Tosse

Remédio para tosse infantil – Várias sugestões que vão ajudar

catarro no peito

A tosse infantil é um problemas mais incômodos para as crianças, mas também para os pais que passam inúmeras noites sem dormir e preocupados e com com o estado de saúde de seus filhos. Um remédio para tosse infantil é essencial nestas alturas e nós vamos dar-lhe as melhores opções.

Antes de mais é importante ver qual o tipo de tosse que está a afetar o seu filho e à quanto tempo perdura. Períodos de tosse muito extensos e por vezes associados a outros sintomas, como a dor de cabeça, podem ser pistas ou dar origem a problemas mais graves, pelo que nesses casos é aconselhável levar o seu filho ao médico pediatra.

Na maior parte dos casos podem ser usados vários remédios caseiros para a tosse infantil, sem recorrer a consultas especializadas ou xaropes farmacêuticos.

Remédio para tosse infantil para bebês

As causas mais comuns da tosse em bebês inclui infeções como gripe, resfriado. O ácido refluxo é outra causa conhecida, que gera sintomas como tosse, vômitos frequentes, um mau sabor na boca e a sensação de ardência.

Seu filho também pode ter asma, que pode ser difícil de diagnosticar porque os sintomas variam de criança para criança. O tratamento depende muito da causa e passa também por evitar possíveis desencadeadores como perfumes, poluição e fumo.

Alergias e sinusite podem causar uma tosse mais prolongada, bem como comichão na garganta e dores de garganta. Fale com o médico do seu filho sobre os testes de alergia para descobrir que alergénios causam o problema e peça conselhos sobre como evitar esse alergénio. Os alérgenos podem incluir alimentos, pólen, pêlos de animais e poeira. Seu médico também pode recomendar medicação contra alergia.

Leia ainda -   Como tirar catarro da garganta - 14 dicas que funcionam

No caso dos bebês não existem muitos remédios caseiros para a tosse, mas pode dar ao seu filho sucos de frutas, por exemplo de maça ou pêra, ao invés de sucos de toranja ou sucos de laranja, neste caso menos aconselhados.

Estes suco irão com certeza ajudar a acelerar a recuperação do bebê.

Quando o nariz do seu bebê está entupido, ele pode ter dificuldade em realizar atividades como respirar, comer ou dormir. As soluções salinas podem diminuir a grossura do muco no nariz e diminuir o inchaço na área. Usa-as duas a três vezes por dia.

Mel

O mel é bastante conhecido pelas suas propriedades contra a tosse e para crianças com idade superior a um ano e meio pode também um bom remédio caseiro.

O mel vai aliviar as infeções no trato respiratório, incluindo uma melhoria da tosse.

Água

remédio para tosse infantil
A água pode ser uma forte arma no combate contra a tosse infantil.

Dê à sua criança bastante água, sopas e sucos, pois eles vão ajudar a umedecer o muco, ficando assim mais fácil de ele ser expulso.

Fumo, odores fortes ou incensos

Mantenha a criança longe de odores fortes como a fumaça de incenso ou de cigarro. Está provado que o fumo passivo é uma das maiores causas da tosse crónica entre as crianças e que quanto mais tempo estão expostas ao fumo mais probabilidade existem de virem a desenvolver doenças como, por exemplo, a bronquite.

Gengibre

O chá de gengibre, que também pode ser usado para acabar com o mau hálito, é também um remédio para tosse infantil que possui propriedades anti-inflamatórias e por isso pode ajudar a reduzir a irritação nos pulmões e na garganta. Ainda ajuda ao descongestionar as vias aéreas, parando assim com a tosse nas crianças.

Ele pode ser usado como um remédio para tosse infantil pois não apresenta qualquer efeito colateral indesejado.

Leia ainda -   Catarro no peito - Aprenda a tirar o catarro do peito

Se quiser pode até juntar o útil ao agradável e aprender como plantar gengibre.

Sopa de arroz e leite

Sopa de arroz quente e leite quente são também outros remédio para tosse infantil que podem ajudar bastante no seu desaparecimento rápido. Eles vão diluir as secreções e acelerar os processo de recuperação.

Levantar a cabeça de seu bebê

Você já dormiu com travesseiros extras quando teve um nariz entupido para respirar mais facilmente? Esse truque também funciona para bebês. Basta colocar um travesseiro ou toalha dobrada sob a cabeça do colchão do seu bebê para criar um pequeno ângulo. Isso levantará a cabeça dela em segurança e a ajudará a respirar.

Use um umidificador

Umidade no ar torna mais fácil respirar, então corra um umidificador no quarto do seu filho à noite. Siga as instruções de limpeza no dispositivo para evitar o mofo.

Remédio para tosse infantil – Várias sugestões que vão ajudar
4.9 (97.14%) 7 votos
Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho, formada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e especialista em Clínica Geral.

Criou o Saúde SOS para permitir um acesso simplificado a artigo na área da saúde e bem estar.

Comentar

Clique aqui para comentar

O conteúdo deste website é meramente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico presencial. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.