Fezes

Porque é que tenho catarro nas fezes? – Causas, diagnóstico e tratamento

catarro no peito

O aparecimento de catarro nas fezes pode causar estranheza e preocupação, mas será que existem motivos para tal? Neste artigo vamos tirar-lhe algumas dúvidas sobre o assunto, incluindo as causas possíveis para este problema.

O que é o muco?

O muco é uma substância seca e gelatinosa. Esta substância é produzida pelo nosso corpo para proteger e lubrificar os seus delicados órgãos e tecidos. É também usado para reduzir o dano que pode ser causado por bactérias, vírus ou fungos. Para além disto, o muco também o pode proteger contra os ácidos do estômago ou outros fluidos potencialmente irritantes ou nocivos.

Quando é que o aparecimento de catarro nas  fezes não é normal?

Uma presença enorme de catarro nas fezes não é normal e pode ser sinal de um problema mais grave. Se está a observar catarro nas fezes, é provável que os níveis já estejam bem elevados. Isto não significa necessariamente que você tem um problema, mas deve estar atento e monitorizar quaisquer sintomas que surjam.

O excesso de catarro nas fezes é, por vezes, acompanhado por outros sintomas que podem ser sinais de um problema grave. Estes sintomas incluem:

  • sangue ou pus nas fezes
  • dor abdominal, cólicas ou inchaço
  • mudanças nos hábitos e movimentos instestinais

O que causa o aparecimento anormal de muco nas fezes?

O excesso de muco nas fezes pode ser sinal de um problema gastrointestinal. Uma camada de muco intestinal protege o resto do seu corpo de resíduos de alimentos e potenciais agentes patogênicos presentes em seus intestinos. Se um processo inflamatório quebrar essa camada mucosa, é possível que as suas fezes contenham muco. Isso proporciona aos agentes patogênicos dentro do seu cólon um acesso mais fácil ao seu corpo, potencialmente aumentando suas hipóteses de ficar doente.

Embora um vírus como o resfriado comum ou a gripe resultem em um aumento da produção de muco, isso geralmente só afeta seu sistema respiratório. É raro resultar em um aumento do muco nas fezes. A desidratação e constipação também podem contribuir para o excesso da produção de catarro. Os sintomas podem desaparecer sozinhos ou com ajuda de medicação.

Mudanças nos níveis de catarro também pode ser o resultado de uma condição gastrointestinal inflamatória que requer tratamento médico.

Doença de Crohn

A doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal que afeta seu trato gastrointestinal. Os primeiros sintomas podem incluir diarreia ou fadiga.

Fibrose cística

A fibrose cística é uma doença genética que resulta na produção de um muco grosso e pegajoso. Este muco geralmente se acumula no pulmão, no pâncreas, no fígado ou nos intestinos.

Colite ulcerativa

Como a doença de Crohn, a colite ulcerativa é uma doença inflamatória intestinal. É uma condição crônica ou de longo prazo que causa inflamação no intestino grosso ou reto.

Síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável afeta o intestino grosso e pode resultar em sintomas como dor abdominal, cólicas e diarreia, mas não causa inflamação.

Infeções intestinais

As infeções intestinais também podem levar ao aparecimento de catarro nas fezes. Exemplos incluem infeção por bactérias como salmonela e shigelose, que podem ocorrer com a ingestão de alimentos contaminados.

Infeção parasitária

As infeções parasitárias têm uma variedade de causas e sintomas. Eles podem resultar da malária, que é causada por mosquitos infectados e tricomoníase, uma infecção sexualmente transmissível.

Problemas de malabsorção

Problemas de malabsorção ocorrem quando seu intestino é incapaz de absorver adequadamente certos nutrientes. As condições relacionadas à malabsorção incluem intolerância à lactose e doença celíaca.

Fissuras anais

As fissuras anais são pequenos rompimentos no revestimento anal. Elas podem estar ligadas a uma doença inflamatória intestinal, como a doença de Crohn ou colite ulcerativa.

Fístulas anais

Quando um abscesso anal ou cavidade cura de forma inadequada ou não é tratado, você pode desenvolver uma fístula anal. A lista de sintomas inclui dor constante, inchaço local, febre, arrepios ou irritação cutânea.

