Ressaca

O que é bom para a ressaca? – 7 dicas para a ressaca

álcool pode causar do epigástrica
O álcool pode causar dores intensas no intestino.

A ressaca é o mau-estar que um individuo sente após a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, que causam uma sobrecarga no fígado.

A melhor maneira de evitar uma ressaca é mesmo não beber em demasia, mas por vezes isso é difícil realizar.

Existem vários sintomas da ressaca como a falta de apetite, uma imensa vontade de beber água, a boca extremamente seca, enjôos, dor de cabeça e vômitos.

Mais afinal o que é bom para a ressaca?

Água

bom para a ressaca
Beba bastante água ao longo do dia.

Beba água, muita água para compensar a desidratação causada pela ressaca. O consumo de álcool aumenta muito a vontade de urinar, o que aumenta as perdas de água.

A água é uma das peças chave para a revitalização do seu corpo e mente após uma noite mais atribulada.

Alimentos leves

Se vai comer, opte por ingerir alimentos mais leves e ricos em sal. Um snack como bolachas com água e sal é bom para curar a ressaca rapidamente.

Os aspargos também podem ser usados para curar a ressaca rápido. Os aminoácidos presentes no aspargo vão proteger o fígado contra a toxicidade do álcool, diminuindo a ressaca.

Coma bananas

Um alimento rico em potássio como a banana é bom para a ressaca, pois o potássio é um dos nutrientes que mais se perde após a ingestão de bebidas alcoólicas.

Sódio e isotônico

O sal é bom para a ressaca, pois ele é constituído por sódio, perdido em grandes quantidades pela urina devido ao consumo de bebidas alcoólicas.

Bolachas salgadinhas, água de coco ou bebidas isotônicas são excelentes para repor a falta de sais minerais no organismo.

Comidas gordurosas

bom para ressaca
As comidas gordurosas podem ser um bom aliado se sabe que vai beber muito.

Se já está com ressaca então pode e deve passar esta parte do artigo. Antes de sair de casa opte por fazer um jantar composto por comidas mais gordurosas. A comida gordurosa vai empastar nas paredes do estômago e vai diminuir o ritmo de absorção do álcool para a corrente sanguínea.

Se não conseguiu comer alimentos mais gordurosos ao jantar, coma ao fim da noite. Apesar de não ser tão eficaz, vai sempre diminuir a ressaca do dia seguinte.

Exercite!

Vai ser difícil, mas tente dar uma corrida, nadar, jogar futebol, enfim, exercite! Ao fazer qualquer tipo de exercício vai, logicamente, aumentar o fluxo de oxigênio no corpo, o que por sua vez vai exponênciar a atividade metabólica, acelerando dessa forma o processamento das toxinas do álcool presentes no corpo.

Esta é provavelmente a cura de ressaca mais trabalhosa, mas vai ver no fim vai valer a pena.

Mais alimentos

Brócolis, ovos, pimenta e cebola são alimentos ricos em cisteína um aminoácido que vai ser bom para a ressaca ser curada mais rapidamente.

Conclusão

Bom para a ressaca é mesmo não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas. Tente não as consumir em demasia muito regularmente, pois o seu fígado pode vir a sofrer no longo prazo as consequências.

Visite a nossa categoria Ressaca para mais artigos em como passar a dor de cabeça da ressaca ou sobre o que é bom para curar ressacas.

 

O que é bom para a ressaca? – 7 dicas para a ressaca
5 (100%) 1 voto
Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho, formada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e especialista em Clínica Geral.

Criou o Saúde SOS para permitir um acesso simplificado a artigo na área da saúde e bem estar.

Comentar

Clique aqui para comentar

O conteúdo deste website é meramente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico presencial. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.