Língua

Língua amarela – Causas e Tratamentos

bolinhas na língua de um paciente
As bolinhas podem aparecer em qualquer fase da vida.

A cor normal da língua é um vermelho ou rosa clara, com um revestimento branco muito ligeiro. A língua amarela é, normalmente, benigna e um problema temporário. No entanto isto não significa que um revestimento amarelo na língua também não possa ser uma indicação de que algo está errado com o corpo, em especial a boca.

Porque é que tenho a língua amarela?

lingua preta

A língua amarela é considerada um sinal precoce de uma doença chamada língua pilosa negra, também conhecida como língua preta.

Esta condição é caracterizada pelo fato de a língua se tornar castanha ou preta e de ter um aspeto peludo.

Fumar, falta de higiene oral, medicamentos com bismuto, consumo reduzido de água, certos antibióticos, deficiências relacionadas com saliva ou o consumo excessivo de chá preto podem conduzir ao aparecimento da língua preta.

A língua amarelada também pode ser provocada por uma condição chamada icterícia. Esta condição caracteriza-se pela pigmentação amarelada da pele, mucosas e escleróticas devido a uma concentração elevada de bilirrubina no sangue. Problemas de fígado e da vesícula biliar podem estar no centro da icterícia.

A língua amarela afeta adultos e crianças, incluindo recém-nascidos e bebês. A placa amarelada também se pode formar durante a gravidez, causada principalmente por mudanças hormonais no corpo da grávida.

Este problema é mais comum de manhã. Quando dorme, bactérias e outras substâncias vão acumular e crescer na língua. Isto vai fazer com que acorde com uma cor amarelada bem forte. Também vai reparar que zonas da boca como o céu da boca, o interior das bochechas, a gengiva e outras partes da boca também vão ficar com uma cor amarelada.

Leia ainda -   Caroço na língua - 8 causas mais comuns

Existe uma lista de sintomas que uma pessoa pode experienciar quando tem a língua amarela no fundo, mas que são dependentes do tipo de doenças que estão a causar o problema. Refluxo ácido, rigidez articular, manchas vermelhas na língua e na garganta, inchaços na garganta ou na língua, dor de garganta, resfriado comum, febre, sensação de queimadura, a boca seca, mau hálito e um mau gosto na boca são alguns dos sintomas que podem acompanhar o problema em questão.

O que é que a língua amarela revela sobre o sistema digestivo?

Uma camada grossa e amarelada sobre a língua também pode ser importante para revelar dados importantes sobre a digestão, visto que este problema é um sinal de uma pobre saúde intestinal. Isto acontece porque a língua mostra o quão bem os alimentos são digeridos.

Na medicina tradicional chinesa, uma camada amarelada sob a língua indica um excesso de calor no corpo.

Língua amarela: O que pode ser?

 

Língua negra pilosa ou língua peluda

Esta é a causa mais comum para o aparecimento da boca amarelada. Pode ser causada pelo tabagismo, má higiene oral, desidratação, certos tipos de medicação, entre outros. Uma sensação de pêlos na língua ou um gosto metálico na língua são outros dos sintomas que podem acompanhar este problema.

Uso de antibióticos

É comum que fique com a língua amarela depois de tomar antibióticos.

Crescimento excessivo de bactérias

Um revestimento espesso e amarelo na língua pode ser um sinal de má digestão de de um desequilibro da permeabilidade ou flora intestinal. A camada amarela pode também ser acompanhada pelo mau hálito.

Gotejamento pós-nasal

A camada amarela ou branca na língua é comum após o gotejamento pós-nasal. Esta condição é caracterizada pela acumulação na parte de trás da garganta e do nariz. As causas do gotejamento pós-nasal incluem a sinusite, alergias, refluxo gastroesofágico ou rinite.

Leia ainda -   Língua preta - Causas e Tratamento

Icterícia

A icterícia vai ocorrer devido a uma causa subjacente. Com ela vai surgir um excesso de concentração de bilirrubina no sangue, que vai tornar a língua amarela.

Infeção urinária

Uma infeção do trato urinário também pode criar um revestimento amarelado na língua.

Outras causas

Existe um número enorme de condições que podem causar o aparecimento da língua amarela. Destacamos o consumo excessivo de cafeína, tabagismo, má higiene oral, boca seca, refluxo ácido, respirar pela boca, febre ou desidratação.

Tratamentos

Limpador de língua e uma melhor higiene oral

limpar língua amarela

É importante que lave os dentes e as gengivas pelo menos duas vezes por dia, de preferência após as principais refeições. Depois de escovar os dentes, use um limpador de língua para remover as bactérias e a camada amarela mais facilmente.

Também pode usar um enxaguante bucal com propriedades antibacterianas.

Mudanças de dieta

A dieta errada pode ajudar à formação e proliferação de bactérias na boca e ser a principal razão para o aparecimento da cor amarela da língua.

É uma boa ideia evitar álcool, alimentos processados, produtos lácteos, trigo e glúten e produtos com excesso de açúcar.

De uma forma geral, opte por aumentar o consumo de vegetais e de carne orgânica, se a candidíase oral for a causa do problema.

Quando procurar ajuda especializada

Se já tem a língua com uma coloração amarelada há uma semana e não se consegue livrar dela com tratamentos e remédios caseiros, o melhor será contatar ajuda especializada.

A persistência dos sintomas pode ser sinal de algo mais grave, que apenas o médico pode analisar e tratar.

 

Língua amarela – Causas e Tratamentos
5 (100%) 1 voto
Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho, formada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e especialista em Clínica Geral.

Criou o Saúde SOS para permitir um acesso simplificado a artigo na área da saúde e bem estar.

2 comentários

Clique aqui para comentar

  • Sempre quando acordo minha língua está amarelada, bem clara. Mas não sinto dor, sinto um gosto ruim e mal hálito( hálito após acordar). Eu Sempre Passo Uma Fralda De Pano Pra Tirar o Amarelado e Só Aparece Depois Que eu Durmo.

O conteúdo deste website é meramente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico presencial. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.