Garganta

Sensação de algo preso na garganta – 9 causas e tratamentos

sensação de sufocamento ao deitar
A ansiedade pode ser tratada por um terapeuta.

Alguma vez teve a sensação de algo preso na garganta, mesmo sabendo que não existe nenhum problema com a mesma?

Você imagina que saberia se algo estava preso na garganta, como um objeto ou um pedaço de comida, ou se alguma fleuma estava tendo problemas para sair e, no entanto, a sensação ocorre na mesma.

Essa sensação normalmente ocorre na parte de trás da garganta, atrás da língua, e parece que o objeto não se vai mover, não importa o quanto você tenta desalojá-lo, geralmente através da ingestão de fluidos.

Muitas vezes, o sentimento é acompanhado de dificuldade em engolir, rouquidão (por causa das tentativas sucessivas de limpar a garganta), perda de apetite, ou dor e até mesmo pressão no tórax (em casos mais preocupantes).

A condição é frustrante e às vezes alarmante, mesmo que não maioria dos casos não haja necessidade de entrar em pânico. Tal como acontece com a maioria das doenças e sintomas, se não se afastarem sozinhos depois de uma semana, você deve procurar o conselho de um profissional de saúde, especialmente se você tiver dor no peito e se tem excesso de saliva durante o dia.

Sensação de algo preso na garganta – O que pode ser?

Se você sofreu um acidente vascular cerebral, ou tem uma condição muscular ou nervosa, pode sentir que algo está preso na garganta ao engolir. Abaixo estão as condições mais comuns para essa sensação.

Leia ainda -   Sensação de sufocamento - Causas, sintomas associados e tratamentos

Algo está realmente alojado na sua garganta

Crianças e idosos (especialmente idosos que usam dentaduras) ficam frequentemente com comida presa na garganta. Uma medida preventiva contra este problema físico é tentar mastigar os alimentos durante mais tempo e tomar mordidas menores. Tome uma bebida e deixe a comida passar completamente a garganta.

Doença do refluxo gastroesofágico

Esta doença digestiva ocorre quando os ácidos do estômago voltam para o esôfago, em vez de seguirem seu caminho normal. Isto irritará os tecidos do esôfago e pode causar a sensação de algo preso na garganta.

É importante que fale com o seu médico se nota que tem os sintomas mais comuns desta condição como a dor de garganta, tosse seca, dor no peito, azia ou dificuldade para ingerir alimentos.

Esta condição também é conhecida por causar a sensação de bolo na garganta e ardência na garganta.

Alergias

sensação de algo preso na garganta causada por alergias
Apesar de existirem pólenes no ar durante todo o ano, é na primavera que as concentrações são mais elevadas.

As alergias sazonais ou a animais de estimação podem causar uma ligeira inflamação, dando a sensação de ter algo preso na garganta. Tome algum medicamento para combater a alergia ou tente limpar as passagens com um pote Neti.

Esclerodermia

esclerodermia causa sensação de algo preso na garganta
A esclerodermia é uma doença reumática crônica.

A esclerodermia consiste no enfraquecimento, endurecimento e estreitamento do tecido esofágico. Esta condição pode fazer as partículas de alimentos viajar de volta e fazer com que fiquem alojadas na garganta, ou pelo menos criar a sensação de que algo está preso lá.

Amigdalite

Este problema ocorre quando as amígdalas ficam inflamadas e infetadas por uma infeção viral ou bacteriana. Pode causar a dificuldade em engolir, provocando a sensação de que algo está preso na garganta, mesmo que não esteja nada lá, exceptuando as amígdalas inflamadas.

Crescimentos esofágicos

Tumores e linfonodos podem causar pressão sobre o esôfago, criando uma sensação de algo preso na garganta.

Glândula tireoide inchada

Uma tireoide inchada pode progredir um pouco (ou muito) e isso certamente criará a sensação de que algo está preso na garganta, pelo aumento da pressão na área.

Leia ainda -   Sensação de bolo na garganta - Causas e Tratamentos

Tumores esofágicos

Os tumores benignos ou cancerosos dentro do esôfago podem criar dificuldade em engolir e fazê-lo sentir como se algo estivesse preso na garganta.

Estresse e ansiedade

Um sentimento constante de ansiedade pode fazê-lo sentir que existe algo preso em sua garganta e peito. Para combater isto, faça algumas respirações mais fortes e prolongadas e expire lentamente pela boca. Beba um copo de água e tente acalmar-se. A sensação deve desaparecer com a crise de ansiedade.

Tratamentos para a sensação de algo preso na garganta

contactar médico por sensação de algo preso na garganta
Certos sintomas requerem a visita imediata de um profissional de saúde.

Então o que deve fazer quando tem a sensação de que algo está preso na sua garganta? As opções de tratamento dependem da causa e apenas um profissional de saúde a pode determiná-la.

