Pele

Bolinhas vermelhas pelo corpo – 5 causas mais frequentes

angioma cereja é um tipo de bolinhas vermelhas pelo corpo
Este é o aspeto de um angioma cereja de tamanho normal.

As bolinhas vermelhas pelo corpo podem estar associadas a várias causas. Algumas destas causas podem ser bastante preocupantes, mas na maior parte dos casos não passam de bolinhas benignas.

Deve sempre consultar ajuda especializada, porque só dessa forma será possível descobrir com certeza qual o problema que o afeta.

Quais são as causas das bolinhas vermelhas pelo corpo?

Angioma em cereja

angioma cereja é um tipo de bolinhas vermelhas pelo corpo
Este é o aspeto de um angioma cereja de tamanho normal.

O angioma em cereja é bastante comum e pode aparecer em qualquer região do corpo, apesar de ocorrer mais frequentemente na cabeça, tronco e pescoço.  Apesar de a causa exata ser desconhecida, pensa-se que a condição seja herdada geneticamente.

São mais comuns durante a gravidez e o seu aparecimento também está ligado ao clima e à exposição a produtos químicos. Também parece existir uma ligação desta condição com a idade, visto que elas costumam aparecer após os 30 anos e crescem em tamanha e número conforme o aumento da idade.

O sangramento pode ocorrer quando o angioma em cereja é coçado, esfregado ou aberto.

Procure o seu médico no caso de mudanças da aparência do angioma.

Petéquias

Este é o aspeto das petéquias.
Este é o aspeto normal das petéquias.

As petéquias são pequeníssimos pontos vermelhos ou roxos que aparecem pelo corpo devido a danos sofridos nos capilares sanguíneas, que se encontram por baixo da pele.

Lesões e traumas externos, reações alérgicas, medicação, picadas de insetos ou outros animais, infeções virais e outras doenças que produzem alterações na coagulação sanguínea são algumas das causas conhecidas.

Como esta condição surge como sintoma de outras doenças, é importante que verifique e aponte outras alterações e sintomas que tem e que os relate ao seu médico. As petéquias podem estar associadas a várias doenças graves, portanto fique atento.

Leia ainda -   Impetigo bolhoso e não bolhoso - O que é impetigo e fotos

Queratose pilar

Aparecimento de queratose pilar nos braços.
Aparecimento de queratose pilar nos braços.

A queratose pilar gera o aparecimento de pequenas e ásperas bolinhas vermelhas pelo corpo. Elas geralmente aparecem nos braços, coxas e nádegas e às vezes são acompanhados de vermelhidão e inchaço.  Também podem aparecer em seu rosto, mas isso é menos comum.

Excetuando alguma comichão, a queratose pilar não magoa e não piora. Muitas crianças e adolescentes observam o seu aparecimento em idade tenra e o posterior desaparecimento com o tempo.

Esta condição é causada pela acumulação de queratina, a proteína que protege o corpo de substâncias nocivas e infeções. Esta acumulação vai bloquear a abertura do folículo piloso e gerar uma bolinha vermelha.

Sabe-se que pacientes com a pele seca são mais propícios a terem este problema. Ele piora no inverno, quando existe menos umidade no ar e melhora durante o verão.

Vasculite

bolinhas vermelhas na pele causadas por vasculite
Vasculite nas pernas.

A vasculite ou angeíte caracteriza-se pela inflamação das paredes dos vasos sanguíneos. Esta inflamação pode ocorrer em somente um vaso ou, em casos mais raros, atingir vários vasos, sistemas e órgãos.

Emagrecimento sem razão aparente, mal-estar, perda de apetite, aumento da temperatura corporal, dor e formigamento ou perda de sensibilidade nas articulações próximas das bolinhas vermelhas, cansaço e dor abdominal são os sintomas mais comuns.

A lista de causas incluem fatores como o uso de drogas, efeitos secundários de medicamentos, genética e presença de microorganismos.

Febre reumática

bolinhas vermelhas no corpo causadas por febre reumática
Aparecimento de bolinhas vermelhas nas costas (sintoma da febre reumática).

Não procurar tratamento para inflamações na garganta pode resultar no aparecimento da febre reumática. Ela afeta, normalmente, crianças dos 5 aos 15 anos de idade, apesar de poder  ocorrer em qualquer idade.

Os principais sintomas desta condição são: febre, falta de ar, fadiga, dor no peito, inchaço, calor, sensibilidade, vermelhidão e dor nas articulações e o aparecimento de bolinhas vermelhas pelo corpo.

Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho, formada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e especialista em Clínica Geral.

Criou o Saúde SOS para permitir um acesso simplificado a artigo na área da saúde e bem estar.

Comentar

Clique aqui para comentar

O conteúdo deste website é meramente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico presencial. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.