Chulé

Como tirar chulé de sapatilha? – 12 métodos infalíveis

como tirar chulé da sapatilhas
O chulé das sapatilhas pode ser doloroso de se cheirar.

O fato de as sapatilhas serem práticas e confortáveis leva-nos a usá-las vários dias seguidos e por grandes períodos. Estes fatores favorecem a acumulação da bromidrose, também conhecida por chulé, que tem um cheiro difícil de suportar e que é bastante difícil de tirar do calçado. Neste artigo vamos mostrar-lhe como tirar chulé de sapatilha com recurso a produtos caseiros, que você com certeza tem em casa.

Como as sapatilhas são usadas para a prática de desporto, onde a quantidade de suor gerada é bem maior, costumam ter um cheiro mais intenso comparado com outros tipos de calçado.

Causas do chulé de sapatilha

Primeiro, é importante que saiba as causas mais comuns deste problema, visto que assim o poderá combater de forma mais eficaz.

Crescimento de bactérias

O sapato começa a cheirar mal quando a transpiração dos pés é absorvida pelas meias e pelo forro dos sapatos. Então, essa condição ajuda as bactérias a crescerem lá. As bactérias se alimentam das células mortas da pele dos pés e causam mau odor.

Sapatilhas e meias impróprias

Usar sapatilhas ou meias com pouca ventilação pode causar o mau odor. Para além disso, o uso de sapatilhas sintéticas ou meias de poliéster ou nylon também pode estar na origem do problema.

Problemas nos pés

Por vezes, o mau cheiro pode surgir devido a problemas como fungos nas unhas ou feridas nos pés.

Higiene imprópria

Se você não mantiver uma boa higiene, seus pés podem sofrer.

Como tirar chulé de sapatilha com bicarbonato de sódio

como lavar sapatilha com chulé
O bicarbonato de sódio tem vários usos.

O bicarbonato de sódio tem imensos usos como acabar com o mau cheiro nas axilas ou acabar com a micose de unha e retirar o chulé das sapatilhas é mais um deles. Depois de usar as suas sapatilhas, coloque duas colheres de bicarbonato de sódio em cada uma delas.

O bicarbonato de sódio vai ajudar a secar o suor deixado durante o último uso e vai tornar a sapatilha em que foi deitado num ambiente hostil para a proliferação das bactérias causadoras do mau cheiro.

Álcool

Você leu anteriormente que as bactérias são a principais causa do chulé na sapatilha. Você pode usar álcool que para além de prevenir o crescimento das bactérias por as matar, também vai remover o mau cheiro dos pés e calçado.

Para as sapatilhas:

  • Para desinfetar as sapatilhas, primeiro seque-as.
  • Pegue em algum álcool de limpeza e coloque na sola das sapatilhas.
  • Deixe que suas sapatilhas sequem.
  • Vai eliminar o odor e prevenir surtos futuros.

Para os pés:

  • Limpe seus pés com água.
  • Seque-os e aplique algum álcool puro.
  • Deixe que seus pés sequem por completo e calce as sapatilhas.

Como tirar chulé de sapatilha com sal

como tirar chulé de sapatilha com sal
O sal tem imensos usos.

Coloque sal durante meio hora para tirar o chulé de sapatilha. Ele evitará a proliferação das bactérias que provocam o chulé.

Meias

O uso de meias é essencial para diminuir o cheiro do chulé nas sapatilhas. Dê preferência a meias de algodão, arejadas, que vão ajudar a absorver parte do suor dos pés, mantendo as sapatilhas mais secas.

Não se esqueça de usar um par de meias por dia e de as limpar após o uso.

Palmilhas anti-odor

As palmilhas, para além de adicionarem mais conforto às sapatilhas, podem ser um bom truque em como tirar chulé de sapatilha. A superfície extra da palmilha é feita para absorver a maior parte do suor que passa as meias.

Quando sentir o cheiro do chulé a voltar é só retirar e lavar a palmilha. Depois de ela secar volte a colocá-la na sapatilha e vai reparar que o cheiro do chulé que estava no ténis desapareceu.

Como tirar chulé de sapatilha com vinagre

O vinagre é uma excelente receita caseira para acabar com o chulé. Basta passar um pano umedecido com vinagre pelas superfícies das sapatilha depois de ela ser usada. O cheiro de chulé vai desaparecer, assim como o cheiro do vinagre.

