Pescoço

Dor na nuca lado direito perto da orelha – 12 causas possíveis

cefaleia cervicogênica
A cefaleia cervicogênica é uma causa bastante comum das dores na parte de trás da cabeça.

A dor na nuca lado direito perto da orelha pode ocorrer devido a várias condições e esperamos, com este artigo, tirar-lhe algumas

dúvidas e apresentar-lhe algumas das causas possíveis.

A dor na nuca é um problema algo comum, que pode irradiar para outras partes do corpo como o osso atrás da orelha, ombros ou costas. Por vezes, a dor é persistente, causando um desconforto contínuo com os movimentos da cabeça. A dor também pode ocorrer em intervalos e durar por curtos períodos de tempo.

As causas variam de pessoa para pessoa, pelo que é importante estar atento à dor e aos sintomas associados, para que seja conseguido a melhor tratamento o mais rápido possível.

Causas da dor na nuca lado direito perto da orelha

Cefaleia cervicogênica

A cefaleia cervicogênica é uma dor sentida na cabeça, mas causada por um problema cervical. Ela é causada por uma alteração cervical (pescoço, nuca…), que pode surgir associada a doenças como hérnias de disco, osteoartrose cervical, estenose de canal cervical, pinçamento de raízes cervicais, mas ainda com contraturas, torcicolos e problemas posturais.

Dor muscular devido a um espasmo

Um espasmo ou contração dos músculos do pescoço ou ombros é a causa mais comum da dor na nuca lado direito perto da orelha. Os músculos ao redor do pescoço e os ombros estão conectados entre si, portanto, qualquer trauma em uma parte do pescoço ou ombro pode causar dor que pode se espalhar para a área completa do pescoço, ombros e atrás das orelhas.

Leia ainda -   Pescoço inchado - Quais as causas e a gravidade do problema

Lesão no pescoço

Estes tipos de lesões podem ser causadas devido a um acidente de aviação ou entorse durante atividades esportivas, entre outros. Qualquer tensão ou lesão na região do pescoço, particularmente na parte superior, pode causar esse tipo de dor.

Ouvido de nadador

A água que permanece nos ouvidos após um mergulho afeta o revestimento fino dos tímpanos que, por sua vez, causam dor na orelha. Esta também é uma causa comum da dor na nuca lado direito perto da orelha.

Limpeza da cera dos ouvidos

A acumulação excessiva de cera de ouvido e o uso de objetos afiados para limpar orelhas, pode causar irritação ou às vezes até lesões na orelha. Isso pode causar uma dor forte atrás das orelhas, que pode até se estender pelo pescoço.

Infeção nos ouvidos

As infeções bacterianas nos ouvidos podem causar uma dor bem forte. Tais infeções também podem causar febre ou inchaço nas orelhas que afetam o espaço atrás dos tímpanos causando a acumulação de líquidos inflamatórios. Condições como otite média e outras infecções do ouvido geralmente causam dor por trás da orelha, que também pode se espalhar pelo lado direito e esquerdo do pescoço.

Infeção na garganta

dor na nuca lado direito perto da orelha
As infeções na garganta são bastante comuns.

Uma infeção na garganta ou no trato respiratório superior também é conhecida por causar esta dor. Rinite, sinusite, faringite, amigdalite e laringite são algumas das infeções mais comuns.

Problemas dentários

Às vezes, problemas dentários como infeções dentárias ou após extrações dentárias, podem causar uma dor forte na área. Essa dor geralmente pode irradiar para os ouvidos e pescoço.

Causas mais graves da dor na nuca lado direito perto da orelha

Mastoidite

dor no osso atrás do ouvido
A causa da dor no osso atrás do ouvido é a mastoidite.

O osso atrás da orelha é chamado de osso mastoide. Uma infecção bacteriana que afeta o osso ou uma formação anormal de cisto nos ouvidos pode causar dor severa. A dor pode se espalhar para o pescoço com sintomas como inchaço, febre, irritação e vermelhidão atrás das orelhas.

Leia ainda -   Dor no pescoço lado esquerdo perto da garganta - Causas e Tratamentos

A mastoidite é uma das causas da dor atrás do pescoço e do aparecimento do caroço atrás da orelha.

Dor na articulação temperomandibular

A articulação temporomandibular é a articulação que liga o maxilar inferior e superior. Qualquer lesão, hematomas ou infecção na articulação pode causar dor severa que pode causar dor atrás da orelha e na nuca.

Dor de vértebra ou dor cervical

A dor que ocorre nas vértebras ou nos ossos do pescoço pode ser devida à deslocação ou disfunção dos segmentos da medula espinhal. Isso pode ocorrer devido a um impacto contundente durante um acidente ou queda súbita. Outras condições, como espondilose cervical, protrusão do disco cervical ou outros danos na coluna cervical podem causar dor na nuca do lado direito.

Medidas preventivas

Quer seja uma dor crônica ou aguda, de curta duração, a dor na nuca lado direito perto da orelha pode ser prevenida com estas medidas preventivas:

  • Para prevenir a infecção na orelha devido ao acúmulo excessivo de cera de ouvido, deve ser feita uma limpeza regular e adequada dos ouvidos com ferramentas suaves, recomendadas e seguras.
  • Para evitar a dor devido à água que se acumula após nadar, recomenda-se que use tampões de ouvido.
  • É necessário manter a postura correta para evitar espasmos na região do pescoço. Ao acordar de manhã, levante-se lentamente e tome cuidado com movimentos repentinos,
  • Para pessoas com problemas existentes no pescoço, é importante continuar o tratamento adequado, exercícios e descanso para evitar a dor na nuca lado direito perto da orelha.
  • Massagens regulares podem ajudar a aliviar qualquer estresse na região do pescoço. Isto é melhor feito com a ajuda de especialistas e depois de aconselhamento médico.
Dor na nuca lado direito perto da orelha – 12 causas possíveis
5 (100%) 1 voto
Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho, formada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e especialista em Clínica Geral.

Criou o Saúde SOS para permitir um acesso simplificado a artigo na área da saúde e bem estar.

3 comentários

Clique aqui para comentar

O conteúdo deste website é meramente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico presencial. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.