Pernilongos

Diferença entre pernilongo e mosquito da dengue

Diferença entre pernilongo e mosquito da dengue
Diferença entre pernilongo e mosquito da dengue.

Numa altura em que existe uma enorme preocupação com dengue, o Zika e o Chikungunya, transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, é importante que saiba a diferença entre pernilongo e mosquito da dengue.

Antes de mais, a nome científico do mosquito que transporta a dengue é o Aedes Aegypti, enquanto que o comum pernilongo é conhecido por Culex. Existem várias diferenças entre eles, como a cor, tamanho, o comportamento e muitos outros aspetos em que falaremos mais à frente.

Para afastar os pernilongos pode optar por usar um repelente de pernilongo.

Diferença entre pernilongo e mosquito da dengue – infográfico

iferença entre pernilongo e mosquito da dengue
Algumas das diferenças entre os dois.

Cor

A cor é a principal diferença entre pernilongo e mosquito da dengue. O pernilongo ou Culex, tem uma cor marrom, muito comum nestes insetos. Isto faz com que camufle muito bem no ambiente, sendo que por vezes é difícil de distingui-lo até na nossa pele.

O mosquito da dengue é, por outro lado, totalmente escuro, preto até, com riscas brancas. É bem fácil de ser reconhecido.

Tamanho

Dependendo da espécie, o Culex adulto pode medir entre 4 a 10 milímetros. O mosquito da dengue pode medir entre 5 e 7 milímetros.

Esta característica não será muito útil, visto que você dificilmente conseguir ver o tamanho destes mosquitos, mas se vir um maior que o normal, é bem possível que ele seja um pernilongo comum.

Horário de alimentação

O horário do pernilongo é noturno, sendo que você só os vê procurando alimento depois da 18h. No caso do Aedes Aegypti, apesar de também pode picar de noite, o seu horário de alimentação mais comum é entre as 9h e as 13h.

Leia ainda -   Como espantar pernilongos? - 9 dicas que funcionam

Velocidade de voo

foto de pernilongo
Pernilongo comum.

A velocidade de voo é outra diferença entre pernilongo e mosquito da dengue. O Culex é muito mais lento em relação ao mosquito da dengue e pode ser facilmente apanhados com raquetes elétricas ou até com a mão.

Por outro lado, o Aedes Aegypti é muito ágil e rápido, pelo que dificilmente o conseguirá esmagar com a mão ou com uma raquete elétrica.

Barulho durante o voo

O pernilongo tem um barulho muito característico e irritante que por vezes o acorda durante a noite e não o deixa voltar a dormir.

Esse barulhinho pode ser algo útil, porque nesses casos você sabe que existe um inseto voador presente e pode tentar eliminá-lo. No caso do Aedes Aegypti, você só vai saber que ele está presente se o vir, visto que ele não faz qualquer barulho ao voar.

Local de picada

O local de picada e o as marcas deixadas são outra grande diferença entre pernilongo e mosquito da dengue.

A picada do pernilongo deixa sinais claros de que existiu, como a irritação na pele, vermelhidão e coceira.

Por outro lado, o mosquito da dengue não deixa nenhuns sinais físicos como marcas, coceira ou dor. Ele apenas pica sua pele, suga o seu sangue e foge, sem você sequer notar.

Isto, com o barulho que ele não faz durante o voo torna o Aedes Aegypti num mosquito extremamente perigoso.

Sobre o mosquito da dengue

Por vezes é difícil notar nas diferenças entre pernilongos e mosquitos da dengue. Se a picada foi feita durante o dia, é provável que tenha sido um mosquito da dengue a picá-lo.

O Aedes Aegypti pode ser facilmente identificado pelo seu comportamento. Procure por estes sinais:

  • gosta de viver e picar no interior das casas
  • é difícil de apanhar e move-se muito rápido
  • gosta de se esconder por baixo de mobília e de picar dos pés e tornozelos
  • a sua picada é indolor e por vezes você nem repara que ela ocorre
Leia ainda -   Armadilha para pernilongo 🡪 Aprenda já a fazer a sua

O mosquito adulto prefere descansar em áreas escuras, dentro ou em baixo de casas e edifícios. Os locais preferidos de descanso são por baixo das camas, mesas e cadeiras, em guarda-fatos e gavetas, amontoados de roupa suja, ou até mesmo em objetos escuros como roupa ou mobília.

O mosquito da dengue prefere picar os humanos durante o dia. É muito cuidadoso quando o faz e foge após o mínimo sinal de perigo.

Locais de habitação e reprodução

O mosquito da dengue frequenta quintais em busca de recipientes que mantêm a água, dentro e fora da casa, tais como:

  • latas
  • baldes
  • frascos
  • pneus descartados, sem jantes
  • calhas de telhado bloqueadas por folhas
  • lonas e plástico preto.

Também se pode reproduzir em locais naturais como:

  • bromélias
  • Frondas de palmeiras caídas.

O mosquito da dengue não voa muito longe, então, se você se livrar dos locais de reprodução de mosquitos em sua casa, você reduzirá significativamente seu risco de ser picado.

Como os mosquitos transmitem a dengue?

Os mosquitos da dengue são comuns, mas eles geralmente não transmitem o vírus. O mosquito feminino pode apenas ficar infetado com a dengue após picar um humano que contém partículas suficientes do vírus em seu corpo para infetar o mosquito.

Uma pessoa infetada pode transmitir dengue aos mosquitos em casa, trabalho ou em qualquer local que visitam. Isto pode ocorrer 3 a 4 dias depois de ter sido mordido.

A dengue não pode ser passada de pessoa para pessoa.

Diferença entre pernilongo e mosquito da dengue
5 (100%) 1 voto
Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho, formada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e especialista em Clínica Geral.

Criou o Saúde SOS para permitir um acesso simplificado a artigo na área da saúde e bem estar.

Comentar

Clique aqui para comentar

O conteúdo deste website é meramente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico presencial. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.