Pernilongos

Repelente de pernilongo – 9 repelentes naturais e caseiros

foto de pernilongo
Pernilongo comum.

As pessoas são propícias a picadas de pernilongo, devido a uma combinação de aroma, luz, calor e umidade. Especialmente se está muito calor, parece que você é um íman de pernilongos e por isso, neste artigo, mostraremos como é fácil criar um repelente de pernilongo caseiro.

Diferentes espécies de pernilongos, como os que transportam a malária, preferem bactérias e calor. Outras são atraídas por dióxido de carbono e certos cheiros.

Qualquer que seja a espécie que o está a atormentar, você pode proteger-se sem ter de usar produtos químicos, que podem ter impactos negativos no meio em que os usa. Você pode facilmente evitar estes produtos, a não ser que visite um sítio propenso a pernilongos que transportam, por exemplo, o Zika. Esses produtos devem apenas ser usado quando há uma boa probabilidade dos mosquitos transportarem alguma doença.

Em ambientes com crianças, deve optar por repelentes de pernilongos caseiros e naturais.

Repelentes de pernilongo

repelente de pernilongo
Os pernilongos vivem pouco tempo, mas podem ser uma grande dor de cabeça.

Óleo de eucalipto citriodora

Usado desde a década de 40, o óleo de eucalipto citriodora é um dos repelentes naturais mais conhecidos. Ele foi oficialmente aprovado como um repelente natural para mosquitos.

Um estudo revelou que uma mistura com 32% de óleo de eucalipto citriodora consegue proteger o seu corpo dos mosquitos durante 3 horas.

Como fazer este repelente caseiro para pernilongo

Você pode criar a sua própria mistura juntado 1 porção de óleo de eucalipto citriodora para cada 10 porções de óleo de avelã ou girassol. Esta mistura não é aconselhável para crianças com menos de 3 anos.

Leia ainda -   Como acabar com as muriçocas - 9 métodos fáceis

Lavanda

Plantas de lavanda esmagadas possuem uma fragrância e óleo que podem atuar como um repelente caseiro para pernilongo. A lavandra tem efeitos analgésicos, antifúngicos e anticépticos. Isto significada que, para além de prevenirem as picadas de pernilongos, também pode acalmar e suavizar a pele.

Como fazer este repelente natural contra pernilongo

Esmague as flores e aplique o óleo nas áreas em quem é provável ser picado, como nos tornozelos ou braços. Deixe cair o óleo em uma toalha limpa e esfregue um pouco por todo o corpo.

Óleo de canela

A canela é mais que um excelente aditivo para as compotas de maça ou aveia. O óleo de canal consegue matar os ovos de pernilongo e também pode atuar como um repelente de pernilongo.

Como fazer este repelente de pernilongo

Para fazer uma solução diluída de 1 por cento, misture 1/4 de uma colher de chá (ou 24 gotas) de óleo por cada 100 ml de água. Você pode pulverizar o fluido em sua pele ou roupas, em torno de sua casa e em estofos ou plantas. Tenha cuidado ao aplicar óleo de canela, uma vez que uma dose concentrada pode irritar a pele.

Óleo de tomilho

O óleo de tomilho é um dos melhores repelentes naturais para afastar pernilongos. Ele também pode ser queimando, oferendo uma proteção de até 90 minutos.

Como fazer

este repelente de pernilongo

Combine 4 gotas de óleo de tomilho por cada colher de chá de óleo de base, como o óleo de jojoba ou azeite. Para criar um spray, misture 5 gotas de óleo de tomilho com 50 ml de água.

Óleo de nepeta cataria

A nepeta cataria também consegue repelir pernilongos, sendo que o seu efeito pode durar entre 2 a 3 horas.

Óleo de soja

O óleo de soja é outro repelente de pernilongo, sendo que o seu efeito dura entre uma 1,5h a 3h.

Leia ainda -   Como espantar pernilongos? - 9 dicas que funcionam

Como fazer

Além do óleo de soja, você também pode adicionar um pouco de óleo de citronela à mistura. Esta combinação consegue protegê-lo de várias espécies de mosquitos.

Citronela

Citronela é um óleo essencial natural e efetivo e um bom repelente de pernilongo. Feito a partir de uma mistura de ervas, ele é um ingrediente em muitos repelentes de mosquitos. Quando ao ar livre, as velas de citronela podem fornecer proteção adicional de até 50%.

A citronela, quando de qualidade, consegue protegê-lo até 2 horas.

Óleo da árvore do chá

O óleo da árvore do chá ou o óleo de melaleuca é um óleo essencial bastante popular na Austrália e pode ser usado como um repelente de pernilongo. Este óleo é conhecido por suas propriedades anticépticas, antimicrobianas e anti-inflamatórias, mas estudos recentes também sugerem que o óleo da árvore do chá pode ser um repelente de insetos eficaz.

Geraniol

O geraniol é um tipo de álcool usado como fragrância ou sabor. Como ingrediente nos repelentes naturais de mosquitos, é conhecido por ser efetivo por 2 a 4 horas, dependendo da espécie de pernilongo.

Como tratar as picadas de pernilongo

médico para analisar picada de pernilongo
Certos sintomas requerem a visita imediata de um profissional de saúde.

Mesmo usando um repelente de pernilongo, você pode ser picado e ficar com coceira ou dor na área. Para tratar picadas de pernilongo em casa, você pode esfregar vinagre de maça no local afetado.

Colocar uma fatia de cebola crua ou alho na picada também pode provocar uma sensação de alívio e protegê-lo de infeções futuras. Loção de calamina e cremes de hidrocortisona também podem ser úteis.

Se surgir uma infeção ou alergia devido a uma picada de pernilongo, aponte os sintomas e procure ajuda médica. Febre, pus ou hemorragia na picada são sintomas de um problema.

Repelente de pernilongo – 9 repelentes naturais e caseiros
5 (100%) 1 voto
Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho, formada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e especialista em Clínica Geral.

Criou o Saúde SOS para permitir um acesso simplificado a artigo na área da saúde e bem estar.

Comentar

Clique aqui para comentar

O conteúdo deste website é meramente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico presencial. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.