Vômito

Vômito amarelo e amargo – Causas, tratamento e prevenção

O vômito amarelo não tem o poder de o matar, mas não é por isso que ele deve ser ignorado ou negligenciado. Se quer deixar de sofrer do estômago ou as náuseas que normalmente acompanham o vômito, você tem de se manter hidratado e evitar tudo o que piore a situação. Vamos ajudá-lo a descobrir as causas do vômito amarelo e como o pode tratar e prevenir.

Visite também nossos artigos sobre vômito verde e vômito preto.

Nosso estômago está cheio de um ácido corrosivo chamada bile, que ajuda na digestão e absorção dos alimentos. Este líquido produzido no fígado, em condições normais, permanece na vesícula biliar e é libertado para o intestino delgado quando já não é mais necessário.

Os sucos gástricos no estômago são normalmente mantidos em uma baía por esfíncteres gástricos localizados no esôfago inferior e próximo à entrada do intestino delgado. A bile nunca é encontrada no estômago durante circunstâncias normais, mas se ocorrer uma condição que resultasse na abertura anormal do esfíncter – permitindo que a comida do intestino delgado e o estômago se misturassem – pode resultar em uma combinação de fluido gástrico que parece amarelo , especialmente quando vomitado.

Causas do vômito amarelo e amargo

dores com vômito amarelo
É importante identificar a causa para se usar o tratamento mais adequado.

Sabendo as razões por trás do vômitos amarelo poderá ser uma grande ajuda para combater o problema. Um vomito amarelado durante um grande período pode significar um problema de saúde sério que precise de ajuda médica imediata.

Também é importante que você perceber que o vômito em si não é perigoso, visto que ele pode ser apenas um simples reflexo causado por irritação ou uma infeção viral, mas ainda assim, ele não pode ser negligenciado. Fique agora com algumas das causas mais comuns do vômito amarelado.

Excesso de comidas amareladas

Você pode ter uma quantidade excessiva de alimentos de cor amarela em sua dieta. Se você vomitar, os restos de comida no estômago farão com que ele tome a cor de qualquer coisa que tenha residido anteriormente nele. Alimentos comuns que podem causar isso incluem milho e cenoura.

Leia ainda -   Ânsia de vômito - Causas, tratamentos e remédios

Refluxo biliar

Ocorre quando há quantidades excessivas de bile no estômago e o corpo se livra delas através do vômitos. As úlceras pépticas e cirurgias do estômago, como a remoção de cálculos biliares, podem ser as principais causas desse distúrbio. Os sintomas típicos incluem desconforto abdominal, azia, náuseas ou rouquidão. Esta condição necessita da atenção de um médico.

Obstrução intestinal

Como o nome sugere, resulta após um bloqueio no trato intestinal. Esta condição é série e pode piorar se não for tratada com rapidez. Faz com que a comida se mova na direção contrária, induzindo o vômito.

Infeção respiratória

A infeção do trato respiratório pode resultar no vômito da bile amarela e ocorrer devido à produção de uma grande quantidade de muco. Este muco aloja bactérias e outros micróbios infecciosos que viajam pela garganta e poluem o estômago. Este fluido acumula-se continuamente dentro do sistema digestivo, deixando a pessoa afetada com náuseas, até que surge o vômito, rico em muco. Ao tratar a infecção respiratória – resfriado ou gripe – o vômito da bile amarela desaparece.

Mau funcionamento da válvula pilórica

É mais comum nos idosos e pode resultar no vômito de bile amarelada. Durante uma digestão normal, a bile é libertada para o intestino delgado. A válvula pilórica é uma abertura que separa esta porção do intestino delgado dos conteúdos do estômago. Quando a válvula não fecha corretamente, a bile pode entrar no estômago e juntar-se ao suco gástrico.

Isto pode levar a anormalidades como azia, dor e vômito amarelo. Você deve consultar imediatamente um médico se suspeita desta condição.

