Boca

Gosto de sangue na boca – Causas possíveis e tratamentos

Já todos experienciamos aquela situação em que existe algo estranho com o nosso corpo que não conseguimos explicar. Você não se lembra de trincar a língua ou de cortar as gengivas, mas ainda assim sente um gosto de sangue na boca.

Mas o que é que causa esta sensação na boca? Neste artigo examinaremos as causas mais comuns para este problema e de que forma o pode tratar.

O gosto de sangue na boca tem um sabor meio metálico porque o nosso sangue contém ferro como o elemento chave da hemoglobina. Se este problema não for tratado, ele pode resultar na perda de apetite da pessoa e na diminuição do nível de saúde global como consequência.

Visite ainda este artigo sobre gosto de ferro na boca.

Causas do gosto de sangue na boca

Gengivas sangrando

As gengivas sangram, geralmente, devido a uma fraca e inapropriada higiene oral. Nestes casos, as bactérias entram na boca e crescem de forma exponencial e incontrolável. As gengivas ficam inflamadas e sangram, uma condição conhecida por gengivite.

As gengivas também podem sangrar devido a dentes infetados e nesses casos surgem ainda sintomas como dor de dentes, dor nas gengivas e mau hálito ao respirar.

É altamente recomendado que mantenha uma ótima higiene oral, lavando os dentes de forma regular. É também aconselhado que lava a sua língua com a ajuda de um raspador de língua, para manter uma melhor higiene na boca. Não se esqueça de ingerir uma quantidade de água suficiente para manter o seu corpo bem hidratado.

Congestão nasal

congestão nasal causa sabor a sangue na boca
A congestão nasal pode causar o gosto de sangue na boca.

O paladar e cheiro são dois sentidos altamente relacionados. É por isso que quando está com o nariz pingando, gripe, sinusite ou faringite estreptocócica e não consegue cheirar o que está a comer, então pode sentir um gosto estranho na boca, incluindo um gosto metálico que o pode levar a pensar que tem sangue na boca.

Leia ainda -   Boca inchada - As 4 principais causas

Efeitos secundários ou reação a medicação

gosto de sangue na boca
Para descobrir os efeitos secundários de determinada medicação consulte o folheto da mesma.

Algumas medicações também são conhecidas por deixar um sabor metálico na boca, devido à presença de ferro na sua fórmula química. Esta sensação vai embora quando deixar de tomar o medicamento.

Você também pode sentir um sabor a sangue na boca se você esteve sujeito a uma cirurgia em que tenha sido feita uma anestesia.

Outros medicamentos que causam sabor metálico ou de sangue na boca são:

  • Medicamentos antifúngicos
  • Anti-histamínicos
  • Quimioterapia
  • Diuréticos
  • Esteroides
  • Nicotina

Se você penso que o sangue ou o sabor metálico na boca é devido a qualquer medicamento, então pode confirmar com os efeitos colaterais listados no rótulo do pacote.

Secura

A secura da boca é outra causa que pode levar ao gosto de sangue na boca. A saliva ajuda-o a reconhecer os sabores da comida, mas quando a boca está seca (devido à desidratação, respiração excessiva pela boca, asma ou drogas), a sua cavidade oral perde parte da habilidade que a permite saborear.

Problemas de estômago

Problemas com a digestão ou úlceras pépticas também podem levar ao surgimento deste problema.

Outras razões

  • Existem outras condições médicas que podem estar na origem do sabor a sangue na boca como pedras nos rins, diabetes e problemas como câncer e problemas de coração. Uma lesão na cabeça ou nariz também pode reduzir a sua habilidade para saborear a comida.
  • Estes sabores estranhos podem ainda surgir devido a problemas nos nervos que controlam o paladar. Esta condição é conhecida por disgeusia e provoca a distorção ou diminuição do senso do paladar.
  • As fases iniciais da gravidez também podem causar este problema.
  • Exposição ou inalação de químicos como chumbo ou mercúrio podem causar o aparecimento de um sabor metálico na boca.
  • A ansiedade pode ser mais uma causa possível para o problema. Pode até ocorrer mesmo sem o uso físico das papilas gustativas.

E quanto ao gosto de sangue na boca após fazer exercício?

O treinamento físico intenso também podem causar o gosto do sangue na boca devido a ataques de asma ou congestão dos seios nasais. Se você não tem nenhum desses problemas de respiração, o sabor de sangue na boca pode ser devido à alta pressão do sangue nos pulmões ou na árvore brônquica através do tecido membranoso. Esta é a razão pela qual os atletas enfrentam esse problema. Certamente que não tem efeitos prejudiciais, mas pode limitar o seu exercício a uma certa frequência.

Leia ainda -   Céu da boca inchado - Causas e Tratamentos

Se você é confrontado com algum destes sintomas, então é altamente recomendável evitar o esforço excessivo antes de consultar o seu médico.

Tratamento do gosto de sangue na boca

contactar médico por sabor de sangue na boca
Certos sintomas requerem a visita imediata de um profissional de saúde.

Existem aos alguns tratamentos recomendados para tratar deste problema, de entre os quais recomendamos:

  • Mantenha uma verificação rigorosa da sua higiene oral. Escove os dentes pelo menos 2 vezes ao dia seguido de um enxaguante bucal. Você também pode usar água com uma pitada de sal para limpar a boca e afastá-la de infecções bucais.
  • Mantenha um controle do estômago e da ingestão geral de alimentos. Se você tem sinusite crônica ou questões gástricas de longo prazo, as chances de desenvolver o sabor de sangue ou metal na boca aumentam significativamente. Incorpore nutrientes saudáveis ​​e evite “comidas de plástico”. Também é altamente recomendável adicionar vinagre e sumos de citros na sua dieta.
  • Use louças e utensílios feitos de plástico ou porcelana, em vez de aço para minimizar a exposição a metais.
  • Se você está enfrentando essa questão devido a medicamentos, fale com o seu médico sobre uma receita diferente ou opções farmacológicas alternativas. Fale com o seu médico se o sabor não desaparecer mesmo após a prescrição terminar.

Desagradável mas tratável

O sabor a sangue na boca é, no mínimo, desagradável. Apesar de poder parecer um problema horrível, as causas mais comuns são bastante fáceis de tratar. Espero que, com a ajuda deste artigo, consiga descobrir qual a causa do problema que está a causar o gosto de sangue na boca e de que forma pode tratar esse problema facilmente.

 

Gosto de sangue na boca – Causas possíveis e tratamentos
5 (100%) 1 voto
Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho, formada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e especialista em Clínica Geral.

Criou o Saúde SOS para permitir um acesso simplificado a artigo na área da saúde e bem estar.

Comentar

Clique aqui para comentar

O conteúdo deste website é meramente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico presencial. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.