Boca

Gosto ruim na boca – 7 causas mais prováveis

O sentido do paladar é uma das formas que nos permite experienciar o nosso ambiente. Ele é útil para avaliar alimentos e líquidos e pode ser extremamente precioso para nos fazer evitar produtos que possam afetar a nossa saúde. Desta forma, o gosto ruim na boca pode ser bastante estranho, especialmente quando não comeu ou bebeu nada.

Visite ainda estes artigos sobre o gosto de sangue na boca ou o gosto de ferro na boca.

Causas do gosto ruim na boca

Ácido do estômago na boca

O refluxo ácido é um problema algo comum. É mais corretamente conhecido como doença do refluxo gastroesofágico, e é caracterizada pela subida do ácido do estômago para o esôfago. Normalmente causa azia e náuseas, mas algumas pessoas não apresentam nenhuns sintomas. O ácido pode chegar até à garganta, a boca e até ao nariz. O ácido não só danifica o tecido que reveste o esôfago, garganta e boca, mas também pode causar um gosto ruim na boca.

Na maioria das vezes você seria capaz de identificar um gosto azedo na boca como sendo devido ao ácido do estômago quando ele é acompanhado por outros sintomas como azia, náuseas e indigestão. As pessoas que sofrem com refluxo ácido silencioso podem apenas ter sintomas como um gosto azedo na boca ou dor de garganta tipicamente de manhã após o acordar.

Às vezes, o sabor pode ser mais amargo do que azedo. Isso geralmente ocorre com o refluxo biliar, onde a bile da vesícula biliar viaja desde o duodeno (intestino delgado) até a boca.

Má higiene oral

Lavar os dentes diariamente, de preferência de 2 a 3 vezes por dia, usar fio dental e um enxaguante bucal são práticas que podem ajudar à sua higiene oral.

Leia ainda -   Gengiva machucada perto do dente - 6 causas mais comuns e tratamentos

A boca tem, regularmente, bactérias que se alimentes dos restos de comidas presentes nos seus dentes, língua e outras partes da boca. Uma variedade de problemas podem surgir com a falta de higiene, incluindo um gosto ruim na boca.

A comida não removida da boca vai decompor-se e pode causar um mau hálito na boca.

Problemas na garganta, nariz ou ouvidos

A cara está conectada ao nariz e até aos ouvidos através da garganta. Desta forma, problemas que ocorram no nariz e nos seios paranasais, ouvidos ou garganta, pode ter repercursões na boca, que podem variar de secreção de pus, sangue ou tecidos decompostos.

Quando as secreções ou sangue entram na boca e aterrissam na língua, o gosto ruim pode surgir. O sentido do cheiro também tem um impacto no paladar, portanto quando ele é afetado, os gostos que sentimos também podem ser alterados.

Além disso, os nervos que levam impulsos de sabor de volta ao cérebro também podem ser afetados quando há uma infecção da orelha média (otite média). Isto pode causar sensações de sabor anormais (disgeusia).

Problemas bucais e dentários

Um número enorme de problemas dentários e bucais pode surgir e o gosto ruim na boca pode ser um dos sintomas. Desde as cáries dentárias até à gengivite e candidíase oral, qualquer doença na boca pode causar mudanças nas papilas gustativas. Muitas destas condições são causadas pela má higiene oral.

É importante que faça visitas regulares ao seu dentista, para que qualquer problema orodental possa ser identificado numa fase inicial. Se o gosto estranho na boca surgir de forma repentina, aconselhamos a que procure ajuda especializada.

A maioria das pessoas ignora o sabor até que a condição tenha progredido e ou até surgirem complicações. Com problemas orais ou dentários, o sabor estranho na boca pode variar significativamente de um gosto metálico para um sabor podre ou amargo na boca.

Condições que causam distorção do paladar

As papilas gustativas são receptores localizados principalmente na língua. As papilas gustativas são estimuladas por diferentes produtos químicos de alimentos que se dissolvem na saliva. Podem surgir uma série de problemas que afetam a sensação de sabor normal.

Leia ainda -   Salivação excessiva à noite - 7 causas mais comuns

O problema pode estar nas próprias papilas gustativas, os nervos que transportam sinais de sabor ou partes do cérebro que descodificam esses sinais. Isso pode surgir com distúrbios nervosos, pressão nos nervos ou cérebro, tumores e outros tipos de doenças que afetam a boca, nervos e cérebro. Um sabor estranho na boca, mesmo quando não ingerir comida ou líquidos, pode ser um sintoma destes problemas.

Condições relacionadas com glicemia

A alteração dos níveis de glicose no sangue pode causar um gosto ruim na boca. Na diabetes, em que os níveis de glicose no sangue são mais elevados, alguns pacientes relatam o aparecimento de um gosto diferente na boca, que variam de um sabor doce ou mesmo amargo. Estas estranhas sensações de sabor também podem ocorrer com uma queda nos níveis de glicose no sangue. Embora não seja um sintoma amplamente conhecido, sensações de sabor anormais podem estar presentes tanto na hiperglicemia (glicemia alta) quanto na hipoglicemia (baixa glicemia).

Medicação e outras condições

medição como causa do gosto ruim na boca
Para descobrir os efeitos secundários de determinada medicação consulte o folheto da mesma.

Existem uma série de substância que podem alterar o paladar, provocar o aparecimento de sabores anormais ou revestir a língua. Há diversos medicamentos que podem ter este efeito, especialmente os que são mastigados, colocados sobre a língua para absorção ou que não são engolidos rapidamente com água.

Alguns medicamentos também podem afetar o centro de sabor no cérebro ou mesmo irritar os nervos que transportam sinais de paladar. A medicação crônica também pode afetar a sensação do sabor de outras maneiras, como causar a secura da boca e aumentar o risco de problemas dentários.

Álcool, tabaco e até drogas ilícitas também podem causar o gosto ruim na boca. Álcool e drogas ilícitas podem perturbar o funcionamento das papilas gustativas, nervos e centros de sabor do cérebro.

Gosto ruim na boca – 7 causas mais prováveis
5 (100%) 1 voto
Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho, formada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e especialista em Clínica Geral.

Criou o Saúde SOS para permitir um acesso simplificado a artigo na área da saúde e bem estar.

Comentar

Clique aqui para comentar

O conteúdo deste website é meramente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico presencial. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.