Ouvido

Orelha direita queimando – 7 causas e tratamentos

Você alguma vez se perguntou porque tem sua orelha direita queimando? Este problema pode causar desconforto e interferir em suas atividades diárias como ouvir música, falar ao telemóvel ou até em pessoa. O calor que persiste, piora e é acompanhado por outros sintomas como dor nas orelhas ou face requer cuidados médicos. Felizmente, na maior parte dos casos da orelha direita queimando, este não é um problema sério e pode ser facilmente tratado.

Leia ainda nosso artigo sobre a orelha esquerda queimando, que lhe pode dar mais informações sobre este assunto.

Causas da orelha direita queimando

A orelha direita queimando não surge como uma condição sozinha. Um número enorme de fatores pode causar o aquecimento das orelhas. Cada um destes fatores tem a sua definição e plano de tratamentos. Fique agora com a lista de causas possíveis:

Queimadura solar

A queimadura solar na orelha pode criar bolhas na pele.

As orelhas podem ser queimadas pelo sol como qualquer outra parte do corpo. Se as orelhas ficaram quentes após a exposição solar, vermelhas e escamosas, o sol pode ser o culpado.

Emoções

Por vezes as orelhas ficam quentes como uma reação a uma emoção como raiva, vergonha ou ansiedade. As orelhas deverão voltar à temperatura normal assim que você se acalmar.

Mudanças de temperatura

Estar em temperaturas extremamente baixas pode causar vasoconstrição, que reduz o fluxo sanguíneo para a superfície do seu corpo. Suas bochechas, nariz e orelhas podem ser afetados pela vasoconstrição. Aqueles que esquiam, praticam snowboard e praticam outras atividades ao ar livre podem sentir as orelhas vermelhas, pois o corpo se ajusta à temperatura e tenta regular seu fluxo sanguíneo.

Leia ainda -   Orelha inchada - Causas mais comuns e tratamentos disponíveis

Infeção de ouvido

Crianças e adultos estão susceptíveis a infeções de ouvido, com diferentes sintomas para cada. Os adultos costumam apenas sentir dor e drenagem nas orelhas, para além da audição diminuída. As crianças, para além de terem os sintomas já referidos, ainda podem ter febre, dor de cabeça, falta de apetite e perda de balanço.

Mudanças hormonais

A orelha direita queimando pode ser um resultado da menopausa ou outras mudanças hormonais, como as causadas por medicação usada para a quimioterapia. Os sintomas costumam diminuir com o tempo

Síndrome da orelha vermelha

orelha direita queimando
Caso de síndrome da orelha vermelha.

A síndrome da orelha vermelha é uma condição rara que envolve uma dor ardente na orelha. Pode acontecer devido a atividades normais do quotidiano como estresse, movimentos do pescoço, toque, esforço físico e até levar o pentear seu cabelo. Pode afetar uma ou ambas as orelhas e ser acompanhada por uma enxaqueca.

A sua duração varia de poucos minutos a várias horas e pode ocorrer várias vezes em um dia ou reaparecer após alguns dias.

Esta síndrome é difícil de tratar e os níveis de desconforto podem ser bastante intensos.

Eritromelalgia

Outra condição rara, a eritromelalgia, é caracterizada por vermelhidão e dor ardente em uma ou mais extremidades do corpo. Em casos raros, ocorre apenas no rosto e nas orelhas.

A dor geralmente é tão forte que afeta o quotidiano da pessoa. Em casos muito raros, a condição pode ser desencadeada por um gatilho específico como, por exemplo, laranjas.

Tratamento para a orelha direita queimando

O tratamento para a orelha queimando depende da causa, portanto, seu médico terá de determinar a causa na origem do seu problema e delinear um plano adequado. Se não tem certeza da causa por trás desse problema e se está a ter um impacto negativo em seu quotidiano, procure ajuda profissional.

Apesar de algumas causas partilharem os tratamentos, outras podem piorar se forem tratadas de forma errada. Por exemplo, enquanto o gelo e a imersão geralmente são úteis, eles podem ser prejudiciais quando usados para tratar a eritromelalgia.

Leia ainda -   Dor no osso atrás da orelha - Causa e Tratamentos

Queimaduras solares

Use protetor solar ou um chapéu para prevenção. Depois de uma queimadura solar e de ter a orelha direita queimando, aloe vera, cremes de hidrocortisona e compressas de gelo podem acelerar a recuperação.

Mudança de temperatura

Proteja suas orelhas com um boné ou protetor de ouvido. Lembre-se de que as queimaduras solares também podem ocorrer em climas frios, especialmente se o sol for refletido na neve ou no gelo.

Infeção de ouvido

Uma infeção de ouvido pode desaparecer por conta após alguns dias. Uma compressa morna ou medicamentos analgésicos vendidos sem receita médica podem ajudar. Seu médico pode prescrever antibióticos se a infecção for bacteriana.

Alterações hormonais

Vista-se com várias camadas de roupa para que você possa remover e vestir conforme necessário. Evite cafeína, álcool e alimentos condimentados.

Síndrome da orelha vermelha

Os sintomas podem ser tratados com medicamentos sem receita médica, como anti-inflamatórios não-esteroides, compressas de gelo. Seu médico também lhe pode recomendar medicamentos de prescrição como gabapentina (Neurontin) ou propranolol (Inderal).

Eritromelalgia

Eleve ou resfrie a parte afetada do corpo sem usar gelo ou imersão, que podem causar ferimentos ainda piores. Você também pode usar analgésicos de venda livre ou medicamentos prescritos, como gabapentina (Neurontin) ou pregabalina (Lyrica) para tratar a orelha direita queimando.

Um resumo da orelha direita queimando

A orelha direita queimando pode ser causada por várias condições e fatores. Algumas condições, como infeções de ouvido e queimaduras solares são muito comuns e o seu tratamento costuma ser fácil.

Outras, como a síndrome da orelha vermelha, são bastante raras e ainda não existe um tratamento disponível.

Ao procurar ajuda de um médico, certifique-se de contar todos os seus sintomas, quanto tempo a sensação de calor durou e se algo específico a precedeu. Quanto mais conhecimento de antecedentes seu médico tiver, maior a probabilidade existirá de você receber um diagnóstico correto, o que pode acelerar o tratamento e a cura.

Orelha direita queimando – 7 causas e tratamentos
Classifique a utilidade deste artigo
Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho, formada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e especialista em Clínica Geral.

Criou o Saúde SOS para permitir um acesso simplificado a artigo na área da saúde e bem estar.

Comentar

Clique aqui para comentar

O conteúdo deste website é meramente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico presencial. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.