíssimo tempo para desaparecer.

O que são bolhas de água na pele?

As bolhas de água na pele são pequenas bolsas presentes nas camadas superiores da pele que se vão encher com uma substância aguada chamada soro.

Estas almofadas de água vão surgir como um escudo protetor e impedir novos danos na pele. As bolhas aparecem mais frequentemente nas mãos e nos pés, mas podem-se formar em qualquer parte do corpo.

Reconhecendo as bolhas

Ao contrário das bolhas de sangue, as bolsas de sangue apresentam-se como uma bolsa de água. Elas aparecem quando o corpo precisa de cicatrizar.

Estas bolsas podem aparecer em diferentes formas, redondas ou ovais. As mais pequenas são normalmente chamadas de  vesículas e as com mais de meia polegada (1,27 cm) são as bolhas.

Causas

As causas mais comuns das bolhas de água na pele são:

  • Fricção
  • Queimadura solar
  • Exposição ao calor
  • Frio extremo
  • Produtos químicos irritantes
  • Queimadura elétrica
  • Catapora
  • Herpes
  • Plantas venenosas

Sintomas a ter em atenção

Existem alguns sintomas aos quais deve ter atenção e que podem revelar problemas mais graves. São eles:

  • Inchaço
  • Pele muito quente
  • Dor
  • Gânglios inchados no pescoço e axilas
  • Febre
  • Erupções cutâneas
Leia ainda -   Bolhas de água no pé - Prevenção, infeções e tratamentos

Prevenção de bolhas de água na pele

Os desportistas são um dos grupos mais afetados por este problema, com a fricção dos pés com o calçado a ser um dos fatores determinantes.

Sapatos confortáveis

A primeira causa para o aparecimento das bolhas, especificamente nos pés, é o fato de o calçado que usa ser demasiado apertado ou grande e desconfortável. O calçado que não tem as medidas ideais vai causar um aumento da fricção e o aparecimento de bolhas de água na pele.

Uma boa regra que pode seguir é comprar um tamanho de calçado que deixe meia polegada de espaço entre o fim dos dedos dos pés e a ponta do calçado. O pé não deve deslizar dentro do calçado nem sair quando se fazem certos movimentos.

Beba água

A água vai manter a pele saudável.
A água vai manter a pele saudável.

A quantidade de água que bebe pode afetar a sua pele. Mantenha-se hidratado para deixar a sua pele úmida e macia. Se está suando excessivamente pode sempre diminuir a quantidade de água que bebe, trocando por bebidas que possuem sódio.

Use as meias adequadas

As meias também são bastante importantes para a prevenção. Não use meias finas e velhas. As meias devem ter o tamanho certo, alguma grossura e devem ser preferencialmente de algodão.

Evite queimaduras solares

Durante a recuperação, após uma queimadura solar é normal que sejam produzidas bolhas de água na pele. A chave para isto não acontecer está, obviamente, em evitar a exposição ao sol durante várias horas seguidas e nas horas mais quentes. Um bom protetor solar também é aconselhado.

Mantenha a pele cuidada

Cuide da sua pele para prevenir problemas ainda piores. Se já tem bolhas na pele e vai estar exposto ao sol coloque um protetor solar com um fator bem alto.

Leia ainda -   Caroço atrás da orelha - Causas comuns e Tratamentos

Se as suas bolhas estão acompanhadas dos sintomas referidos em cima deve contatar ajuda especializada.

Bolhas de água na pele – Causas e Prevenção
4 (80%) 2 votos
Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho, formada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e especialista em Clínica Geral.

Criou o Saúde SOS para permitir um acesso simplificado a artigo na área da saúde e bem estar.

5 comentários

Clique aqui para comentar

O conteúdo deste website é meramente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico presencial. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.