Garganta

Sensação de bolo na garganta – Causas e Tratamentos

sensação de sufocamento ao deitar
A ansiedade pode ser tratada por um terapeuta.

A sensação de bolo na garganta é o termo usado para descrever a sensação de um caroço na garganta que certas pessoas têm.

Esta sensação pode vir e ir frequentemente e não interfere com as ações de beber ou comer. A causa exata desta sensação é difícil de descobrir, mas alguns exames podem ser úteis para excluir problemas mais graves.

Quem é afetado?

Pensa-se que a sensação de bolo na garganta seja bastante comum, apesar de não existirem estudos recentes que o confirmem. Estima-me que uma em cada vinte pessoas que consultam especialistas da garganta, nariz ou ouvido refiram uma sensação de bolo na garganta.

Afeta mulheres e homem de forma igual e é mais comum em pessoas de meia-idade, apesar de puder aparecer em qualquer pessoa, de qualquer idade.

Quais são as causas da sensação de bolo na garganta?

A causa da sensação de bolo na garganta é incerta. Alguns especialistas acreditam que acontece devido a um problema de coordenação dos músculos envolvidos no ato de engolir.

Há muitos músculos envolvidos no ato de engolir e eles precisam de ficar tensos e de relaxar na sequência correta para que consiga engolir corretamente. Numa pessoa com este tipo de sensações, quando eles tentam engolir a saliva, os músculos podem não relaxar totalmente, acontecendo então a sensação de um caroço da garganta. No entanto, quando a comida é engolida, ela vai estimular os músculos de uma maneira diferente e vai ocorrer o relaxamento normal.

Leia ainda -   Coceira na garganta e tosse - Causas e Tratamentos

Também se pensa que a pssagem refluxo do ácido do estômago para o esôfago possa contribuir para o problema. A teoria é que o ácido do estômago afeta o relaxamento dos músculos em volta da garganta.

Em muitas das pessoas o estresse ou o cansaço podem causar a sensação de bolo ou piorar o sintoma. Ter um excesso de muco a escorrer do nariz para a parte de trás da garganta, conhecido por gotejamento pós-nasal, também pode piorar a sensação.

Esta sensação pode ser sinal de mais alguma coisa?

sensação de bolo na garganta
A sensação de garganta fina pode causar bastante preocupação.

É normal que se pense que o problema possa estar associado a doenças graves, particularmente o câncer. Nesta fase é importante distinguir a sensação de bolo da garganta da dificuldade em engolir, também conhecida como disfagia.

Quando comemos, a comida passa da nossa boca e percorre o esôfago até chegar ao estômago, indo depois para o pequeno ou grande intestino. Em pessoas com dificuldade em engolir existe um atraso na passagem de fluidos ou sólidos da boca até ao estômago. Uma pessoa com disfagia sente que a comida, principalmente sólida, tem um atraso, dando a sensação de que fica presa na garganta.

Existem vários problemas que podem levar aos sintomas da disfagia. São eles:

  • Espasmo esofágico, quando há contração anormal dos músculos à volta da garganta
  • Doença de refluxo gastroesofágico, quando o ácido do estômago sobe para o esôfago.
  • Distúrbios musculares, como miastenia grave, em que os músculos ficam cansados muito facilmente
  • Problemas neurológicos, como um acidente vascular cerebral ou Parkinson
  • Cancro do trato gastrointestinal, como por exemplo o cancro do esôfago

Por vezes pode ser bem difícil em dizer as diferenças entre a sensação de bolo e a disfagia. Como mencionamos em cima, uma pessoa com esta sensação dificilmente terá problemas em comer ou beber, ao contrário de alguém com disfagia.

Leia ainda -   Sensação de sufocamento - Causas, sintomas associados e tratamentos

Por outro lado, a disfagia pode ser constante e ficar gradualmente pior, enquanto que a sensação de bolo vai e vem.

Que especialista devo procurar?

Deve consultar um otorrinolaringologista, responsável pelos campos relacionados com o nariz, a garganta e os ouvidos.

