Pescoço

Dor no pescoço lado esquerdo perto da garganta – Causas e Tratamentos

sensação de sufocamento no pescoço

Se tem uma dor no pescoço lado esquerdo perto da garganta, ela pode existir devido à inflamação dos nódulos linfáticos, amígdalas ou tecido linfático.

Você pode ter a dor em apenas um lado, devido às partículas terem ficado presas no tecido. Isto pode ocorrer devido a uma infeção viral ou bacteriana. Uma infeção localizada é, por vezes, a causa da garganta inflamada. É importante identificar a causa primeiro e depois sim, optar pelo tratamento que mais se adequa.

Tenho uma dor no pescoço lado esquerdo perto da garganta. Porquê?

Você pode se perguntar porque tem dor de garganta se acredita que não fez nada específico que possa irritá-la. Aqui estão algumas das razões mais comuns da dor no pescoço lado esquerdo perto da garganta.

Amigdalite

dor no pescoço lado esquerdo perto da garganta pode ser causada por uma amigdalite
O principal sintoma da amigdalite é o inchaço das amígdalas.

Geralmente causada por vírus comuns, a amigdalite também pode ser originada por uma infeção bacteriana. Streptococcus pyogenes é a bactéria mais comum causadora de amigdalite. Isso pode levar à dor referida neste artigo.

Tratamento

Seu médico deve prescrever-lhe antibióticos para ajudar seu corpo a combater a infeção bacteriana. Tome os antibióticos da forma e pelo período de tempo que o profissional de saúde recomendou. Não pare de tomar logo após se sentir melhor. Beba imensos líquidos como água, especialmente quando sua dor é causada por uma infeção viral, pois estas não pode ser tratadas com antibióticos.

Abscesso peritonsilar

O abscesso peritonsilar é uma infecção bacteriana relativamente comum que normalmente se inicia após a complicação de infecções na garganta ou amigdalites não tratadas e produz um acúmulo de pus. O inchaço e desconforto severos de um dos lados do pescoço também é comum.

Leia ainda -   Dor na nuca lado direito perto da orelha - 12 causas possíveis

Incluí sintomas como mau hálito, dor de cabeça, inchaço da boca ou face, febre ou calafrios, dificuldade em engolir, sensação de bolo na garganta, entre outros.

Tratamento

O seu médico poderá prescrever-lhe antibióticos, como no caso da amigdalite, para eliminar a infeção. Quando este problema é recorrente, o médico pode aconselhar a remoção das amígdalas, de modo a evitar infeções mais graves no futuro.

Faringite estreptocócica

Causada por uma infecção bacteriana, a condição leva a uma inflamação grave de sua garganta, muitas vezes fazendo com que você se queixe de que seu lado direito ou esquerdo da garganta dói.

Alguns dos sintomas associados são o surgimento de nódulos no pescoço, ânsia de vômito, vermelhidão na pele, febre alta e dor de garganta.

Tratamento

Os antibióticos ajudarão a limpar a infecção. A amoxicilina e a penicilina são os medicamentos mais comuns utilizados para tratar a faringite estreptocócica.

Linfonodos inchados

Quando seu corpo combate uma infecção, é comum que seus linfonodos aumentem de tamanho. Algumas pessoas notam um aumento ou inchaço dos nódulos linfáticos em apenas um lado do pescoço, enquanto outros o experimentam em ambos os lados.

A lista de problemas que podem causar o inchaço dos gânglios linfáticos são:

  • mononucleose
  • infeções cutâneas
  • faringite estreptocócica
  • infeção nos dentes
  • infeção pelo HIV
  • infeção no ouvido

Tratamento

Você pode considerar tomar analgésicos OTC como Advil, Aleve, Tylenol ou Motrin. Não dê aspirina para crianças. Aplicar uma toalha morna e molhada na zona inchada também ajudará. Certifique-se de descansar bastante para ajudar seu corpo a curar e se recuperar da infeção.

Nódulos nas pregas vocais

Os nódulos nas pregas vocais, também conhecidos por calos vocais, são um dos possíveis causadores da dor no pescoço lado esquerdo perto da garganta. Fazer um esforço vocal grande por um longo período de tempo pode causar a formação de lesões de massa, benignas, bilaterais e simétricas na zona. A rouquidão é um dos sintomas mais prevalentes.

Leia ainda -   Pescoço inchado - Quais as causas e a gravidade do problema

Tratamento

O tratamento simples é evitar falar durante várias semanas ou, pelo menos, evitar falar o máximo que puder. Em alguns casos graves, seu médico pode recomendar a remoção desses nódulos usando um procedimento cirúrgico.

Problemas dentários

É comum o aparecimento de dores fortes na zona da garganta após alguma cirurgia dentária. A perfuração dos dentes pode produzir pequenos pedaços de detritos que vão irritar a garganta e causa inflamação. Um dente incluso pode causar inchaço na boca e fazer com que o lado direito ou esquerdo da garganta doa.

Tratamento

Você normalmente não precisará de qualquer tratamento para a garganta inflamada após uma cirurgia dentária, pois ela deverá recuperar após poucas horas. Se a condição persistir, isso pode indicar uma infeção bacteriana. Se um dente incluso está a causar a dor no pescoço lado esquerdo perto da garganta, você deverá procurar ajuda especializada.

Fatores ambientais

Irritantes provenientes dos carros podem levar à inflamação na garganta – isso é mais comum em pessoas com alergias graves. O cigarro pode irritar a garganta e fumar passivamente também é nocivo, apesar de não ser tão problemático.

Dor no pescoço lado esquerdo perto da garganta – Causas e Tratamentos
5 (100%) 2 votos
Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho, formada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e especialista em Clínica Geral.

Criou o Saúde SOS para permitir um acesso simplificado a artigo na área da saúde e bem estar.

2 comentários

Clique aqui para comentar

  • To com uma dor de garganta do lado direito , a umas duas semanas , td começou depois q cair quebrei um dente , ae tomei um desemflamatorio parou ae parei de tomar continuou a dor na garganta nao cinto dor quando como algo so quando engulo a saliva ou quando viro o pescoço o q pode ser ?

O conteúdo deste website é meramente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico presencial. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.