Antes de lavar sapatilha com chulé pode também passar um pano umedecido com vinagre e em seguida lavar. Isto vai aumentar a eficácia da lavagem e diminuir o cheiro do chulé.

Deixe suas sapatilhas arejar

Fungos e bactérias adoram o calor, o escuro e a umidade. Com isto em mente, não se esqueça de deixar suas sapatilhas ao ar livre e deixe-as até apanhar um bocado de sol, sem as ter calçadas claro.

Óleos essenciais

Por vezes pensamos nos óleos essenciais e achamos que eles servem apenas para a pele, cabelo ou para curar certas condições de saúde. Para além destes usos, os óleos essenciais como óleo de eucalipto ou o óleode cravo podem ser usados para tratar o mau cheiro nos pés.

Procure um dos óleos essenciais mencionados ou outros de sua preferência. Aplica o óleo na sola da sapatilha com recurso a um cotonete. Coloque papel a cobrir a solo para que o odor do óleo permaneça mais tempo na sapatilha.

Deixe o óleo fazer efeitos durante a noite para melhores resultados.

Como tirar chulé de sapatilha com sacos de chá preto

O uso de sacos de chá preto pode ser efetivo na luta contra o chulé nos ténis, visto que eles contêm tanino, capaz de matar as bactérias. Eles também vão absorver o mau odor do calçado.

  • Pegue em 4 sacos de chá usados e seque-os.
  • Coloque os sacos, depois de secos, dentro das sapatilhas.
  • Deixe os sacos dentro das sapatilhas durante a noite.

Como tirar chulé de sapatilha com cascas de laranja

A casca de laranja pode vir em seu socorro, se você costuma costuma ter a sapatilha a cheirar a chulé. Carregada com propriedades antibacterianas, ela impedirá a formação de bactérias nos sapatos e ao mesmo tempo matará as bactérias existentes.

Com seu cheiro forte, absorverá o mau cheiro dos sapatos. Também oferecerá frescura aos sapatos.

  • Tome 2 laranjas e descasque a pele com a ajuda de um descascador.
  • Agora, coloque as cascas dentro dos sapatos e deixe em repouso durante a noite.
  • A casca de laranja vai absorver o mau cheiro dos sapatos.

Pó de talco

Para além de deixar a pele do seu bebê seca, o pó de talco também pode ser usado para tirar o cheiro a chulé das suas sapatilhas. Ele funciona porque absorve o suor e mantém os sapatos secos.

  • Use o pó em seus pés antes de usar as sapatilhas.
  • Você pode usar o pé nas meias também.
  • Realize este procedimento pelo menos uma vez por semana, nos pares de calçado que mais usa.

Como prevenir o chulé de sapatilha

Você pode seguir os métodos mencionados acima para remover o odor do sapato. Mas é sempre melhor prevenir isso em primeiro lugar. Então, vá até às dicas que são mencionadas abaixo para ficar longe de sapatos fedorentos.

  • Mantenha uma boa rotina de higiene para os seus pés. Lave os pés todos os dias como parte da sua rotina de higiene diária.
  • Lave os pés com água morna misturada com sal para mantê-los limpos e livres de bactérias.
  • Tente manter seus pés secos e ventilados. Sempre use sapatos com meias.
  • Use meias de algodão limpas para absorver o suor.
  • Não use o mesmo par de sapatos todos os dias. Pelo menos mantenha dois pares de sapatos para que você possa usá-los alternadamente.
  • Lave os seus sapatos em intervalos regulares para evitar o mau cheiro.
  • Se os sapatos não forem laváveis, limpe-os com um pano de algodão embebido em água com sabão. Depois seque-os ao sol.
  • Use o tamanho certo de calçado.
  • Encha seus sapatos com jornal e deixe em repouso durante a noite.
  • Mantenha pedaços de madeira de cedro dentro de seus sapatos quando você não os estiver usando.
Como tirar chulé de sapatilha? – 12 métodos infalíveis
4.9 (98.52%) 27 votos
Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho, formada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e especialista em Clínica Geral.

Criou o Saúde SOS para permitir um acesso simplificado a artigo na área da saúde e bem estar.

Comentar

Clique aqui para comentar

O conteúdo deste website é meramente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico presencial. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.