Boca

Queimadura no céu da boca – Como tratar o céu da boca queimado?

céu da boca magoado
A queimadura no céu da boca causa grande desconforto.

A sua pele externa não é a única área do seu corpo que pode ser queimada. Uma trinca numa fatia de pizza quente pode gerar uma queimadura no céu da boca, conhecido no mundo da medicina como palato. O café também é uma causa comum do céu da boca queimado e pode estragar por completo o seu dia. A sua boca tem tecidos muito delicados que são sensíveis a comidas e bebidas quentes.

Estes tecidos em sua boca são mais susceptíveis a queimaduras porque são especialmente delicados e finos. De forma a conseguir apreciar os sabores e sensações das comidas e bebidas, a pele necessita de ser delicada, o que faz com que seja facilmente danificada.

Cura para a queimadura no céu da boca

Queimaduras de primeiro grau no céu da boca não requerem atenção médica. De facto, tratar estas queimaduras até é bastante fácil. Fique agora com alguns dos tratamentos mais comuns que pode recriar em casa.

Alimentos e bebidas

Coloque algo frio ou congelado, como gelo, para ajudar a aliviar a dor. Algumas bebidas, como leite, cobrem o interior da boca. Eles fornecem uma camada de alívio que a água não consegue.

Alimentos que pode ajudar incluem:

  • gomas sem açúcar
  • alimentos suaves e cremosos como iogurtes, cremes azedos, queijos e sorvetes
  • alimentos congelados ou frio como picolé, compota de maça ou pudim

Quando está a comer, evite comida com extremidades afiadas, pois elas podem piorar a situação. Evite alimentos quentes ou picantes. Opte por comidas frescas e leves até que o céu da boca recupere da queimadura.

Enxaguantes bucais

Infeções que surgem a partir de queimaduras na boca são raras. Ainda assim, enxaguantes bucais podem ser importantes para diminuir este risco e acelerar a melhoria da zona.

Medicações sem receita médica

Você pode tomar um analgésico sem receita médica para ajudar a aliviar a dor e a inflamação. Medicamentos comuns de venda livre incluem ibuprofeno (Advil), acetaminofeno (Tylenol) e benzocaína (Orajel). Não tome mais do que a dose diária recomendada de cada um desses medicamentos.

Aloe vera

Aloe vera pode acalmar a queimadura e pode ser usado de forma oral. Procure por enxaguantes bucais que contenham extrato de Aloe vera. Também pode procurar por estes produtos em formato de bebida ou creme.

Leia ainda -   Bolha embaixo da língua - Causas e Tratamentos

O que evitar durante o processo de recuperação da queimadura no céu da boca

Normalmente, a boca demora uma semana a voltar a seu estado normal. Para acelerar o processo, fique com algumas dicas que o podem ajudar:

  • Evite alimentos e bebidas ácidas como tomates, sumo de laranja e café.
  • Evita comidas picantes.
  • Evite produtos com hortelã ou canela (tente mudar para pasta de dentes sem sabor).
  • Evite álcool e produtos com tabaco.

Como saber se a queimadura no céu da boca é grave

queimadura no céu da boca
A queimadura no céu da boca pode causar bastante desconforto.

Queimaduras de primeiro grau causam danos mínimos na pele. Também são chamadas de queimaduras superficiais, porque elas afetam a parte mais exterior da pele. Sinais de uma queimadura de primeiro grau incluem:

  • vermelhidão
  • inflamação mínima ou inchaço
  • dor
  • pele seca ou esfolando que ocorre enquanto a pele recupera

Quando o céu da boca é queimado e gera uma queimadura de segundo ou terceiro grau, ele requere atenção médica imediata. Os sintomas destas queimaduras incluem:

Em adição às bolhas, também irá aparecer pus se uma infeção se estiver a desenvolver.

Uma queimadura do terceiro grau pode afetar os nervos da boca e danificar outras estruturas. Os nervos afetados podem não conseguir passar as sensações de dor para o cérebro. Este tipo de queimaduras podem trazer complicações graves.