O diagnóstico da sensação vai ser de exclusão, visto que não existem testes que a confirmem. Desta forma o diagnóstico será feito com vários testes para outros tipos de doenças, para confirmar que os sintomas não estão a ser causados por doenças mais graves.

Quais são os melhores tratamentos para a sensação de bolo na garganta?

Para grande parte das pessoas com este problema, ouvirem os sintomas explicados é tudo o que precisam. O fato de saberem que a sensação de caroço não é causada por um problema mais grave como o câncer pode ser o suficiente para deixar a pessoa tranquila e causar o desaparecimento dos sintomas de forma gradual, caso estes sejam causados pelo estresse.

Existem ainda outros tratamentos possíveis, mas que são dependes da causa. São eles:

  • Fisioterapia para os músculos à volta da garganta
  • Parar de fumar
  • Tratamentos tranquilizantes para o estresse
  • Tratamentos para o gotejamento pós-nasal, como descongestionantes, medicamentos para tirar catarro da garganta e da irritação
  • Tratamentos para a doença de refluxo gastroesofágico, como antiácidos, medicamentos para reduzir a produção de suco gástrico ou medicamentos para impedir a produção do suco gástrico e acelerar a cicatrização do estômago
Sensação de bolo na garganta – Causas e Tratamentos
4.5 (90%) 2 votos
Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho, formada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e especialista em Clínica Geral.

Criou o Saúde SOS para permitir um acesso simplificado a artigo na área da saúde e bem estar.

12 comentários

Clique aqui para comentar

  • A minha mãe tem 88 anos e tem essa sensação que tem um bolo na garganta só que tem uma semana que ela começa a sentir esse bolo ela escorra e está saindo um sangue escuro o que isso significa.

  • Faz 40 dias que estou com problemas na gargAnta…tosse seca…rouquidão…sensação de garganta inflamada…me engasgo…nao consigo comer …horriveel

  • Bom dia a todos. Bom, tenho 28 anos, hoje senti essa sensação ruim e vim imediatamente pesquisar. Não sei se é coincidência ou minha mente é brilhante =)… É, na madrugada de hoje, sonhei que havia um rapaz vendendo bolo na rua, comprei um pedaço e comi até a metade sem qualquer tipo de líquido acompanhando, foi quando senti a sensação de está precisando de água para o alimento descer kk… Cheguei a conclusão que na realidade, eu estava ingerindo saliva ao sonhar e aconteceu que os músculos da garganta não agiram normalmente ou não relaxaram totalmente.

    Li essa parte: 3º Quais são as causas da sensação de bolo na garganta?

  • Bom dia a todos. Bom, tenho 28 anos, hoje senti essa sensação ruim e vim imediatamente pesquisar. Não sei se é coincidência ou minha mente é brilhante =)… É, na madrugada de hoje, sonhei que havia um rapaz vendendo bolo na rua, comprei um pedaço e comi até a metade sem qualquer tipo de líquido acompanhando, foi quando senti a sensação de está precisando de água para o alimento descer kk. Logo comecei a fazer o movimento na garganta para que o alimento descesse sem água msm, ai acordei e continuei sentindo o bolo na garganta, fui direto na água =) =)… Cheguei a conclusão que na realidade, eu estava ingerindo saliva ao sonhar e aconteceu que os músculos da garganta não agiram normalmente ou não relaxaram totalmente.

    Tbm estou pensando q esse bolo pode ter dois sentidos – Bolo (limento) e bolo (caroço) huahusa

    Consegui meu relato lendo a 3º estrofe: Quais são as causas da sensação de bolo na garganta?

  • Olá tenho 25 anos, e faz poucos dias que tenho a sensação que o alimento está passando pela minha garganta de forma lenta e pesada. Isto seria devido a estresse?

    • Pessoal, esse negócio de bolo na garganta que vem e vai, as vezes vc sente, as vezes some, tem horas que parece que vai ficar instalado.

      Isso é verme, eu tava sentindo isso, descobri que era verme, tomei o albendazol e pronto, sumiu, muitos pensam que é problema de garganta mas não é, é verme mesmo.

O conteúdo deste website é meramente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico presencial. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.