Axilas

Como acabar com o mau cheiro nas axilas? – 9 dicas

como acabar com mau cheiro nas axilas
O mau cheiro das axilas pode ser um grande problema.

A pergunta como acabar com o mau cheiro nas axilas pode ser muito difícil de responder, especialmente porque este problema nem sempre está associado à falta de higiene por parte da pessoa que o tem.

O que causa o mau cheiro nas axilas?

O mau cheiro das axilas pode estar relacionado, para além da falta de higiene, com fatores glandulares ou hormonais e com a medicação tomada.

Como acabar com o mau cheiro nas axilas?

A higiene é muito importante

Em boa parte dos casos o mau cheiro do suor nem sempre vem pela falta de higiene, mas este é o primeiro passo para o eliminar por completo este problema.

Use um sabonete ou um gel de banho com um cheiro não muito forte e lave especialmente bem toda a região das axilas. Caso possuam cheiros muito acentuados, estes produtos de limpeza podem acabar por aumentar a quantidade de suor criada, aumentando ainda mais o problema.

O uso de um sabonete com ação bacteriana também é muito aconselhável neste tipo de casos.

Bicarbonato

acabar com o mau cheiro nas axilas
O bicarbonato tem várias usos.

O bicarbonato tem imensos usos ( acabar com a micose de unha ou acabar com aftas) e um deles é o de clarear e limpar toda a área das axilas. Depois da lavagem correta e precisa das axilas, aplique bicarbonato em pó nas axilas com um bocado de algodão para ajudar a espalhar o produto.

Outro truque poderá ser fazer uma mistura de bicarbonato com suco de limão e espalhar nas axilas depois do banho.

Estas soluções irão acabar com o mau cheiro nas axilas, muito devido às suas propriedades que deixam as áreas onde são aplicados limpas e frescas.

Axilas sem pêlos

Apare os pêlos das axilas regularmente. Deixar os pêlos crescerem e se multiplicarem vai fazer das suas axilas o habitat ideal para fungos e bactérias, dois dos maiores causadores do mau odor nas axilas.

Cuidado com a alimentação

Parecendo que não, a alimentação muito tem a ver com o cheiro do suor que transpiramos diariamente. Comer em demasia alimentos com odores fortes como a cebola, o alho, temperos fortes ou consumir bebidas alcoólicas frequentemente vai tornar o cheiro do suor insuportável.

O cheiro derivado do consumo excessivo dos produtos em cima referidos vai-se estender a todo o corpo, visto que temos poros por toda a parte, por onde o suor é expelido, mas irão ser mais fortes nas axilas, pois é um dos locais por onde mais transpiramos.

Antitranspirante

Opte por usar também um antitranspirante, um produto que vai diminuir a produção de suor, sendo esta uma maneira eficaz de acabar com o mau cheiro nas axilas.

Pode também usar um antitranspirante com propriedades antibacterianas, capaz de reduzir a produção de suor e de atenuar o mau odor das axilas.

Atenção à roupa

Se possui problemas com a produção excessiva de suor comece a optar por roupas mais leves e feitas de algodão.

Roupas muito apertadas não irão permitir que a pele respire de forma regular e vão aumentar ainda mais o mau odor. Tecidos sintéticos como o elastano, poliéster e elanca também são propícios a reter o suor, favorecendo o aparecimento das bactérias nas axilas. No inverno, apesar de suarmos menos, continua a ser importante não sufocar a pele com roupas excessivamente apertadas e de matérias que ajudam a proliferação de bactérias.

Aproveite a noite

Use a noite para dar alguma liberdade para as suas axilas respirarem. Use camisolas sem mangas e evite o uso de tecidos sintéticos, usando, por exemplo, roupas de algodão.

Não reutilize as roupas

Uma boa maneira de acabar com o mau cheiro nas axilas é usar as roupas apenas uma vez antes de as lavar. As bactérias podem atacar a roupa e a sua reutilização sem lavar vai piorar ainda mais o problema.

Estresse e obesidade

como evitar o mau cheiro nas axilas
O estresse vai aumentar a transpiração.

Pessoas com um peso acima do recomendado tendem a transpirar mais, assim como pessoas com altos níveis de estresse no quotidiano.

 

Para mais artigos sobre esta matéria visite a categoria Axilas.

Como acabar com o mau cheiro nas axilas? – 9 dicas
5 (100%) 1 voto
Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho, formada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e especialista em Clínica Geral.

Criou o Saúde SOS para permitir um acesso simplificado a artigo na área da saúde e bem estar.

1 comentário

Clique aqui para comentar

  • A melhor e mais eficaz forma de controlar o odor nas axilas e apos a higiene colocar leite de magnésia substituindo o desodorante…aplique o cheirinho no pescoço braços etc

O conteúdo deste website é meramente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico presencial. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.