Nariz

Ferida dentro do nariz – 9 causas possíveis, prevenção e tratamento

As feridas podem aparecer em qualquer lado, portanto, uma ferida dentro do nariz não é incomum. O muco duro e seco pode assemelhar-se a uma ferida, mas existem outros tipos de problemas que podem aparecer, como, por exemplo sangue que seca no interior do nariz.

Quais são as causas da ferida dentro do nariz?

Existe um número variado de causas que podem levar ao aparecimento de uma ferida no interior do nariz, incluindo:

Inflamação causada por alergias

ferida dentro do nariz
Apesar de existirem pólenes no ar durante todo o ano, é na primavera que as concentrações são mais elevadas.

A inflamação das passagens nasais pode causar a ferida dentro do nariz e as alergias são de longe a causa mais comum deste problema. Outros sintomas das alergias incluem olhos aguados, comichão na pele e gotejamento pós-nasal.

Traumas

O trauma no nariz ou nas passagens nasais pode danificar a pele delicada do interior do nariz, levando ao sangramento e ao aparecimento da ferida dentro do nariz. O trauma pode incluir coçar, bater no nariz ou algum tipo de fricção.

Mesmo mexer regularmente no interior do nariz pode causar este problema. Se isto ocorre, tente não tocar na ferida.

Vírus da imunodeficiência humana (HIV)

Infeções de HIV podem causar sinusite e rinite nos pacientes afetados, o que aumenta a probabilidade do aparecimento de feridas no nariz.

O HIV também pode gerar lesões dolorosas com sangramento, que levam mais tempo a curar.

Os sintomas adicionais que você pode ter incluem dores de dente, nariz entupido, dores de cabeça que são pior à noite, gotejamento pós-nasal persistente e dor ou pressão por trás dos olhos.

Leia ainda -   Espinha dentro do nariz - Causas e tratamentos disponíveis

Herpes

O vírus do herpes simples pode causar aftas nos lábios e na região nasal, que ao sararem ganham crosta. Estas aftas são, normalmente, dolorosas e pode precisar da aplicação de cremes para aliviar as dores.

Outros sintomas do herpes incluem o formigamento da pele, ligeiro inchaço e o aparecimento de bolhas com líquidos que demoram entre 8 a 10 dias a desaparecer.

Secura do ambiente

A secura do ambiente pode surgir com mudanças no clima, especialmente durante o inverno e podem causar rachaduras dentro do nariz. Isto pode causar pequenos sangramentos.

Se este for o problema, você também irá notar que os seus lábios estão mais secos que o habitual.

Drogas

Inalar drogas pelas passagens nasais pode causar irritação extrema e até mesmo danos nas passagens. Isto pode criar feridas e gerar sangramento.

Sinusite

sinusite pode criar ferida dentro do nariz
A sinusite pode criar ardência na garganta e tonturas ao acordar.

A sinusite é a inflamação e inchaço dos seios paranasais. Pode causar sangramento e feridas nas passagens nasais devido à irritação gerada. O inchaço fazer com que os fluídos fiquem presos nas passagens nasais, juntamente com detritos como pó. Estes detritos podem endurecer e criar crostas, que se assemelham a uma ferida dentro do nariz.

Uso prolongado de sprays nasais

O uso prolongado de sprays nasais pode causar o excesso de secura dentro das passagens nasais, levando a rachadura e respetivas feridas. Para prevenir isto, você pode usar uma solução salina para umidificar as passagens nasais.

Ferida dentro do nariz pode ser câncer?

É possível sim, mas pouco provável. Crostas duras nas passagens nasais que são persistentes e não respondem a qualquer tratamento e feridas dentro do nariz que não cicatrizam podem indicar câncer da cavidade nasal e seios paranasais.

Outros sintomas deste câncer incluem:

  • formigamento da face
  • secreção nasal purulenta com sangue
  • redução do olfato
  • pressão nos seios paranasais
Leia ainda -   Mau cheiro no nariz ao respirar - 7 causas e como tratar!

Como é que a causa é diagnosticada?

Se você tem crostas ou feridas dentro do nariz que não cicatrizam mesmo após uma semana de tratamento, procure ajuda médica.

Na consulta, ser-lhe-à perguntado se tem outros sintomas ou condição subjacentes. A área será examinada com uma luz, que irá iluminar as passagens nasais.

Se o seu médico suspeitar de uma infeções, você terá de fazer testes sanguíneos. Se suspeitar de um problema crônico, como a sinusite, ele pode referi-lo a um otorrinolaringologista.

Ferida dentro do nariz – Como curar

O tratamento das feridas no nariz dependerá inteiramente da causa. Os tratamentos incluem:

  • remédios como pomadas e cremes tópicos antibacterianos e anestésicos, que podem acelerar a cura, prevenir infecções e oferecer alívio da dor
  • antivirais para condições como herpes e HIV
  • medicamentos para alergia diária
  • antibióticos orais para infecções dos seios paranasais

O tratamento caseiro é muitas vezes incrivelmente eficaz para feridas no nariz. Isso inclui:

  • aplicando vaselina ou usando spray de solução salina nasal para evitar que as passagens nasais sequem
  • usando cremes como Neosporin para combater a infecção e reduzir a dor
  • não tocar nas feridas
  • não fumar ou usar drogas

Prevenção

A maioria das feridas dentro do nariz podem ser prevenidas. Use um spray salino se nota secura no interior do nariz e evite traumas na área.

Pode ainda tomar medicação para as alergias de modo a prevenir a sinusite e irritação proveniente da febre dos fenos e prescrições antivirais para herpes ou infeções HIV.

Ferida dentro do nariz – 9 causas possíveis, prevenção e tratamento
5 (100%) 2 votos
Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho, formada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e especialista em Clínica Geral.

Criou o Saúde SOS para permitir um acesso simplificado a artigo na área da saúde e bem estar.

Comentar

Clique aqui para comentar

O conteúdo deste website é meramente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico presencial. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.