Tosse

O que é bom para tosse alérgica?

ferida dentro do nariz
Apesar de existirem pólenes no ar durante todo o ano, é na primavera que as concentrações são mais elevadas.

A tosse alérgica, como qualquer outro tipo de tosse, causa um grande desconforto e mal-estar na pessoa afetada, podendo levar a várias noites em branco. Hoje vamos mostrar-lhe o que é bom para tosse alérgica e de que forma pode acelerar o processo de melhora e aliviar as dores.

As alergias são causada por uma sensibilidade anormal do nosso corpo a certas substâncias, os alérgenos, que são de outra forma inofensivos para o corpo humano. Os alérgenos mais comuns são a poeira, o pólen ou o pelo de cão ou gato.

Esta tosse pode surgir quando o paciente entra em contato com o alérgenos os pulmões são afetados pela inflamação.

Nem sempre é fácil saber o que é bom para tosse alérgica, porque diferentes casos podem ter diferentes resoluções, mas existem vários remédios que podem dar uma ajuda bem preciosa. Deverá também ter atenção aos sintomas da tosse alérgica para averiguar se realmente se trata de uma tosse alérgica ou de uma tosse causada por resfriado.

Chás, plantas medicinais ou xaropes caseiros podem ser eficazes para o combate à tosse seca e hoje vamos mostrar as receitas dos melhores remédios.

Então, o que é bom para tosse alérgica?

Remédio caseiro com extrato de própolis

O própolis vai manter a garganta limpa e hidratada, o que vai acalmar a tosse seca, um dos sintomas da tosse alérgica. Este xarope deverá ser composto por três gotas de extrato de própolis e uma colher de mel para adoçar a solução.

Leia ainda -   Remédio para tosse infantil - Várias sugestões que vão ajudar

Depois basta misturar bem os ingredientes e ingerir este remédio caseiro para a tosse alérgica entre duas a três vezes por dia.

Chá de urtiga

o que é bom para tosse alérgica
O chá de urtiga tem propriedades desintoxicantes.

A urtiga é uma planta medicinal bastante comum que tem propriedades que a permitem funcionar como desintoxicante, sendo que também age como um calmante natural para as alergias.

Junte 200 mililitros de água com uma colher de folhas de urtiga num recipiente e deixe ferver durante cinco minutos. Pode ainda adicionar uma colher de mel para deixar esta solução mais doce. Este chá deve ser tomado duas vezes por dia até ao desaparecimento da tosse alérgica.

O chá de urtiga não pode ser ingerido por grávidas e insuficientes cardíacos ou renais.

Xarope de cenoura

remédio caseiro para tosse alérgica com cenoura
A cenoura pode ter uma papel fundamental para diminuir sintomas como a tosse e o congestionamento das vias respiratórias.

Recolha três ou quatro cenouras e junte-as no liquidificado com dois copos de água de tamanho normal. Junte meio copo de mel e aqueça durante 10 minutos. É aconselhável que tome cinco colheres deste xarope por dia.

Infusão de rorela

A infusão de rorela é outro remédio bom para a tosse alérgica. A rorela é uma planta medicinal usada para tratar a tosse, pois ela possui plumbagona, que age como calmante para vários tipos de tosse.

Junte duas gramas de rorela seca com uma xícara de água a ferver e deixe a solução em repouso durante dez minutos. Depois de coar deve beber até um máximo de três xícaras de mistura por dia.

Remédio caseiro com orégano

O orégano é bom para a tosse alérgica pois possuiu propriedades antitússicas que vão ajudar a acalmar a tosse.

Para preparar este remédio misture uma colher (sopa) de mel com uma colher (café) de orégano num recipiente e aqueça durante algum tempo no microondas. Quando começar a ficar morno retire e bebe o xarope. É aconselhável que o faça entre duas a três vezes ao dia até ao desaparecimento da tosse alérgica.

Leia ainda -   Tosse com catarro branco - Causas e Tratamento

Tanchagem

A infusão de tanchagem é, a par da infusão de rorela, outro excelente remédio caseiro que pode ser usado para acalmar a tosse alérgica. Esta planta medicinal vai acalmar as membranas inflamadas e é aconselhada para bronquite, crises de asma e para a tosse alérgica.

Coloque um pequeno sachê de tanchagem num recipiente a ferver juntamente com uma xícara de água. Deixe a solução em repouso por cerca de cinco minutos e beba entre duas a três xícaras por dia, entre as refeições mais importantes do dia.

 

O que é bom para tosse alérgica?
3.5 (70%) 2 votos
Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho, formada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e especialista em Clínica Geral.

Criou o Saúde SOS para permitir um acesso simplificado a artigo na área da saúde e bem estar.

Comentar

Clique aqui para comentar

O conteúdo deste website é meramente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico presencial. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.