Vômito amarelo na gravidez

grávida vomitando líquido amarelo
O primeiro trimestre da gravidez costuma ser marcado por enjoos matinais.

As náuseas e vômitos do início da gravidez, conhecidas clinicamente como hiperemese gravídica, podem ocorrer a qualquer hora do dia ou da noite e, embora sejam mais comuns no primeiro trimestre, podem continuar até o final da gravidez.

Algumas mulheres experienciam vômitos severos e, por vezes acabam vomitando um líquido amarelo ou verde, a bile.

Isto não deverá ser preocupante. Terá apenas de ter atenção a certos aspetos como o seu nível de hidratação, o aumento do risco de problemas dentários causados pela bile e úlceras na boca e garganta.

Vômito amarelo em bebê

Se o bebê está vomitando um líquido amarelo, isso pode ser um sinal de obstrução no intestino ou pode simplesmente indicar que não há mais nada no estômago do bebê para vomitar, surgindo um pouco de bile. Deve procurar ajuda médica nestes casos, especialmente se o bebê é um recém-nascido.

Leia ainda -   Vômito verde - Causas, tratamentos e prevenção

Como parar o vômito amarelo

As condições mais sérias devem sempre ser tratadas por profissionais médicos altamente treinados. No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer para prevenir este vômito amarelo e amargo e até aliviá-lo em alguns casos.

Evitar fumar e beber álcool

Fumar seca as membranas mucosas e a saliva, que são essenciais para o nosso corpo. O consumo de álcool pode irritar o esôfago e relaxar o esfíncter esofágico inferior, criando um ambiente ideal para o refluxo e o vômito subsequente. Vomitar bile amarela após beber é uma ocorrência comum.

Refeições mais pequenas e frequentes

Isto pode ajudar a diminuir a pressão no intestino. Refeições maiores podem colocar uma grande pressão no sistema digestivo e levar ao mau funcionamento da válvula pilórica.

Não se deite depois de comer

Esperar duas ou três horas após comer para se deitar permite a digestão da comida e promove uma melhor saúde digestiva.

Limitar o consumo de gordura

Limitando a gordura em sua dieta, você irá diminuir a necessidade de produção de bílis.

Evite alimentos problemáticos

Certos alimentos podem promover a incidência de refluxo gastroesofágico, incluindo alimentos condimentados e cafeína.

Perder peso

O excesso de peso é associado a uma pressão indevida sobre o estômago e órgãos internos. Perder peso ajudará na redução do refluxo gastroesofágico e, em alguns casos, poderá até mesmo curá-lo.

Rumex crispus

É uma erva que é conhecida por suas muitas propriedades medicinais. É ideal para controlar o vômito amarelo e amargo, e distúrbios relacionados à digestão, reduzindo o ácido do estômago.

O que comer depois do vômito amarelo e amargo?

O vômito amarelado causa desidratação, portanto, é importante que se hidrate mesmo que não consiga colocar nada em seu estômago. Você pode fazer isto bebendo pequenas quantidades de água de cada vez. Substituir os eletrólitos perdidos também é muito importante e beber alguma doce como suco de fruta pode ajudar a devolver algum do açúcar perdido ao corpo.

Da mesma forma, comer biscoitos salgados pode ajudar os níveis de sódio a voltar ao normal. Consumir gengibre (como plantar gengibre) na forma de refrigerante ou em chá também pode aliviar os sintomas de náusea e vômito.

Vômito amarelo e amargo – Causas, tratamento e prevenção
5 (100%) 4 votos
Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho

Drª. Larissa Carvalho, formada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e especialista em Clínica Geral.

Criou o Saúde SOS para permitir um acesso simplificado a artigo na área da saúde e bem estar.

Comentar

Clique aqui para comentar

O conteúdo deste website é meramente informativo e não deve ser considerado como um diagnóstico médico presencial. Procure um profissional de saúde para saber seu diagnóstico e opções de tratamento.