Ouvido

Dor no osso atrás da orelha – Causa e Tratamentos

A dor no osso atrás da orelha está associada a uma condição conhecida por mastoidite, que é uma infeção bacterial que ocorre no processo mastóide, uma estrutura importante do osso temporal.

Se não for tratada, a mastoidite pode resultar em surdez, envenenamento do sangue (sepsis), infecção dos tecidos que revestem o cérebro (meningite), abcesso cerebral ou morte

Dor no osso atrás da orelha e outros sintomas da mastoidite

 

dor no osso atrás da orelha
A causa da dor no osso atrás do ouvido é a mastoidite.

Normalmente os sintomas aparecem dias ou semanas após o desenvolvimento de uma otite média aguda, visto que a disseminação da infeção destrói a parte interna do processo mastóide.

Para além da dor no osso atrás da orelha, a formação de um abcesso no osso também é comum. A pele que cobre o processo mastóide pode ficar vermelha, inchada e sensível ao toque.

Outros sintomas como febre, dor dentro e ao redor do ouvido são outros sintomas possíveis.

As dores provocadas pela condição tendem a ser persistentes e a provocar a perda gradual da audição durante a proliferação  da infeção.

Diagnóstico

Quaisquer sintomas raros relacionados com os ouvidos e febre devem ser avaliados por um médico.

O médico vai analisar o interior do ouvido com um instrumento especial para ver se uma infecção está presente e avaliar as funções básicas da orelha. Se suspeitar de mastoidite, o médico pode recomendar outros exames para confirmar o diagnóstico, incluindo:

  • Exames de sangue
  • Raio X
  • Remoção de substâncias fluídas ou outros a partir do ouvido para verificar se há infecção

Tratamento da mastoidite

  • Tratamentos com recurso a antibióticos por via venosa

O especialista irá analisar a amostra de secreção removida do ouvido e identificar os agentes que estão a causar a infeção, escolhendo o melhor antibiótico para cada caso.

No caso de ocorrer a formação de um abcesso no osso, poderá ser necessária a remoção através de uma drenagem cirúrgica conhecida por mastoidectomia.

Leia ainda -   Orelha esquerda queimando - O que significa? - 6 causas e tratamentos
Dor no osso atrás da orelha – Causa e Tratamentos
4.3 (86.67%) 3 votos
Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho, formada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e especialista em Clínica Geral.

Criou o Saúde SOS para permitir um acesso simplificado a artigo na área da saúde e bem estar.

Comentar

Clique aqui para comentar

O conteúdo deste website é meramente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico presencial. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.