Síndrome da boca ardente

Você pode sentir uma sensação de ardência na boca e pode não encontrar uma causa óbvia. Se esta dor continuar por dias e até meses, você pode estar a sofrer da síndrome da boca ardente.

Alguns dos sintomas mais comuns desta condição incluem:

  • sensação de ardência na língua e garganta sem razão aparente
  • boca dormente
  • boca seca
  • gosto de ferro na boca
  • dor e dormência na língua, lábios ou gengivas

Esta síndrome faz com que você se sinta como se tivesse o céu da boca queimado ou escaldado, mesmo quando não há alterações visíveis na pele. Pode ser leve ou doloroso, como se você tivesse mordido algo extremamente quente. Mas a síndrome da boca ardente geralmente é imprevisível e pode ocorrer sem aviso. Pode durar dias a fio sem parar, ou pode aparecer apenas a cada poucos dias ou meses

Existem dois tipos de síndrome da boca ardente. A primária que não é causada por outra condição médica e pode resultar de danos nas vias nervosas e secundária, causada por condições médicas como:

  • diabetes
  • problemas na tiroide
  • deficiência vitamínicas
  • infeções na boca
  • terapia para câncer
  • ácido refluxo
  • trauma
Leia ainda -   Gosto ruim na boca - 7 causas mais prováveis

Se você sentir uma queimadura no céu da boca por um longo período, fale com o seu médico desta possibilidade. Pode ser difícil diagnosticar. Seu médico pode usar vários testes diferentes, incluindo exames de sangue, biópsias de tecido, testes de saliva ou testes de alergia.

Quando procurar ajuda médica para o céu da boca queimado

quando visitar médico por céu da boca queimado
Certos sintomas requerem a visita imediata a um profissional de saúde.

Em alguns casos, a queimadura pode causar muita dor e os remédios caseiros podem não surtir o efeito desejado. Você pode ter uma queimadura severa se:

  • bolhas e áreas brancas aparecerem em sua boca
  • se tem febre
  • a queimadura não desaparece
  • tem dificuldade em engolir

Procure tratamento médico se tiver qualquer um dos sintomas descritos. Queimaduras de segundo grau requerem tratamento médico, no entanto, você poderá tratar a dor com medicação sem receita médica como ibuprofeno ou acetaminofeno. Queimaduras do terceiro grau são consideradas emergência médica.

Quando em dúvida, contacte o seu médico ou vá às urgências. Descreva seus sintomas, os tratamentos que tentou e os resultados que obteve. Você e seu médico podem discutir os melhores tratamentos.

Se tem queimaduras severas, antibióticos podem ser necessários para tratar as infeções bacterianas em sua boca. Alguns antibióticos comuns usados incluem penicilina, amoxicilina / clavulanato, oxacilina, cefazolina e ampicilina. Se há danos severos na cavidade oral ou à volta das estruturas, seu médico pode precisar de realizar um enxerto de pele ou outras cirurgias para restaurar a área.

Queimadura no céu da boca em crianças

Se o seu filho teve uma queimadura de primeiro grau na boca, trate-a como faria para um adulto. Comece por dar-lhe leite ou outro líquido fresco. Se a criança tem muita dor, pode dar-lhe as doses recomendadas de medicação como ibuprofeno e acetaminofeno. Não use medicamentos aos quais a criança é alérgica.

A pele pode começar a descascar dois a três dias antes de começar a cicatrizar e pode causar bastante dor e desconforto. Se os sintomas não melhorarem após dois dias, leve a criança ao médico. Se fluídos anormais ou pus começarem a sair da queimadura no céu da boca ou se a criança tiver febre, contate o médico.

Se o seu filho tiver uma queimadura de segundo ou terceiro grau, leve-os imediatamente ao médico para que possam receber o tratamento adequado. O médico também poderá avaliar se existem danos nos nervos ou em outros tecidos.

Queimadura no céu da boca – Como tratar o céu da boca queimado?
5 (100%) 2 votos
Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho, formada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e especialista em Clínica Geral.

Criou o Saúde SOS para permitir um acesso simplificado a artigo na área da saúde e bem estar.

Comentar

Clique aqui para comentar

O conteúdo deste website é meramente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico presencial. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.