Dor de cabeça

Dor na parte de trás da cabeça – Causas possíveis

dor de cabeça

A dor de cabeça é um dos sintomas mais comuns em pessoas de meia idade ou idosas. Neste artigo serão descritas as causas de uma dor de cabeça específica, a dor na parte de trás da cabeça.

Dor na parte de trás da cabeça – Causas mais comuns

Cefaleia cervicogênica

Dor na parte de trás da cabeça
A cefaleia cervicogênica é uma causa bastante comum das dores na parte de trás da cabeça.

A cefaleia cervicogênica é das causas mais comuns da dor de cabeça, apesar de muitas vezes ser esquecida e ocorre por conta de uma alteração cervical. A dor de cabeça resultante costuma ser sentida em apenas um dos lados, mas pode ter várias apresentações diferentes.

Pacientes com lesões anteriores na área ou em idade avançada são mais propicios a ter este tipo de dor de cabeça.

As posturas desadequadas, estresse ou doenças cervicais são as causas mais comuns.

Enxaqueca

dor de cabeça atrás da cabeça
As mulheres são mais propicias a sofrerem enxaquecas.

As enxaquecas são um tipo de cefaleia primária e caracterizam-se por uma dor pulsátil na cabeça, com duração que varia entre 4 e 72 horas.

Existem dois grupos de cefaleias, as primárias, que correspondem a uma doença e que não são sintomas de outros problemas de saúde. Este grupo representa um total de 90% das cefaleias. O segundo grupo denomina-se por cefaleias secundárias e são sintomas do sistema nervoso e outros órgãos do corpo humano.

Apesar de as enxaquecas, normalmente, não se localizarem na parte de trás da cabeça, estima-se que cerca de 40% das pessoas que sofrem deste problema possuam algum tipo de dor na área. A dor no pescoço também é bastante comum nestes casos.

Leia ainda -   Dor de cabeça no lado direito - Causas, diagnóstico e tratamento

As causas mais comuns da enxaqueca são o estresse, mudanças bruscas de temperatura e umidade, odores fortes, jejum prologado e o esforço físico.

Apnéia do sono

A apnéia do sono é um distúrbio que ocorre durante o sono, em que o doente para de respirar por alguns segundos.

Cefaleia tensional

As celefaleias tensionais são originadas devido à tensão muscular no pescoço, ombros e cabeça. Este tipo de cefaleia não está relacionado diretamente com a tensão emocional, mas sim com a contração ou tensão exagerada dos grupos musculares da face, ombros ou pescoço.

Este tipo de cefaleias podem abranger toda a cabeça e os ombros.

Estímulos físicos

A dor na parte de trás da cabeça também pode ser causada por estímulos físicos externos ou interiores.

Altitude

As dores de cabeça são comuns em pessoas que não estão habituadas a altitudes elevados. Nestes casos existe uma pequena percentagem de pessoas que irão sentir dores fortes na parte de trás da cabeça.

Tosse

tosse com muco branco
A tosse com catarro branco é mais comum no inverno.

A tosse pode originar e agravar a dor de cabeça. Movimentos bruscos da cabeça, tossir ou espirrar aumentam a intensidade da dor.

Golpe de chicote

Esta lesão manifesta-se nos tecidos moles do pescoço e é causada por um movimento de chicote, com uma sacudidela abrupta dos músculos, que se esticam para além do seu limite fisiológico.

A dor é mais acentuada no pescoço, mas também pode abranger as costas, os ombros e a parte de trás da cabeça.

A causa mais frequente deste trauma são os acidentes de carro, mas ele também pode ser originado na prática de esportes e outras atividades que exijam esforço físico na área referida.

Pressão baixa

A pressão baixa, também conhecida por hipotensão arterial, ocorre quando a pressão atinge valores iguais ou inferiores a 9 por 6  (90 mmHg x 60 mmHg).

Leia ainda -   12 soluções acabar com a dor de cabeça rapidamente

Apesar de este tipo de dores de cabeça serem mais sentidas dos lados da cabeça, a dor atrás da cabeça também é possível.

Sono, fraqueza e tonturas são outros sintomas comuns.

Causas mais graves

Existem outras doenças mais graves que podem estar no centro das suas dores de cabeça. Tumores cerebrais, doença de Parkinson e dengue são os problemas mais graves que podem originar este tipo de dores.

Quando procurar ajuda especializada

Dores de cabeça fortes e constantes devem gerar preocupação.

Se a dor na parte de trás da cabeça é ocasional e com pouca intensidade, ela não deverá ser motivo para preocupação. Deverá sim procurar ajuda especializada quando:

  • A dor ocorre com frequência.
  • A dor é acentuada
  • A dor é acompanhada por outros sintomas como rigidez no pescoço, dormência, desmaios, febre alta ou vertigens
Dor na parte de trás da cabeça – Causas possíveis
4.7 (93.33%) 3 votos
Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho, formada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e especialista em Clínica Geral.

Criou o Saúde SOS para permitir um acesso simplificado a artigo na área da saúde e bem estar.

Comentar

Clique aqui para comentar

O conteúdo deste website é meramente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico presencial. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.