Baratas

Como acabar com as baratas usando produtos caseiros sem veneno

baratas veneno caseiro

As baratas são insetos bastantes desagradáveis, que uma vez alojados podem ser muito difíceis de expulsar, pois proliferam a níveis bastante rápidos. O contato de baratas com alimentos  pode contaminá-los, podendo dai surgirem doenças como a febre tifoide ou a hepatite A.

Nos dias que correm existem inúmeros produtos com a capacidade de acabar facilmente com as baratas, mas eles são ao mesmo tempo bastante tóxicos e por isso podem causar problemas quando em contato com crianças ou animais de estimação. Desta forma pretendemos mostrar alguns métodos que mostram como acabar as baratas usando apenas produtos caseiros, sem usar veneno.

Esconderijos

As baratas podem-se esconder em vários locais, mas existem alguns preferências como fendas em divisões com ambientes mais húmidos como o banheiro ou a cozinha, dentro de móveis de madeira e locais de armazenamento de roupa e papeis. Eletrodomésticos como fornos, micro-ondas, geladeiras ou tubagens e galerias subterrâneas.

Prevenção

como acabar com as baratas

Vale sempre a pena prevenir uma infestação de baratas e poupar dinheiro e enormes dores de cabeça. Siga as seguintes dicas para ter menos probabilidades de vir a ter baratas em casa:

  • Manter os alimentos em recipientes fechados
  • Não acumular alimentos em pias
  • Manter o lixo em recipientes fechados
  • Manter o chão da cozinha e do banheiro limpos
  • Aspirar frequentemente poltronas, colchões, tapetes e fendas entre os móveis
  • Mantenha o teclado do seu computador livre de restos de comida

Como acabar com as baratas

como acabar com as baratas

Usando folhas de louro

Esta tática é bastante simples e muito usada para acabar com as baratas e consiste em picar folhas de louro e as deixar perto dos locais por onde as baratas costumam passar. Elas odeiam o cheiro e vão começar a desaparecer se as tigelas com folhas de louro estejam colocadas nos locais ideais.

Leia ainda -   Veneno caseiro para baratas - 3 receitas caseiras

Usando bórax

O bórax é um produto caseiro usado para fazer sabão em pó e que também pode ser usado e é bastante eficaz na luta contra as infestações de baratas. Este método é similar ao uso das folhas de louro, pelo que o bórax deverá ser espalhado nos locais de passagem das baratas.

O bórax, em contato com a barata, vai danificar a sua casca, tirando-lhe a capacidade de ela se hidratar. Passado algum tempo a barata morre por desidratação.

Veja os esconderijos mais comuns das baratas em cima para saber onde colocar este produto.

Usando nepenta

A nepenta é outro repelente natural das baratas, sendo que elas se afastarão assim que a cheirarem. Para acabar com as baratas basta colocar estas plantas em locais estratégicos e esperar que as baratas se afastem de sua casa.

Bicarbonato de sódio e açúcar

Este método consiste em juntar um copo de açúcar com um copo de bicarbonato de sódio e espalhar esta mistura por vários sítios de sua casa. As baratas serão atraídas pelo açucar, que mais tarde comem juntamente com o bicarbonato de sódio. Este último vai destruir a barata por completo, levando à sua morte.

Cebola e ácido bórico

Este é outro método bastante eficaz para acabar com as baratas e que consiste em juntar cebola picada, com farinha, álcool ou água, um bocado de açúcar e ácido bórico de forma a criar uma pasta. Espalhe esta pasta em recipientes por várias partes da casa e vai começar a ver as baratas a morrerem.

Esta pasta não deve ser mantida ao alcance de animais de estimação.

Fechar possíveis entradas

Este deve ser o melhor método para se acabar com as baratas a longo prazo. Descubra como as baratas entram para dentro de sua casa e feche essa vulnerabilidade. Buracos ao longo de rodapés, forros e em canos são entradas bastante comuns.

Leia ainda -   Veneno caseiro para baratas - 3 receitas caseiras

Siga também as dicas de prevenção dadas em cima para não fazer da sua casa um alvo ideal para as baratas.

 

No caso de infestações mais graves estes métodos poderão não ser suficientes, pelo que deverá contratar um especialista para o efeito.

Para mais artigos sobre este assunto visite a nossa categoria Baratas.

 

Como acabar com as baratas usando produtos caseiros sem veneno
5 (100%) 1 voto
Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho, formada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e especialista em Clínica Geral.

Criou o Saúde SOS para permitir um acesso simplificado a artigo na área da saúde e bem estar.

Comentar

Clique aqui para comentar

O conteúdo deste website é meramente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico presencial. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.