Mau hálito

Como acabar com mau hálito que vem do estômago – 3 causas comuns e tratamentos

mau hálito

No que toca ao mau hálito, a maior parte das pessoas sabe evitar os culpados mais comuns, como as comidas com cheiros fortes ou problemas dentários. O problema é que o mau hálito pode não ter essa origem e é por isso que neste artigo vamos ensinar como acabar com mau hálito que vem do estômago.

De facto, o mau hálito proveniente de problemas do estômago pode ser mais complicado que a versão mais comum desta condição, uma vez que é mais difícil identificar, isolar e tratar. Mesmo assim, entender as diferentes causas da halitose provocada por problemas estomacais pode ajudá-lo a decifrar a real origem do seu problema.

Causas do mau hálito que vem do estômago

Doença do refluxo gastroesofágico ou ácido refluxo

Doença do refluxo gastroesofágico causa mau hálito
Se o esfíncter na parte superior do estômago não fechar corretamente, o conteúdo do estômago pode fluir para cima.

Se você tende a ter azia ou refluxo depois de comer certos alimentos – produtos lácteos e produtos com sabor picante – então seu mau hálito pode estar relacionado ao excesso de ácido produzido pelo trato digestivo. Esses ácidos podem ter um odor amargo, resultando em cheiros gasosos que afetam sua respiração.

Outros sintomas comuns do refluxo incluem:

  • azia
  • indigestão
  • gosto ácido anormal em sua boca
  • dor de garganta ou rouquidão
  • sentindo um bolo na garganta
  • tosse contínua

O mau hálito pode ser um sinal de doença do refluxo gastroesofágico.

Doença renal

Hálito que cheira a peixe ou que tem um cheiro bem forte semelhante a amônia pode ser um sinal de uma doença renal crônica.

Leia ainda -   Aprenda como acabar com o mau hálito facilmente

Os sintomas mais comuns deste problema são a hipertensão, sensação de fagida e frio, perda de apetite, náuseas, vômitos, falta de ar, dificuldades em dormir, inchaço nas mãos e pernas e a diminuição da produção de urina.

Úlceras

A halitose na boca é muitas das vezes atribuida à bactéria H.pylori. Pensa-se que esta bactéria contribua para o aparecimento de úlceras no estômago e para a emissão de um odor sulfúrico.

 

O primeiro passo a tomar quando se lida com o mau hálito que vem do estômago é determinar a sua causa. Se você sabe que é sensível a determinados alimentos, então é provável que o seu hálito esteja relacionado com o ácido estomacal.

Ou, se você notar que o cheiro é semelhante ao da amônia, você pode deduzir que isso pode ser o resultado de uma infecção renal ou doença crônica. Converse com seu médico sobre o que você acha que pode ser a causa da sua halitose, para que vocês possam trabalhar juntos para criar um plano de tratamento para a sua questão específica.

Como acabar com mau hálito que vem do estômago – Dicas

médico ensina como acabar com mau hálito que vem do estômago
Discuta seus sintomas secundários com um profissional de saúde.

Quando souber a causa, você pode ter em consideração algumas das opções da tratamento existentes, que respondem à pergunta como acabar com mau hálito que vem do estômago.

Fique agora com algumas dicas gerais sobre como acabar com mau hálito que vem do estômago.

Evite os problemas causadores

Se alimentos picantes, lácteos, estresse ou outros gatilhos parecem fazer seu mau hálito piorar, tome nota para que você possa evitá-los no futuro.

Mascar chiclete

Mascar chiclete sem açúcar pode ajudá-lo a mascarar temporariamente o mau hálito, especialmente nos períodos após as refeições em que não pode lavar os dentes.

Leia ainda -   Aprenda como acabar com o mau hálito facilmente

Mantenha uma boca saudável

Só porque seu mau hálito deriva de um problema de estômago não significa que você deve ignorar sua higiene bucal. Escovar duas vezes ao dia, até a um máximo de 3 e usar um enxaguatório bucal ajuda a matar algumas das bactérias que contribuem para o mau hálito.

Considere o uso de probióticos

Um hálito melhor pode começar com um intestino mais saudável, então fale com seu médico sobre tomar probióticos ou adicionar uma xícara diária de iogurte à sua dieta. Os probióticos podem restaurar o equilíbrio do ácido no seu aparelho digestivo, de modo que você tem menos probabilidade de sofrer alguns dos efeitos negativos.

Remédios naturais

Comer halita e folhas de aipo trituradas para tratar transtornos do estômago é aconselhado. Outra sugestão é beber sucos de limão e gengibre para alívio. Pode até plantar o gengibre em sua casa, depois de ler este tutorial sobre como plantar gengibre.

Outras dicas são para manter sua dieta simples e comer muitos vegetais frondosos e fibras suficientes para a digestão. Não sobrecarregue o estômago e coma o suficiente, de modo a não ficar cheio. Essas dicas ajudarão a manter seu sistema digestivo regular e a evitar fontes de mau hálito do estômago.

 

Nem sempre é possível culpar os germes da boca pelo mau hálito. Por vezes, o problema é bem menos perceptível e mais grave. Relate ao seu médico os efeitos secundários para que o mau hálito que vem do intestino possa ser diagnosticado.

Como acabar com mau hálito que vem do estômago – 3 causas comuns e tratamentos
5 (100%) 1 voto
Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho, formada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e especialista em Clínica Geral.

Criou o Saúde SOS para permitir um acesso simplificado a artigo na área da saúde e bem estar.

Comentar

Clique aqui para comentar

O conteúdo deste website é meramente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico presencial. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.