Câncer do cólon

O câncer de cólon começa em seu cólon ou reto e pode causar sintomas como sangue em suas fezes, sangramento retal e perda de peso inexplicada.

Outros sintomas incluem mudanças nos hábitos intestinais, estreitamento das fezes, diarreia persistente, constipação persistente, cólicas, gases, fadiga, náuseas, entre outros.

Como é feito o diagnóstico?

contactar médico por catarro nas fezes
Certos sintomas requerem a visita imediata de um profissional de saúde.

Não existe um teste ou tratamento único que dê para todos os casos de catarro nas fezes. Para tratar o excesso de muco, o seu médico terá primeiro de diagnosticar e cuidar da causa.

A maior parte dos médicos vão começar com o exame físico e o exame ao sangue. Os resultados do teste darão ao médico um conhecimento básico sobre o seu estado de saúde. Se forem precisas informações adicionais poderão que requisitados mais testes, como:

  • Cultura de fezes
  • Análise de urina
  • Colonoscopia endoscopia
  • Um teste de imagem, como um raio-X, uma ressonância magnética pélvica ou uma tomografia computadorizada
  • Teste do suor

Para algumas pessoas o diagnóstico pode ser feito de forma rápida e eficaz. Para outras podem ser precisas várias rondas de testes para encontrar a causa que origina o excesso de catarro.

Como é tratado o catarro nas fezes?

catarro nas fezes
Para descobrir os efeitos secundários de determinada medicação consulte o folheto da mesma.

Após o diagnóstico do médico, um tratamento será aconselhado. Mudanças no estilo de vida podem resultar para algumas pessoas. Outras sugestões incluem:

  • aumento da ingestão de fluidos
  • comer alimentos ricos em probióticos ou suplementos que possuam probióticos
  • consumir alimentos anti-inflamatórios como  atum, salmão, castanhas, morango, uva, entre outros
  • ter um balanço saudável de fibras, carboidratos e gorduras na sua dieta

Medicamentos prescritos e tratamento contínuo podem ser necessários para pessoas com condições crônicas, como doença de Crohn, fibrose cística, colite ulcerativa e síndrome do intestino irritável.

Uma combinação de mudanças de estilo de vida, medicamentos e possíveis procedimentos cirúrgicos podem ajudar a aliviar condições como fissuras e fístulas anais.

Se o seu médico descobrir que tem câncer, você será encaminhado para um oncologista. Este é um especialista que tratará seu câncer e esse tratamento pode reduzir e aliviar os sintomas que você está a ter.

Sintomas de emergência

Quando é que o excesso de catarro nas fezes pode ser uma emergência, que o obriga a procura ajuda médica imediata?

Primeiro, qual a quantidade de muco em suas fezes? Se está a produzir muito muco e a ter sintomas como vertigens ou sensação de desmaio, procure ajuda especializada imediatamente.

É altamente provável que você esteja desidratado. Se as suas fezes possuem sangue ou estão muito escuras, isto pode indicar um sangramento no intestino ou cólon.

Conclusão do aparecimento de catarro nas fezes

Os níveis de catarro nas fezes variam com o tempo. Manter uma produção normal de catarro e membranas mucosas saudáveis pelo seu corpo depende, em parte, das bactérias presentes no seu intestino.

Se tomou antibióticos recentemente ou se está doente, é normal notar uma mudança nos níveis de catarro nas fezes. Se não voltar aos níveis normais passado algumas semanas, procure ajuda médica.

Você deve procurar um gastroenterologista, um médico especializado em distúrbios do trato gastrointestinal, se você notar no excesso de muco e se tiver outros sintomas de um problema gastrointestinal. Certifique-se de anotar os sintomas que tem, durante quanto tempo duram e o que os faz melhorar ou piorar.

Também é importante fazer um esforço para melhorar a saúde do seu cólon comendo alimentos ricos em prebióticos e probióticos, comendo frutas e vegetais coloridos e permanecendo hidratado.

Porque é que tenho catarro nas fezes? – Causas, diagnóstico e tratamento
5 (100%) 1 voto
Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho, formada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e especialista em Clínica Geral.

Criou o Saúde SOS para permitir um acesso simplificado a artigo na área da saúde e bem estar.

Comentar

Clique aqui para comentar

O conteúdo deste website é meramente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico presencial. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.