Antibióticos

Se existe uma infeção, serão prescritos os antibióticos indicados para acabar com o problema. Não se esqueça de tomar a medicação durante a duração indicada pelo médico.

Óleo essencial de lavanda

Se o estresse é a causa desta sensação, pegue em um pouco de óleo essencial de lavanda e inspire o odor diretamente da garrafa. A lavanda é conhecida por ser um excelente calmante natural e vai ajudar a baixar os níveis de estresse.

Você também pode tomar um banho quente com gotas de óleo essencial de lavanda. O calor proporcionará um elemento adicional calmante.

Remoção

Se você tiver algo preso na garganta, como um osso de peixe ou outro objeto, ele precisará de ser removido por um profissional de saúde.

Mastigue com calma

Tente mastigar sua comida com calma, lentamente, antes de a engolir, para diminuir a probabilidade de ficar com algo preso na sua garganta.

 

Sensação de algo preso na garganta – 9 causas e tratamentos
4.5 (90%) 6 votos
Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho, formada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e especialista em Clínica Geral.

Criou o Saúde SOS para permitir um acesso simplificado a artigo na área da saúde e bem estar.

16 comentários

Clique aqui para comentar

  • Boa tarde…faz dois dias que estou com sensação de bolo na garganta e e por isso nesses dois dias n dormi direito …passei a noite rolando na cama e com sonhos estranhos.O que poderia ser! Pois pra engolir atrapalha muito tenho que comer poucos grãos e beber líquidos e levantar a cabeça pra vê se desce mais parece que n adianta muito…vou ao médico claro mais só queria saber o que poderia ser…obg!

    • puta merda!, o mesmo que você tem, eu também tenho ‘-‘, comigo isso acontece de vez em quando, e quando acontece eu penso até que vou morrer :\

  • Estou com uma sensação sensação que tem uma pelota ou tá com alguma coisa na minha garganta tipo como se fosse uma coisa inchada o que pode ser ? Está assim tem hora que não sinto muito essa sensação tem dias que não sinto mais já tá com 2 meses essa sensação indo e vindo tem horas que não passa

      • ola eu mim chamo anna cleide tbm estou com esse mesmo poblema ta com umas 2 semana tem dias que nao sinto muito mas tem dias que o dia todo ou so de manha ou a tarde nao sei vou no medico.

  • Bom dia a todos. Bom, tenho 28 anos, hoje senti essa sensação ruim e vim imediatamente pesquisar. Não sei se é coincidência ou minha mente é brilhante =)… É, na madrugada de hoje, sonhei que havia um rapaz vendendo bolo na rua, comprei um pedaço e comi até a metade sem qualquer tipo de líquido acompanhando, foi quando senti a sensação de está precisando de água para o alimento descer kk. Logo comecei a fazer o movimento na garganta para que o alimento descesse sem água msm, ai acordei e continuei sentindo o bolo na garganta, fui direto na água =) =)… Cheguei a conclusão que na realidade, eu estava ingerindo saliva ao sonhar e aconteceu que os músculos da garganta não agiram normalmente ou não relaxaram totalmente.

    Tbm estou pensando q esse bolo pode ter dois sentidos – Bolo (limento) e bolo (caroço) huahusa

  • Meu nome é Silvana, eu senti esta sensação de ter algo preso a minha garganta ha 02 dias,
    As vezes sinto ate falta de ar
    Poderia ser somente uma sensação?
    Quanto tempo devo esperar pra procurar um especialista ?
    Seria um Gastro? ou médico cabeça e pescoço?

    • Oi meu nome e Raimunda. Tbm tenho essa sensaçao
      ruim d ter algo na garganta ja fui ao medico ele falo q e reflux tenho que corta tudo que for ácido ate tentei e estava dando certo mais depois voltei comer d tudo ai volto a sensaçao ruim e asim esto a dois anos

  • Oi. Estou com a sensação de “bolo na Garganta” há 2 semanas, mas não dói e não tenho problemas pra comer. Só incomoda, parece que tá inchado, é uma sensação estranha. Procuro um otorrino ou um gastro? O que pode ser?

  • Estou com a amígdala esquerda inchada e com a sensação de que tem algo preso na minha garganta. Não sinto dor, não tive febre e nem tosse! A única dor que sinto é quando faço um pouco de pressão no local. O que pode estar causando esse problema?

  • Tenho sensação de algo a circular da garganta descendo até ao estômago. Isto nao sinto a todo tempo. Queria saber se e’ ou não normal?

    • Normal não é, mas o problema não deverá ser grave. De qualquer forma, marque uma consulta e deixei que o médico faça o diagnóstico.

O conteúdo deste website é meramente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico presencial. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.