Pele

Caroço atrás da orelha – Causas comuns e Tratamentos

Pode ser bastante assustador encontrar um inchaço ou caroço atrás da orelha, pois eles são muitas vezes associados a doenças graves como o cancro.

Na maior parte dos casos, o caroço atrás da orelha é indolor e não causa qualquer perigo à saúde do indivíduo. Os caroços podem, no entanto, ser um sinal da necessidade de medicação, no caso de infeções.

Como identificar o caroço atrás da orelha?

causas de caroço atrás da orelha
O caroço atrás do ouvido pode causar dor e desconforto.

Se tem ou teve acne, torna-se mais fácil identificar os caroços e distingui-los de uma simples borbulha ou espinha.

Como identificar o caroço

A sua mão é a melhor ferramenta para detetar caroços ou inchaços atrás ou embaixo das suas orelhas.

Sente que o nódulo atrás da orelha é macio e flexível? Provavelmente trata-se de um lipoma.

Tem forma de moeda e é doloroso, sobretudo quando pressionado? Pode ser uma espinha ou abcesso. Se está experienciando outros sintomas como febre ou calafrios é provável que se trate de uma infeção.

Caroço atrás da orelha: O que pode ser?

Acne

caroço embaixo da orelha
A acne é mais comum na adolescência e entre jovens adultos.

As espinhas atrás do ouvido podem-se desenvolver sempre que os folículos capilares ou poros ficam entupidos. A pele atrás das orelhas não é exceção, apesar de as espinhas não se desenvolverem nessa área com muita frequência.

Para tratar a acne pode usar cremes, sabonetes, géis e loções recomendados pelo seu dermatologista. Lave o rosto e o resto das zonas afetadas com água de forma frequente e não mexa ou esprema as espinhas de modo a evitar inflamações e infeções.

Leia ainda -   Caroço embaixo do queixo - As causas mais comuns

Infeção

caroço perto do ouvido causado por infeção na garganta
Nestes casos pode chupar pastilhas para diminuir a irritação da garganta.

Qualquer infeção que causa inchaço na garganta pode provocar o aparecimento de caroços atrás dos ouvidos. Duas infeções comuns deste tipo são a faringite e  mononucleose infeciosa.

Lipoma

O lipoma é um tumor benigno, constituído por gordura que se forma entre as camadas da pele. O seu aparecimento é mais comum a partir dos 40 anos de idade, apesar de puder aparecer em qualquer idade.

Não se conhece a causa e por ser benigno a procura de tratamento não é muito comum. Geralmente eles desaparecem de forma espontânea, mas se ele causa dores ou desconforto estético existem vários tipos de cirurgias de remoção que pode discutir com o seu dermatologista.

Abcesso

Um abcesso desenvolve-se quando os tecidos em uma área do corpo ficam infetados. O corpo responde à infeção e envia leucócitos para combater as bactérias. Os leucócitos, bactérias e tecido morto começam a acumular-se e levam ao aparecimento de pus.

Os sintomas mais frequentes são dor, sensação de calor, dor e inchaço na área afetada.

O tratamento mais comum consiste num corte no abcesso e posterior drenagem do pus, com a devida higienização da zona.

Mastoidite

Quando as infeções de ouvidos não são devidamente tratadas, elas podem levar a problemas mais sérios como é o caso da mastoidite.

A mastoidite desenvolve-se na saliência óssea localizada atrás da orelha, conhecida por apófise mastóide. Esta condição pode levar à formação de cistos com pus atrás da orelha, dores à volta do ouvido e no seu interior e febre.

Se achar que tem um caroço atrás da orelha no osso ou se sente uma forte dor no osso atrás da orelha, então a mastoidite é muito provavelmente a causa do seu problema.

Leia ainda -   Bolinhas vermelhas pelo corpo - 5 causas mais frequentes

Otite

A otite externa é a inflamação da zona externa do ouvido. Este tipo de infeção é, normalmente, causada por fungos e bactérias e caracteriza-se pelas fortes dores de ouvido, febre alta, dor de cabeça e o aparecimento pontual de caroços atrás da orelha.

Para o tratamento da otite externa o profissional vai eliminar as substâncias residuais infetadas que se encontram no canal através da aspiração. Deverão também ser prescritos medicamentos anti-inflamatórios e antibióticos para combater a infeção.

Cisto sebáceo

Os cistos sebáceos são nódulos benignos que surgem sob a pele. O seu aparecimento é mais comum na cabeça, pescoço e tronco, apesar de poderem aparecer em qualquer parte do corpo.

Este tipo de cisto desenvolve-se ao redor da glândula sebácea, que é a responsável pela produção do óleo que lubrifica a pele e o cabelo. A maioria dos cistos sebáceos causam pouca ou nenhuma dor, mas podem, no entanto, ser desconfortáveis ou irritantes, dependendo do local do corpo onde aparecem.

Quando devo procurar ajuda especializada?

Um caroço atrás da orelha dolorido, que causa desconforto e que está associado a outros sintomas deve ser examinado por um especialista. Uma inspeção rápida por parte do médico é, normalmente, o suficiente para o médico indicar a causa do problema.

Tendo em conta a análise do médico, ele pode sugerir um vasto leque de tratamentos como medicação ou cirurgia, ou até sugerir que deixe o caroço desaparecer sozinho.

Caroço atrás da orelha – Causas comuns e Tratamentos
4.6 (91.11%) 9 votos
Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho, formada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e especialista em Clínica Geral.

Criou o Saúde SOS para permitir um acesso simplificado a artigo na área da saúde e bem estar.

7 comentários

Clique aqui para comentar

  • o caroço q deu atrás da minha orelha é duro, dói quando aperta e to tendo enjoo, sempre tive a impressão de q a parte inferior da minha cabeça tinha uns pedaço meio duro, agr to preocupada aaaaaa

  • Oi o meu filho ta com três carosos todos do mesmo lado um na cabeca atrás da orelha e no pescoso ele dose que DOI ao aperta levei no medico mais ele não mim disse nada o que pode ser mandou eu procurar um posto de saúde para fazer alguns exames mais estou muito aflita

  • Precisei fazer um enxerto ósseo na gengiva superior e para isso foi retirado um pequeno pedaço de osso da gengiva inferior. Após esse tratamento pareceu duas bolinhas atrás de minha orelha esquerda, será que que foi por causa da cirurgia?

O conteúdo deste website é meramente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico presencial. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.