Boca

Salivação excessiva à noite – 7 causas mais comuns

Se você tem salivação excessiva à noite, provavelmente está acostumado a acordar com manchas de saliva na almofada ou a ter de limpar sua boca quando acorda. Você também já deve ter reparado que a saliva sai de sua boca enquanto dorme de lado, mas não quando dorme de barriga para cima. Isto acontece porque quando você dorme de costas, a saliva mantém-se na parte de trás da garganta e acaba por descer.

Existem diferentes glândulas que contribuem para a produção de saliva e a quantidade que seu corpo produz enquanto dorme é muito menor que a que produz quando está acordado. Num estado de descanso, a quantidade estimada da secreção de saliva varia entre 0.3 a 1 mL/ 1.7 m2/min. Isto não ocorre quando está acordado porque você engole a saliva. Mas quando está a descansar, o seu corpo está mais relaxado, assim como os seus músculos faciais. Logo, quando a saliva produzida se acumula em sua boca, ela acaba por ser expulsa.

Causas comuns da salivação excessiva à noite

Chegando às complicações clínicas, a salivação noturna pode estar associada com um dos seguintes problemas:

Dormir em más posições

Quando você dorme com seu estômago de lado, é normal que sua boca se abra quando seu corpo relaxa e a saliva pode, dessa forma, escorrer para fora. Se dormir com a cabeça para cima, esta saliva será engolida naturalmente.

Alergias

Salivação excessiva à noite
Apesar de existirem pólenes no ar durante todo o ano, é na primavera que as concentrações são mais elevadas.

Rinite alérgica e certas alergias a comidas podem causar o aumento da produção de saliva, resultando na saída da mesma pela boca durante o sono. As alergias também são conhecidas por deixarem a saliva grossa.

Leia ainda -   Bolha embaixo da língua - Causas e Tratamentos

Aprenda a diferenciar um resfriado de uma tosse alérgica.

Acidez ou Doença de refluxo gastroesofágico

Os cientistas acreditam que episódios da doença de refluxo gastroesofágico fazem com que o ácido gástrico estimule o esófago, levando a uma salivação excessiva à noite.

Infecção dos seios paranasais

As infecções do trato respiratório superior geralmente são associadas a problemas respiratórios e de deglutição, que causam baba devido ao acumulo de saliva. Além disso, quando sua passagem nasal é bloqueada devido à gripe, você tende a respirar com a sua boca, o que faz com que o excesso de saliva escorra enquanto dorme.

Amigdalite

Amigdalite é a inflamação das glândulas chamadas amígdalas, presentes na parte de trás da garganta. Devido à inflamação e ao inchaço, a passagem torna-se estreita, obstruindo assim a drenagem da saliva acumulada pela garganta.

Terror noturno

Você provavelmente nunca pensou nisso, mas os terrores noturnos também podem ser a causa da salivação excessiva à noite, durante o sono.

Os terrores do sono podem-se manifestar em adultos como resultado de razões psicopatológicas. Eles geralmente ocorrem quando uma pessoa está sob estresse emocional intenso ou pode ser desencadeada por certas drogas, como sedativos, álcool ou mesmo privação de sono. Às vezes, babar também é visto em pessoas que sofrem de outros distúrbios relacionados ao sono, como sonambulismo e sonilóquio (falar no sono).

Drogas e outros produtos químicos

Se você está a tomar certas medicações ou drogas, então a salivação excessiva à noite deve ser algo comum para si. Alguns antidepressivos e medicações como morfina ou pilocarpina (trata a boca seca) causam o aumento da produção de saliva.

Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho, formada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e especialista em Clínica Geral.

Criou o Saúde SOS para permitir um acesso simplificado a artigo na área da saúde e bem estar.

Comentar

Clique aqui para comentar

O conteúdo deste website é meramente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico presencial. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.