Ouvido

Orelha esquerda queimando – O que significa? – 6 causas e tratamentos

Você pode ter a orelha esquerda queimando por várias razões. Para além do calor, sintomas como dor e vermelhidão também são comuns. Este problema, apesar de desconfortável, não costuma ser sinal de uma condição de saúde que deva gerar preocupação.

Leia ainda nosso artigo sobre a orelha direita queimando, que lhe pode dar mais informações sobre este assunto.

Causas da orelha esquerda queimando

Síndrome da orelha vermelha

A síndrome da orelha vermelha é uma condição algo rara. Envolve a vermelhidão e sensação de queimação e pode afetar as duas orelhas ao mesmo tempo. Estas sensações ou episódios podem durar apenas alguns segundos ou continuar por várias horas.

Em alguns casos, calor, frio e coçar a orelha pode gerar os sintomas. Em outras ocasiões, a síndrome manifesta-se de forma espontânea, sem qualquer fator que a desponte.

A causa da síndrome da orelha vermelha não é clara, mas em pessoas mais jovens, ela parece estar associada com enxaquecas.

Rubor da pele

O rubor da pele é uma causa comum da orelha esquerda queimando. Este problema gera uma repentina vermelhidão da pele deve a um aumento do fluxo sanguíneo para a área.

Normalmente, o rubor ocorre devido a uma reação emocional mais intensa, como raiva ou vergonha.

O rubor da pele pode ainda surgir devido a uma mudança drástica de temperatura, mudanças hormonais ou consumo de álcool. Este problema também pode causar uma sensação de ardência nas orelhas.

Queimadura solar

orelha esquerda queimando
A queimadura solar na orelha pode criar bolhas na pele.

A queimadura solar pode deixar a orelha esquerda queimando por um longo período. As queimaduras solares ocorrem após a exposição prolongada aos raios ultra-violeta do sol.

Câmaras de bronzeamento também podem queimar a pele. Os sintomas deste problema incluem dor e ardência ao toque e dor de cabeça. Dependendo do nível da queimadura, a pele pode até esfolar ou podem surgir bolhas.

Leia ainda -   Orelha inchada - Causas mais comuns e tratamentos disponíveis

Infeção na pele

Infeções na pele, como a celulite, ocorrem, tipicamente, devido a bactérias. As bactérias podem entrar em seu corpo através de cortes, picadas de insetos ou pele seca.

Uma infeção bacteriana na pele que leva à orelha esquerda queimando pode ainda causar o inchaço e a dor ao toque. Outros sintomas da infeção incluem cansaço, arrepios e febre.

Dermatite seborreica

couro cabeludo com dermatite
Dermatite seborreica no couro cabeludo.

A dermatite seborreica, também conhecida como eczema seborreico, é um problema de pele comum que leva à ardência nas orelhas.

Esta condição é caracterizada por manchas escamosas e vermelhas no couro cabeludo. Ela pode causar vermelhidão em outras partes do corpo, como na parte superior das costas, face e até no ouvido médio.

A causa desta condição é desconhecida. Pensa-se que está associada a problemas genéticos e às interações do sistema imunitário com os organismos que vivem em nossa pele.

Para além da vermelhidão, os sintomas podem incluir comichão e flocos brancos e crostosos na pele.

Policondrite recidivante

A Policondrite recidivante é uma doença rara que pode causar a vermelhidão e inflamação da cartilagem em qualquer zona do corpo.

As orelhas são mais comumente afetadas pela policondrite recidivante, embora a condição possa afetar outras áreas do corpo, como nariz, olhos, costelas, vias aéreas e articulações.

A causa exata da policondrite recidivante não é totalmente conhecida, mas os investigadores pensam que ocorre devido a uma doença auto-imune.

Além das orelhas vermelhas e orelha esquerda queimando, outros sintomas associados à policondrite recidivante incluem inchaço, dor, problemas de equilíbrio e deficiência auditiva.

Tratamento para a orelha esquerda queimando

O tratamento para a orelha esquerda queimando vai depender, como sempre, da causa que o originou. Em alguns casos, o tratamento não é necessário, como acontece quando o problema ocorre devido a mudanças emocionais.

Você pode tratar queimaduras solares com loção de aloé vera e loção de calamina ou com recurso a medicação sem receita médica como ibuprofeno. Você também pode aplicar uma toalha fria e úmida na zona afetada.

Leia ainda -   Sinal de Battle - Fotos, sintomas, causas e tratamentos

No caso de uma infeção bacteriana, você terá de ser tratado com antibióticos.

O tratamento para a policondrite recidivante envolve a redução dos sintomas para evitar danos na cartilagem. Corticosteroides e medicamentos para o sistema imunológico também podem ser prescritos para reduzir a frequência das recaídas e outras complicações.

A injeção de medicação no nervo auricular magno para bloquear a dor também é recomendada. As orelhas vermelhas queimando devido à dermatite seborreica são, na maior parte das vezes, tratadas com um creme antifúngico que é aplicado na pele. Se os sintomas variam de moderados a severos, poderá ser prescrito um corticosteroide tópico.

Prevenção

Podem existir algumas formas para você prevenir o aparecimento da orelha esquerda queimando, dependendo da causa.

Usar protetor solar e proteger-se nas horas de maior calor serão sempre dicas úteis para evitar queimaduras solares.

Lavar as mãos com frequência irá reduzir as hipóteses de ter alguma infeção em sua pele. Evite arrancar crostas e tocar em piercings, se os tem, cubra feridas recentes, especialmente nas orelhas e use um bom hidratante de pele para prevenir infeções.

Em alguns casos, pode não ser possível prevenir o problema. Por exemplo, é quase impossível parar o rubor na pele. Da mesma forma, condições médicas subjacentes, como policondrite recidivante, não podem ser prevenidas.

Quando procurar ajuda médica para a orelha esquerda queimando

A orelha esquerda queimando nem sempre requere ajuda médica especializada, mas você deve falar com seu médico se este problemas trás consigo dor ou dificuldades em ouvir.

É importante que procure ajuda especializada para tirar as dúvidas e descobrir se tem uma infeção bacteriana como celulite, especialmente se tem febre. Outros sinais de uma infeção deste tipo incluem pus a sair das orelhas e sensibilidade ou dor.

Orelha esquerda queimando – O que significa? – 6 causas e tratamentos
4.9 (98.18%) 11 votos
Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho, formada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e especialista em Clínica Geral.

Criou o Saúde SOS para permitir um acesso simplificado a artigo na área da saúde e bem estar.

2 comentários

Clique aqui para comentar

O conteúdo deste website é meramente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico presencial. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.