Tosse

Catarro no peito – Aprenda a tirar o catarro do peito

catarro no peito

Se está lidando com tosse persistente, é provável que esteja com catarro no peito. Apesar de esta não seja uma condição que coloca sua vida em risco, pode e irá certamente influenciar a sua qualidade de vida. Se não for tratada, pode ainda levar a complicações adicionais.

Antes de se dirigir a um médico, existem alguns remédios caseiros para tirar o catarro do peito que podem ajudar a aliviar os sintomas. Continue a ler para descobrir as opções de tratamento disponíveis.

Remédio caseiro para tirar o catarro do peito

Para muitas pessoas, os remédios caseiros são uma primeira opção de tratamento efetiva. Tente uma das seguintes opções.


Beba muitos líquidos

copo de água ajuda a tirar catarro no peito
A água irá hidratar o corpo.

Parece cliché, mas a razão pela qual ouve esta dica muitas vezes é porque ela funciona. Os líquidos ajudam a tornar o catarro menos espesso.

Líquidos quentes em particular são uma preciosa ajuda para limpar o catarro no peito e nariz. Isto pode aliviar a congestão e os sintomas adjacentes.

Deve consumir os seguintes líquidos:

  • água
  • sopa de frango
  • suco de maça quente
  • chá preto ou verde sem cafeína

Use umidificador

umidificador em funcionamento para acabar com catarro
O umidificador pode ser prejudicial se for usado excessivamente.

O vapor também pode ajudar a soltar o catarro no peito e a limpar a congestão. Dependendo das suas necessidades, você pode fazer um umidificador caseiro ou comprar numa loja de eletrodomésticos.

É beneficial usar o aparelho de noite, perto da sua cama. Isto pode ajudar a aliviar a congestão durante a noite, para que tenha um sono mais calmo. Não se esqueça de manter a porta e janelas fechadas para impedir o vapor de escapar.

Há algumas formas de fazer o seu próprio umidificador em casa:

Transforme o seu duche em uma sauna

Deixe a água correr a uma temperatura elevada até que a casa de banho fique cheia de vapor. Para maximizar a produção de vapor, feche a porta ou cortina da ducha. Coloque uma toalha por cima da sua cabeça para ajudar a concentrar o vapor bem na sua cara.

Leia ainda -   Remédio para tosse infantil - Várias sugestões que vão ajudar

Use uma bacia e uma toalha

Para um vapor mais direcionado, encha uma bacia com água quente. Uma vez cheia, incline a sua cabeça para a bacia e coloque uma toalha por cima da cabeça, de modo a prender o vapor.

Se em algum ponto o calor for demasiado e se tornar desconfortável, saia do meio do vapor e descanse. Beber um copo frio de água vai deixar você hidratado e refrescar.

Como limpar o catarro no peito de forma natural


Tome mel

colher de mel ajuda a tirar catarro no peito
O mel tem propriedades que induzem o sono.

Estudos recentes encontraram evidências que sugerem que o mel pode ser melhor que a medicação tradicional para aliviar a tosse e a congestão.

Simplesmente tome uma colher de mel a cada 3 horas, como faria com qualquer outro tipo de remédio. Este tratamento não é aconselhável a crianças com menos de 1 ano.


Use óleos essenciais

Certos óleos essências podem ajudar a soltar o catarro no peito. Um estudo de 2001 mostrou que existe uma variedade de óleos essenciais em forma de vapor que conseguem inibir o crescimento das bactérias causadoras de infeções respiratórias. Os óleos usados foram os de casca de canela, capim de limão e óleos essenciais de tomilho.

O óleo de hortelã-pimenta também é um descongestionante natural. É por isso que você costuma encontrar mentol nas gotas para a tosse e em outros medicamentos para o resfriado.

Você pode usar óleos essenciais de duas formas:

Difusor de óleos essenciais

Se você quer vaporizar o óleos, pode comprar um difusor em uma qualquer loja ou supermercado. Também pode adicionar duas ou três gotas de óleo em uma banheira ou bacia quente, para que ele se espalhe pelo ar.

Para uma abordagem mais direcionada, encha uma bacia com água quente e algumas gotas de óleo essencial. Incline-se sobre a tigela e cubra sua cabeça com uma toalha de mão para ajudar a aprisionar o vapor. Respire o vapor por 5 a 10 minutos.

Aplicar topicamente

Neste caso é necessário testar a reação da pele ao óleo. Para isso, misture o seu óleo essencial com um óleo transportador, como jojoba ou coco. O óleo transportador ajudará a diluir o óleo essencial, reduzindo o risco de irritação. Um boa regra é o uso de 12 gotas de óleo transportador por cada 1 ou 2 gotas de óleo essencial.

Leia ainda -   Como tirar catarro da garganta - 14 dicas que funcionam

Depois basta aplicar a mistura no interior do seu antebraço. Se você não tiver qualquer irritação na pele durante 24h, então poderá colocá-lo em outras partes do corpo.

Uma vez que está claro que o óleo pode ser aplicado de forma segura na sua pele, você pode aplicar o óleo diluído diretamente no peito. Repita conforme necessário ao longo do dia.

Nunca aplique o óleo quando a pele está inflamada, irritada ou magoada. Também o deve manter afastado dos olhos.


Remédios sem receita médica para tirar o catarro do peito

Se remédios caseiros não funcionarem e o catarro no peito continuar a acumular, pode optar por medicação livre de receita médica.

Tome um descongestionante

Os descongestionantes estão disponíveis em forma de líquido, comprimido ou spray nasal em sua farmácia local.

As opções mais comuns incluem:

  • oximetazolina
  • fenilefrina
  • pseudoefedrina

Siga as instruções presentes na embalagem. Um descongestionante pode acelerar sua frequência cardíaca e dificultar o ato de adormecer, por isso poderá ser melhor tomá-lo durante o dia.


Medicação com receita médica para limpar o muco no peito

Se as medicações sem receita médica não resultaram, você deve visitar seu médico. É importante para que seja determinada a causa do catarro no peito e da tosse.

Discuta a prescrição de um descongestionante

Se o catarro no peito já dura por mais de três a quatro dias, ou se sente que a sua condição está piorando rapidamente, você pode pedir a seu médico uma descongestionante que necessitam receita médica. É simplesmente uma versão mais forte dos descongestionantes sem receita médica.

Discuta uma receita de spray nasal

Se o congestionamento também for nasal, os pulverizadores de descongestionamento nasal podem ajudar a abrir a sua passagem nasal. Normalmente, se você usar pulverizadores nasais por mais de três dias seguidos, o problema desaparece.


Quando procurar ajuda médica

médico a trabalhar
Discuta seus sintomas secundários com um profissional de saúde.

Se o catarro no peito e os sintomas são persistentes, marque uma consulta com seu médico, especialmente se está com febre, dores intensas no peito ou dificuldades em respirar. Os seguintes sintomas também são algo preocupantes:

  • a congestão piora e dura mais de três a quatro dias
  • o muco está cada vez mais espesso
  • tem catarro verde ou catarro amarelo
Catarro no peito – Aprenda a tirar o catarro do peito
4.5 (90%) 2 votos
Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho, formada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e especialista em Clínica Geral.

Criou o Saúde SOS para permitir um acesso simplificado a artigo na área da saúde e bem estar.

Comentar

Clique aqui para comentar

O conteúdo deste website é meramente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico presencial. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.