Mofo

Como tirar mofo da parede – Tirar em paredes coloridas, cimento, gesso e estuque

retirar mofo das paredes
Eliminar o mofo da parede pode ser uma tarefa complicada.

O mofo é um fungo que prolifera principalmente em locais escuros e úmidos. O mofo pode aparecer em comida, como a fruta ou o pão e em vários tipos de produtos como a roupa, madeira, papel, entre outros. Por esta razão, é muito importante que você aprenda como tirar mofo da parede.

Encontrar mofo pode nem sempre ser uma tarefa fácil. Porões e banheiros são, normalmente, os sítios mais propícios a ter a presença de bolor nas paredes.

Um cheiro a umidade muito intenso é outro forte indicador de que algo está errado. Espaços com encanamentos, como pias, chuveiros e vasos sanitários podem estar a vazar e ao mesmo tempo a causar problemas com mofo.

Áreas deterioradas, com a pintura descascada, áreas em apodrecimento, janelas e o chão em caso de a divisão ser forrada com carpete são também alguns sítios em que é preciso ter uma atenção especial.

Prevenir o aparecimento de mofo nas paredes

Procure por vazamentos ou infiltrações de água nas divisões afetadas. A água ajuda no aumento da umidade que vai promover o aparecimento do mofo nas paredes.

O aumento do revestimento do teto e paredes e a compra de um desumidificador elétrico vão tirar a umidade da parede e também vão com certeza ajudar com o seu problema com o mofo.

Existem alguns passos que você pode tomar:

  • Use as ventoinhas da casa de banho depois do banho durante pelos menos 15 minutos.
  • Mantenha a porta do chuveiro aberta para permitir a circulação de ar. Cortinados de plástico também devem ser abanados para as gotas de água caírem e também deve sem deixados parcialmente abertos.
  • Pendure imediatamente as toalhas após o uso.
  • Use produtos de limpeza à base de vinagre para tirar o mofo regularmente.
  • Pulverize no chuveiro uma solução comercial para o mofo.
  • Limpe os banheiros, cozinha e outras divisão com maior umidade regularmente.

Como tirar mofo da parede?

O mofo pode ser perigoso para a saúde e em casos mais graves pode causar reações alérgicas. Neste casos será sempre melhor chamar um especialista para proceder à remoção do fungo.

Leia ainda -   Como tirar bolor de roupa branca - 4 métodos eficazes

Água sanitária

A água sanitária é um excelente, barato e acessível, antimofo para paredes. Com uma escova, limpe as paredes com mofo usando uma solução de água potável e água sanitária, na mesma proporção e espere alguns minutos.

Usando água potável, lave a parede para retirar a água sanitária e os restos da mancha de mofo.

Vinagre

Como tirar mofo da parede
O vinagre tem imensos usos.

Outro método útil para tirar o mofo da parede é usando o vinagre, que de resto tem outros usos variados como acabar com a micose de unhas, tirar o chulé das sapatilhas ou acabar com as formigas.

Borrife o vinagre, preferencialmente branco ou de maça diretamente na parede, sem diluir em água. Esfregue depois a área afetada pelo mofo com uma escova.

Deixe esta solução repousar na parede durante alguns minutos e limpe no fim com água para retirar o excesso.

Este método não se aplica a paredes de madeira e paredes com revestimentos porosos.

Como tirar mofo da parede colorida

Como vários desafios de limpeza, é melhor começa com uma técnica mais natural e leve e virar-se para métodos mais fortes apenas se necessário.

Nossa recomendação é que você use uma solução com vinagre, bórax e água primeiro e que espere 2 dias para ver se o mofo volta. Se isso acontecer, comece a usar a solução com água e lixívia. A lixívia é muito irritante para os pulmões, olhos e pele, portanto, evite-a sempre que possível.

Usando o método não tóxico ou lixívia, você deverá sempre proteger sua pele, que nunca deve entrar em contato com o mofo ou com a solução de limpeza. Use luvas de borracha e remova-as assim que acabar o serviço, para não espalhar os esporos por sua casa. Use roupas velhas e lave-as em água quente para tirar quaisquer esporos de mofo que acabem em suas roupas e ventile bem a área onde está a trabalhar, para não inalar estes agentes.

Se alguém em sua casa tem um sistema imunológico mais fraco ou até alergia ao mofo, faça questão de os remover temporariamente da casa, se possível. Se não for possível, minimize a exposição fechando as portas entre as divisões e mudando suas roupas quando acabar o serviço.

Leia ainda -   Como tirar bolor de roupa branca - 4 métodos eficazes

Como tirar mofo da parede com produtos naturais

  • 2 colheres de sopa de bórax
  • 1/4 xícara de vinagre branco
  • 2 xícaras de água quente

Combine os ingredientes acima em uma tigela, mexendo até que o bórax se dissolva. Despeje em um frasco de spray e aplique generosamente em paredes pintadas, azulejos ou outras superfícies não porosas. Esfregue bem e limpe. Pulverize novamente e deixe descansar 10 minutos antes de secar.

Como tirar mofo da parede com lixívia

O branqueador mata o mofo, mas não impede a formação de novas colônias. Para matar o mofo existente, use essa solução e siga as etapas abaixo para evitar que ela retorne.

  •  1/4 de um copo de líxiva
  • 2 xícaras de água morna

Combine os ingredientes e coloque-o numa garrafa com spray. Aplique nas paredes coloridas, telhas ou outras superfícies não porosas. Esfregue bem e limpe. Se algum mofo permanecer, reaplique e deixe repousar por 15 minutos antes de esfregar. Borrife novamente e depois limpe.

Como tirar mofo da parede de cimento

Os porões são locais comuns para o crescimento de fungos. Se sua casa tiver uma cave, é uma boa ideia inspecionar essa divisão várias vezes por ano, especialmente em altura de chuva. Normalmente, o mofo na cave é descoberto demasiado tarde, pelo que poderá de ter de usar logo lixívia para o remover por completo.

Como tirar mofo da parede de placa de gesso ou estuque

mofo em teto de estuque
O mofo é mais difícil de remover do estuque.

O mofo pode aparecer em superfícies não coloridas como placa de gesso ou estuque. Estas superfícies são porosas o que significa que o mofo, para além de crescer no exterior, também penetra e cresce no interior do material.

Nessas situações, tente uma das duas misturas de remoção acima e deixe a área secar completamente. Se o mofo voltar, você provavelmente precisará substituir a placa de gesso. Um serviço de remoção de mofo profissional pode ser capaz de tratar o teto, no entanto.

Esperamos que este artigo tenha respondido à pergunta como tirar mofo da parede. Se ainda tem dúvidas, não hesite em perguntar nos comentários.

Como tirar mofo da parede – Tirar em paredes coloridas, cimento, gesso e estuque
5 (100%) 3 votos
Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho, formada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e especialista em Clínica Geral.

Criou o Saúde SOS para permitir um acesso simplificado a artigo na área da saúde e bem estar.

Comentar

Clique aqui para comentar

O conteúdo deste website é meramente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico presencial. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.