Costelas

Dor embaixo da costela esquerda – 8 causas possíveis e tratamentos

Dor embaixo da costela esquerda

Neste artigo vamos mostrar as causas mais comuns para a dor embaixo da costela esquerda e de que forma a pode tratar. As costelas são uma coleção de órgãos, músculos e ossos, que são, na sua maioria, muito importantes para o corpo humano.

Consequentemente, a dor na caixa torácica tende a gerar preocupação, geralmente se é repentina. No entanto, é importante que saiba que a dor pode ter vários significados, dependendo da localização e dos sintomas associados e que nem sempre está ligada a um problema mais grave de saúde.

A dor embaixo da costela esquerda, por exemplo, pode ser originada por problemas mais graves, como um baço rompido ou até um problema mais simples, como o excesso de gases.

Principais causas da dor embaixo da costela esquerda

Costela partida

acidente de carro causa fratura das costela e dor embaixo da costela esquerda
Os acidentes de carro são uma das causas mais comuns das costelas partidas.

Os ossos da costela podem partir em resposta a uma lesão, especialmente em situações como um acidente de viação, outro tipo de colisão ou contusões musculares. O sintoma mais evidente desta lesão é uma dor intensa na área, especialmente quando se realizam movimentos. A dor embaixo da costela esquerda enquantose respira também é bastante comum, mas depende da localização da costela partida. Podem ainda existir hematomas em torno do local da lesão.

No pior dos casos, uma secção da caixa torácica pode partir por completo e separar-se da parede torácica. Isto resulta numa emergência médica conhecida por afundamento torácico, que provoca uma difícil e dolorosa respiração.

Danos no baço

A função do baço, localizado na parte superior do abdômen, é filtrar os glóbulos vermelhos. Um baço dilatado ou rompido pode causar dor súbita ou crônica embaixo da costela esquerda, que acaba por migrar para as costas e os ombros.

O baço inchado ocorre, geralmente, devido a tipos específicos de infeções ou condições hereditárias que afetam as funções do órgão. Ele nem sempre causa dor e em alguns dos casos pode estar apenas associado a uma sensação de estômago cheio, apesar de você não ter comida nada ou de ter comido apenas em pequenas quantidades. Pode ainda ter sintomas como anemia, fatiga e a facilidade em sangrar.

Leia ainda -   Dor embaixo da costela - As 13 causas mais comuns

Um baço rompido é muito mais grave, causa uma enorme dor embaixo da costela esquerda e possivelmente dor no ombro esquerdo, assim como tonturas. Visto que o baço é preenchido com sangue, o seu rompimento deverá levar ao aparecimento de hematomas.

O baço pode romper em resposta a algum trauma ou até no caso de um baço inchado não receber os cuidados médicos adequados. Devido à posição do órgão, o baço está no local ideal para ser perfurado por uma costela partida e por vezes também pode romper como resultado de uma lesão nas costelas não tratada.

Doença do refluxo gastroesofágico

A doença do refluxo gastroesofágico também é conhecida por causar uma dor embaixo da costela esquerda, que parece vir do coração. Este problema é caracterizado pela subida dos ácidos do estômago ao esôfago.

A dor surgirá depois de refeições com alimentos especialmente ácidos ou picantes. Também é comum a sensação de inchaço.

Esta condição é conhecida por causar outros problemas como a sensação de bolo na garganta, dor na costela esquerda abaixo da mama, dor na costela esquerda ou ardência na garganta.

Úlceras pépticas

Este tipo de úlceras ocorrem quando uma ferida se desenvolve no revestimento do estômago ou no intestino delgado e é provocada pelo excesso crônico de ácido estomacal, pelas bactérias H. Pylori ou pelo uso prolongado de anti-inflamatórios não-esteróides.

A irritação da úlcera causará a dor embaixo da costela esquerda, redução de apetite, refluxo gastroesofágico, gastrite, náusea, vômitos e a perda de peso repentina.

Indigestão ou Síndrome do Intestino Irritável

A síndrome do intestino irritável pode resultar na irritação do intestino em resposta à digestão, o que produzirá uma dor intensa na dor embaixo da costela esquerda, assim como cólicas intestinais, diarreia ou constipação, especialmente após grandes refeições.

Pedras nos rins

As pedras nos rins são um depósito de cálcio que se pode formar sob várias condições. Se a pedra migra para a passagem da urina, pode obstruí-la devido ao seu tamanho. Isto resulta numa dor forte embaixo da costela esquerda ou direita, dependendo da localização do rim.

Leia ainda -   Dor na costela esquerda abaixo da mama - 12 causas possíveis

As pedras nos rins são especialmente dolorosas e se suspeita desta causa não hesite em contactar o seu médico de família.

Problemas nos pulmões

Se há algo errado com seus pulmões, como uma inflamação, infeção, acumulação de fluidos ou uma punção, você irá, provavelmente, experienciar uma forte dor embaixo da costela esquerda, que piora aos respirar ao tossir.

De um modo geral, se a sua dor parece ligada aos pulmões ou se vem com a dificuldade em respirar, você deverá visitar ajuda especializada rapidamente.

Ataque cardíaco

O coração está localizado por baixo da costela esquerda, portanto, a dor causada por um ataque cardíaco será sentida nesse local. Os ataques cardíacos ocorrem quando algo comprometeu a circulação sanguínea e parte do órgão começa a morrer pela falta de oxigênio,

Os sintomas de um ataque cardíaco podem surgir de forma gradual e assumir a forma de um aperto no tórax que pode irradiar para o braço esquerdo, queixo, costas ou abdômen. Podem ainda surgir outros sintomas como falta de ar, suor excessivo, fraqueza, vômitos e tonturas.

Como tratar a dor embaixo da costela esquerda

contactar médico por dor embaixo da costela esquerda
Certos sintomas requerem a visita imediata de um profissional de saúde.

As condições especificadas em cima possuem tratamentos totalmente diferente e não são todas as causas possíveis para a dor embaixo da costela esquerda. Os tratamentos também podem variar imenso e vão desde o uso de antibióticos, a mudanças na dieta ou até cirurgias de emergência, dependendo da causa.

O melhor tratamento é, por estas razões, estar atento aos sinais que o seu corpo lhe está a mandar e transmiti-los ao seu profissional de saúde.

Para generalizar, se a dor embaixo da costela esquerda está ligada ao ato de comer, então é provável que você tenha um problema digestivo. Em outras circunstâncias, especialmente se você possui dificuldade ao respirar ou se sofreu algum tipo de lesão no peito nos últimos dias, então deve consulta ajuda especializada o mais rápido possível.

 

Dor embaixo da costela esquerda – 8 causas possíveis e tratamentos
4.5 (90%) 6 votos
Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho, formada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e especialista em Clínica Geral.

Criou o Saúde SOS para permitir um acesso simplificado a artigo na área da saúde e bem estar.

3 comentários

Clique aqui para comentar

O conteúdo deste website é meramente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico presencial. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.